Trump eleva tarifas sobre produtos da Coreia do Sul para 25%

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou nesta segunda-feira (26) o aumento das tarifas de importação sobre produtos da Coreia do Sul para 25%.
A medida atinge principalmente automóveis, madeira serrada e produtos farmacêuticos e ocorre após críticas de Trump ao Legislativo sul-coreano, que, segundo ele, não estaria cumprindo um acordo comercial firmado com Washington.
“Como o Legislativo coreano não cumpriu nosso histórico acordo comercial, o que é prerrogativa deles, estou aumentando as tarifas sul-coreanas sobre automóveis, madeira serrada, produtos farmacêuticos e todas as outras tarifas recíprocas, de 15% para 25%”, escreveu o presidente.
Até a última atualização desta reportagem, a Presidência da Coreia do Sul não havia se manifestado oficialmente sobre o anúncio.
O país asiático vinha trabalhando para implementar um acordo firmado em novembro, que previa a redução das tarifas dos EUA sobre exportações sul-coreanas.
Nos últimos meses, autoridades de Seul também dialogaram com Washington para esclarecer uma investigação contra a empresa de comércio eletrônico Coupang, sediada nos Estados Unidos, após um vazamento de dados em larga escala.
Tarifas como instrumento de política externa
Desde o início de seu segundo mandato, Trump tem usado o aumento de tarifas comerciais como ferramenta de pressão diplomática. Economistas alertam que a estratégia pode impactar o comércio internacional e elevar custos para empresas e consumidores.
A política tarifária do governo norte-americano também enfrenta um teste jurídico, em meio a um processo em andamento na Suprema Corte dos EUA, que questiona os limites do poder presidencial para impor tarifas.
sbt
