União Brasil e PP veem articulação do Planalto para barrar federação
Lideranças do União Brasil e do Progressistas, o PP, detectaram movimentos do Palácio do Planalto para tentar evitar a federação entre os dois partidos.
Sob reserva, dirigentes das duas siglas disseram à coluna que o governo Lula estaria usando o senador Davi Alcolumbre (União-AP) para brecar a federação.
Alcolumbre é membro da direção nacional do União e, segundo lideranças da legenda, estaria articulando para evitar que a federação seja aprovada dentro do partido.
O senador foi o responsável por negociar a nomeação de três ministros do União Brasil no governo Lula, o que o tornou a principal ponte entre a legenda e o Planalto.
O temor de ministros de Lula é de que a federação entre União e PP fortaleça a ala oposicionista desses dois partidos, dificultando a vida do governo no Congresso.
Outras resistências
Além da articulação contrária do Planalto, as tratativas para a federação também travaram em razão de desentendimentos entre os dois partidos em alguns estados. Entre eles, Pernambuco, Rio de Janeiro e Acre.
Outro fator que tem atrapalhado o avanço das negociações seria a resistência do atual presidente nacional do União, deputado Luciano Bivar (PE). O dirigente teme perder poder com a federação.
Metropoles