UFRN alcança conceito máximo em cursos de Medicina no RN

Postado em 19 de janeiro de 2026

A Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) obteve conceito Enade 5, a nota máxima, nos cursos de Medicina ofertados nos municípios de Natal e Caicó, de acordo com o resultado da primeira edição do Exame Nacional de Avaliação da Formação Médica (Enamed), divulgado nesta segunda-feira 19 pelo Ministério da Educação (MEC), durante café com jornalistas.

O Enamed é uma prova anual aplicada pelo MEC por meio do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) para avaliar a formação médica no Brasil. Nesta edição, 351 cursos de Medicina foram avaliados em todo o país. Do total, 49 cursos atingiram o conceito Enade 5, 114 ficaram com conceito 4, 80 com conceito 3, 83 receberam conceito 2 e 24 ficaram com conceito 1. Os 107 cursos com conceitos 1 e 2 vão sofrer sanções.

Na avaliação geral, as universidades estaduais apresentaram 97% de cursos com nota adequada, enquanto as universidades federais alcançaram 95% de êxito. Entre as instituições federais com maiores índices de proficiência está a UFRN, campus Natal, com 96,1% de proficiência.

Também aparecem entre as universidades federais mais bem ranqueadas a Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS), campus Três Lagoas (MS), e a Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), campus São Carlos (SP), ambas com 100% de proficiência; a Universidade Federal de Viçosa (UFV), campus Viçosa (MG), com 98%; a Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), campus Petrolina (PE), e a Universidade Federal da Bahia (UFBA), campus Vitória da Conquista (BA), com 97,4%; a Univasf, campus Afonso (BA), com 97,3%; a Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), campus Governador Valadares (MG), com 95,1%; a Universidade Federal de Sergipe (UFS), campus Lagarto (SE), com 94,9%; e a Universidade Federal do Paraná (UFPR), campus Toledo (PR), com 93,9%.

agora rn