Venezuela classifica bloqueio a petroleiros anunciado por Trump como ‘irracional’

O governo da Venezuela classificou como “irracional” e “ameaça grotesca” o bloqueio a navios petroleiros que entram e saem do país. A medida foi anunciada na noite de terça-feira (16) pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, que acusa Caracas de usar os recursos para financiar o narcotráfico.
“O presidente dos Estados Unidos pretende impor de maneira absolutamente irracional um suposto bloqueio militar naval à Venezuela com o objetivo de roubar as riquezas que pertencem à nossa pátria”, disse o governo venezuelano em comunicado.
Segundo Trump, o bloqueio vale para todas as empresas sancionadas pelos Estados Unidos. Uma das exceções é a Chevron, que, mesmo com as sanções contra o setor petrolífero da Venezuela, opera na região com o aval de Washington visando reduzir o preço da gasolina no território norte-americano.
A movimentação eleva a tensão entre os países, que trocam hostilidades desde setembro, quando os Estados Unidos iniciaram uma operação naval contra o narcotráfico no Caribe e no Pacífico, perto das costas da Venezuela e da Colômbia. Trump acusa cartéis latino-americanos de transportarem, pelo mar, drogas para o país.
A operação desperta alerta no governo de Nicolás Maduro, que começou a mobilizar militares e milicianos para reforçar o patrulhamento da fronteira. Isso porque o líder venezuelano teme que a operação naval norte-americana seja uma ofensiva disfarçada, com o objetivo de mudar o regime do país à força.
Essa preocupação aumentou nas últimas semanas devido ao aumento da presença militar norte-americana no Caribe. Além de navios de guerra e submarinos já mobilizados, a Casa Branca enviou caças F-35 à região, bem como o porta-aviões USS Gerald R. Ford, considerado o maior e mais moderno do mundo.
Em pronunciamento na noite de terça-feira (16), Maduro criticou a nova decisão do governo norte-americano, acusando o país de colonialismo. “O imperialismo e a direita fascista querem colonizar a Venezuela para tomar posse de sua riqueza de petróleo, gás, ouro, entre outros minerais. Jurámos absolutamente defender nossa pátria e, na Venezuela, a paz triunfará”, disse.
sbt
