Trump anuncia tarifa de 10% para ‘países que se alinham às políticas antiamericanas do Brics’

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou neste domingo 6 que vai impor uma tarifa adicional de 10% a todos os países que, segundo ele, “se alinharem às políticas antiamericanas do BRICS”. A medida foi comunicada por meio de uma publicação na rede social Truth Social.
“Não haverá exceções a essa política”, declarou Trump, sem apresentar detalhes sobre quais países serão afetados nem sobre o que considera como “políticas antiamericanas”.
O presidente informou ainda que os acordos tarifários com os países envolvidos começarão a ser enviados às 12h desta segunda-feira 7, no horário de Washington (13h em Brasília).
O anúncio ocorre no mesmo dia em que o bloco BRICS — composto por Brasil, Rússia, Índia, China, África do Sul, além de novos membros — divulgou a “Declaração do Rio de Janeiro”, reforçando posições multilaterais e condenando ações unilaterais que distorcem o comércio internacional.
“Expressamos sérias preocupações com o aumento de medidas tarifárias e não tarifárias unilaterais que distorcem o comércio e são inconsistentes com as regras da Organização Mundial do Comércio”, afirma o documento, sem mencionar diretamente os Estados Unidos.
A declaração conjunta também abordou temas de segurança global, como a condenação a ataques recentes ao Irã e à Rússia — ambos membros do bloco ou aliados —, além da defesa da criação de um Estado palestino com base nas fronteiras de 1967 e com capital em Jerusalém Oriental.
Os líderes dos países do BRICS estão reunidos no Rio de Janeiro até esta segunda-feira 7, e o documento final foi divulgado pelo Ministério das Relações Exteriores do Brasil.
agora rn