Único senador negro do Partido Republicano, Tim Scott entra na disputa para a Presidência dos EUA em 2024 contra Trump
O senador americano Tim Scott entrou na corrida para candidato à Casa Branca em 2024 pelo Partido Republicano, segundo documentos apresentados à Comissão Federal Eleitoral nesta sexta-feira. Único negro da legenda no Senado, Scott disputará a vaga contra o ex-presidente americano Donald Trump, favorito nas pesquisas de intenção de voto.
Scott, de 57 anos, cuja candidatura era esperada desde que lançou seu comitê exploratório presidencial em abril, planeja dar início oficialmente à campanha pela candidatura em sua cidade natal, North Charleston, na Carolina do Sul, a partir da próxima segunda-feira.
O político passou os últimos meses visitando estados considerados cruciais para ganhar impulso prévio na disputa pela indicação do Partido Republicano, onde destacou sua fé cristã e os valores conservadores que aprendeu em um humilde lar monoparental. Além disso, ele ressaltou sua visão como o único afro-americano na bancada republicana no Senado.
“As famílias americanas estão famintas de esperança. Necessitamos ter fé. Fé em Deus, fé nos demais e fé nos Estados Unidos”, escreveu no Twitter na quinta-feira.
Scott se a une a um campo crescente de candidatos com a esperança de se aproximar do favorito Donald Trump, mas a tarefa se mostra desafiadora, com pesquisas recentes indicando que conta com apenas 2% de apoio, em média, 34 pontos atrás do ex-presidente.
Os demais pré-candidatos são a primeira embaixadora de Trump nas Nações Unidas e ex-governadora da Carolina do Sul, Nikki Haley, o ex-governador do Arkansas, Asa Hutchinson e Larry Elder, um locutor de rádio e primeiro afro-americano a entrar na corrida pela nomeação republicana.
Os holofotes, no entanto, se voltam para o governador da Flórida, Ron DeSantis, que deve lançar sua pré-candidatura presidencial na próxima semana, tornando-se o adversário com mais chances de vencer Trump nas primárias republicanas.
O GLOBO