“Tomo decisão de indicar Flávio como pré-candidato à Presidência”, diz Bolsonaro em carta lida pelo senador

Postado em 25 de dezembro de 2025

O senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) leu nesta quinta-feira (25), dia de Natal, uma carta escrita à mão pelo paiJair Bolsonaro (PL), antes da cirurgia de hérnia no ex-presidente marcada para começar às 9h, no Hospital DF Star, em Brasília. No documento, ex-mandatário confirmou indicação do parlamentar como pré-candidato à Presidência da República nas eleições de 2026.

Segundo Flávio, a mensagem foi escrita no dia 23 de dezembro pelo ex-presidente como forma de reafirmar seu apoio político e tranquilizar aliados em meio ao procedimento médico. O senador disse que seu pai pediu para que ele lesse o documento no Natal.

Nessa quarta (24), o senador já havia informado que faria a leitura da carta, que não se trata de uma de despedida, mas de um desabafo e de um comunicado direcionado à população.

No começo do mês, Flávio Bolsonaro anunciou que foi escolhido por seu pai para disputar à Presidência da República na próxima eleição, em 2026. Na ocasião, a escolha foi confirmada em nota assinada pelo presidente do PL, Valdemar Costa Neto: “Flávio me disse que o nosso capitão confirmou sua pré-candidatura. Então, se Bolsonaro falou, está falado!”. A decisão ocorre em meio às discussões da direita sobre quem será o líder político na disputa presidencial de 2026.

Agora, Bolsonaro, que está preso na Superintendência da Polícia Federal (PF) por tentativa de golpe de Estado desde 22 de novembro, confirmou que a decisão é uma maneira de dar “continuidade do caminho da prosperidade que iniciei bem antes de ser presidente”.

“Diante desse cenário de injustiça, com o cerceamento de voz política que a vontade popular seja silenciada, tomo a decisão de indicar o pleito próximo como precedente à presidência da República em 2026 {…} Pois acredito que mecanismos retornem à prosperidade e conduzam o Brasil com dignidade, firmeza e coragem aos nossos dias brasileiros”, acrescentou.

Bolsonaro deixou a PF e deu entrada no Hospital DF Star na manhã de quarta (24). A cirurgia de remoção de hérnia inguinal bilateral, no entanto, deve começar na manhã desta quinta (25), às 9h, e tem duração prevista de 4 horas. Depois do procedimento, Jair Bolsonaro deve permanecer internado entre cinco e sete dias para recuperação, conforme indicou o senador.

Durante seu discuso, Flávio disse que o ex-presidente está tranquilo, sem apresentar crise de soluço, sintoma que estave presente em outros dias.

O boletim médico de quarta explicou que necessidade do procedimento de bloqueio anestésico do nervo frênico, intervenção não cirúrgica para interromper as constantes crises de soluço apresentadas pelo ex-mandatário, “será avaliada durante a internaç

sbt