Uberaba se torna cidade-irmã de Currais Novos em busca de chancela da Unesco

A Prefeitura de Uberaba enviou projeto de lei à Câmara Municipal para declarar “Cidades-Irmãs”, a cidade de Currais Novos, do estado do Rio Grande do Norte, para fortalecimento do relacionamento comercial, dos laços de amizade entre os povos e para o proveito mútuo, visando à chancela da Unesco do Aspirante Geoparque Uberaba – Terra dos Gigantes.

O PL foi aprovado por unanimidade pelos vereadores, na 7ª sessão ordinária desta segunda-feira (27). De acordo com o texto, a geminação de cidades tem a finalidade de fomentar a amizade e estimular a compreensão de diferentes culturas, além de criar laços de cooperação em níveis econômico, social, ambiental, turístico e cultural.

A cidade de Currais Novos possui um Geoparque reconhecido internacionalmente pela Unesco, e, por essa razão, faz parte da Rede Mundial de Geoparques, conhecida como Global Geoparks Network (GGN). 

A Global Geoparks Network é uma organização sem fins lucrativos, criada em Paris, França, em 2004, em que os membros buscam trabalhar juntos, trocar ideias sobre melhores práticas e se unir em projetos em prol de elevar os padrões de qualidade de todos os produtos e práticas de Geoparque Mundial da Unesco.

“A aproximação com Currais Novos possibilita ao Município absorver informações essenciais para o alcance da chancela da Unesco”, disse o secretário de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação, Rui Ramos.

Um dos requisitos absolutos para um Geoparque se tornar reconhecido pela Unesco é o networking não ser restrito somente à cooperação com a população local que vive na área do Geoparque, mas também com outros Geoparques Globais da Unesco, de forma a aprender uns com os outros e melhorar a qualidade do selo Unesco Global Geopark, como rede. 

Desse modo, a relação com o Município de Currais Novos, ente federado integrante do Geoparque de Seridó, será de grande valia na troca de informações e intercâmbio experimental para auxiliar o Município de Uberaba a se guiar pelo mesmo caminho em relação ao Geoparque local, em busca da sua introdução no cenário nacional e internacional.

Presentes na sessão, o secretário adjunto, Carlos Eduardo Bortoletto Izidoro, a assessora de Relações Empresariais, Yara Cristina Coelho Silvério e a diretora de Turismo, Feiras e Eventos, Maria Aparecida Basílio.

jmonline

Postado em 2 de março de 2023