TSE inicia teste em urnas eletrônicas para eleições de 2026

O TSE (Tribunal Superior Eleitoral) iniciou, nesta segunda-feira (1), os testes para as urnas que serão usadas nas eleições de 2026. Oficialmente, o procedimento se chama Teste Público de Segurança dos Sistemas Eleitorais. Ao todo, serão aplicados 38 testes de transparência e confiabilidade nas urnas somente nesta semana.
Até sexta-feira (5), as avaliações, que não se restringem apenas às urnas, deverão verificar os sistemas que a Justiça Eleitoral utilizará durante em 2026. O primeiro turno está previsto para outubro do ano que vem.
Os testes serão aplicados a várias etapas do sistema eleitoral, desde os gerenciadores de dados até a apuração e computação dos votos.
Durante a abertura dos testes, a presidente do TSE, ministra Cármen Lúcia, declarou que a ação tem como objetivo “garantir mais segurança” ao processo eleitoral.
“Esses testes tem o objetivo de convidar a sociedade a sentar aqui e verificar se tem alguma vulnerabilidade que ainda tenha que ser corrigida antes das eleições”, afirmou a ministra.
Segundo Cármen, 149 propostas para verificação das urnas foram apresentadas ao TSE. Destas, 38 foram aprovadas e serão colocadas em prática durante a semana por grupos de investigadores compostos por especialistas e representantes da sociedade civil.
O resultado parcial dos testes será divulgado em 18 de dezembro pelo tribunal e após essa etapa os investigadores que identificarem possíveis pontos de ajustes nos sistemas eleitorais serão convidados a retornar ao TSE para reproduzir os mesmos testes que levaram às conclusões apresentadas. Essa fase é chamada Teste de Confirmação e será realizada em maio de 2026.
De acordo com o TSE, os relatórios finais serão entregues em junho do ano que vem, apontando os resultados da etapa de confirmação.
CNN
