Trump determina divulgação de arquivos dos EUA sobre vida alienígena

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou nesta quinta-feira (19/2) que determinará a divulgação de arquivos do governo norte-americano relacionados à “vida alienígena e extraterrestre”. A medida surge após polêmica em torno de uma fala do ex-presidente Barack Obama, durante entrevista ao podcast do youtuber Brian Tyler Cohen, na qual ele afirmou a existência de ETs, embora nunca os tenha visto.
O anúncio de Trump foi feito em publicação na rede Truth Social:
“Devido ao enorme interesse demonstrado, instruirei o Secretário da Guerra e outros Departamentos e Agências relevantes a iniciarem o processo de identificação e divulgação de arquivos governamentais relacionados à vida alienígena e extraterrestre, fenômenos aéreos não identificados (UAPs) e objetos voadores não identificados (OVNIs), bem como quaisquer outras informações ligadas a esses assuntos altamente complexos, porém extremamente interessantes e importantes. DEUS ABENÇOE A AMÉRICA!”, escreveu o rebuplicano.
Mais cedo, a bordo do Air Force One, em viagem oficial ao estado da Geórgia, Trump havia criticado a fala de Obama, acusando-o de divulgar supostas informações confidenciais ao comentar sobre a existência de extraterrestres. “Ele retirou isso de informações confidenciais… Ele não deveria fazer isso. Ele cometeu um grande erro”, afirmou o presidente dos EUA.
Apesar disso, ao ser questionado sobre a existência de ETs, o republicano disse não saber se eles são reais ou não. A divulgação dos arquivos secretos do governo norte-americano, em relação ao tema, deve ajudar a elucidar teorias da conspiração que permanecem ao longo do tempo.
Entrevista de Obama sobre extraterrestres
Na entrevista ao podcast de Brian Tyler Cohen, Obama foi perguntado: “Os extraterrestres existem de verdade?”. Ao que ele respondeu: “Eles são reais, mas eu não os vi”. Além disso, o democrata negou que o governo dos EUA mantenha ETs numa instalação secreta conhecida como “Área 51”.
“Área 51. Não existe nenhuma instalação subterrânea, a menos que haja uma enorme conspiração e que a tenham escondido do presidente dos Estados Unidos”, finalizou Obama.
A chamada Área 51, base militar localizada no estado de Nevada e frequentemente associada a teorias da conspiração sobre OVNIs, foi oficialmente descrita por documentos divulgados pela CIA em 2013 como um local de testes de aeronaves espiãs ultrassecretas, sem confirmação de atividades ligadas a extraterrestres.
Nos últimos anos, o Pentágono intensificou investigações sobre objetos voadores não identificados (OVNIs). Autoridades norte-americanas já afirmaram não ter encontrado evidências de que alienígenas tenham visitado ou pousado na Terra.
Um relatório do Departamento de Defesa divulgado em 2024 concluiu que análises conduzidas desde o fim da Segunda Guerra Mundial não identificaram tecnologia extraterrestre, atribuindo a maioria dos avistamentos a fenômenos comuns ou interpretações equivocadas.
Metrópoles
