Turistas mortos em queda de avião estavam no AM para pesca esportiva
Os turistas que morreram a bordo do avião que caiu neste sábado (16/9) em Barcelos, no Amazonas, estavam no Brasil para a prática da pesca esportiva. A informação foi revelada pelo secretário de Segurança Pública do Amazonas, Vinícius Almeida, durante coletiva de imprensa realizada na noite de hoje.
Ele também confirmou que a perícia e o resgate dos corpos ocorrerão ainda neste domingo (17/9), logo nas primeiras horas da manhã.
A aeronave havia saído de Manaus com destino a Barcelos, a cerca de 400 km da capital do Amazonas. Ainda não sabe a causa da queda, mas chovia no momento do acidente. No total, 14 pessoas morrreram, sendo 12 turistas, o piloto e o copiloto.
“A expectativa é de que amanhã, mesmo, a gente possa fazer a transferência dos corpos para Manaus”, adiantou o secretário Vinícius Almeida, neste sábado. “Ainda não temos detalhes que possam ser conclusivos”, informou.
Além disso, o secretário ressaltou que os relatos são de que não teria havido pista suficiente para efetuar o pouso da aeronave no aeroporto de Barcelos, mas uma conclusão oficial depende das investigações. “O relato é de que não teve pista (suficiente) para pousar”, detalhou.
Almeida acrescentou que, a princípio, todos os passageiros eram turistas. Eles estavam no Amazonas para a prática de pesca esportiva, o maior atrativo de Barcelos (AM), destino final do vôo. Nesse esporte, o objetivo é pescar o peixe por diversão e, então, devolvê-lo à natureza, vivo.
“Barcelos tem mais de 25 anos de pesca esportiva consolidada”, ressaltou o prefeito da cidade, Edson de Paula Rodrigues Mendes. “Todas as condições (do aeroporto) previstas em leis estão adequadas”, completou.
O brigadeiro David Almeida Alcoforado, da Força Aérea Brasileira (FAB), ressaltou que os investigadores estarão no local para iniciar as investigações e análises, e que um relatório será feito e divulgado em breve.
“Os investigadores da FAB, à primeira hora da manhã, estarão voltando para Barcelos para iniciarmos os procedimentos e as análises desse acidente. Todos os fatores serão analisados pela FAB e, em breve, um relatório apontando as possíveis causas será divulgado. Todos os aspectos serão abordados, desde funcionamento da aeronave, qualificação de pilotos, condições meteorólogicas, comprimento da pista… Tudo será analisado para determinarmos as possiveis causas desse acidente”, explicou o brigadeiro David.
Em nota, a Fab informou que os investigadores do Sétimo Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Seripa VII), órgão regional do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa), foram acionados.
A queda do avião aconteceu por volta das 15h (horário de Brasília), próximo ao aeroporto de Barcelos. A aeronave modelo Bandeirante tem matrícula PT-SOG.
Metrópoles