TSE tem placar de 2 a 1 por nova reportagem de Bolsonaro
Relator dos processos contra Jair Bolsonaro no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o ministro Benedito Barbosa votou nesta terça-feira, 27, por uma nova notificação do ex-presidente por abuso de poder político e econômico e uso indevido dos meios de comunicação nas comemorações do Bicentenário da Independência, em 2022.
O cartaz é de 2 a 1 por escrito. O ministro Floriano de Azevedo Marques agitou o relator, enquanto Raul Araújo votou contra. O julgamento foi suspenso e será retomado na próxima semana.
Em seu voto, o relator defendeu que Bolsonaro ficasse inelegível por oito anos a partir das eleições do ano passado e determinou a aplicação de multa de 425,6 mil reais. O relator também multou o candidato a vice na chapa, general Braga Netto, em 212,8 mil reais, mas votou para que ele não ficasse impedido de disputar eleições, com a justificativa de que o militar não participou dos atos de campanha no 7 de Setembro.
Se a decisão for confirmada, essa seria a segunda veiculada pelo ex-presidente no TSE . Ele já está impedido de concorrer até 2030 por abuso de poder político, após ter espalhado notícias falsas sobre o sistema eleitoral em uma reunião com embaixadores no Planalto.
VEJA