31 presos fugiram de presídios do RN nos últimos cinco anos

O Sistema Penitenciário do Rio Grande do Norte registrou 31 fugas entre 2019 e 2026, segundo dados apresentados pela Secretaria da Administração Penitenciária (Seap). O número posiciona o estado entre os que apresentam maior controle sobre suas unidades prisionais no Nordeste, em um sistema que atualmente custodia mais de 14 mil pessoas.
A maior unidade do estado, a Penitenciária Estadual de Alcaçuz, em Nísia Floresta, é um dos principais exemplos desse cenário. O presídio completará cinco anos sem qualquer registro de fuga, resultado atribuído à combinação de investimentos em infraestrutura, uso de tecnologia e qualificação dos policiais penais.
Os dados foram apresentados à governadora Fátima Bezerra nesta sexta-feira (16), durante reunião de planejamento estratégico para 2026. Segundo o secretário Helton Edi, em 2025 houve apenas uma ocorrência de fuga no estado, envolvendo dois detentos, que foram posteriormente recapturados, além de bons resultados no combate à entrada de celulares nos presídios.
Para o próximo ano, o governo estadual prevê novos investimentos no sistema prisional, com recursos destinados à ampliação de vagas, obras estruturais, aquisição de equipamentos tecnológicos, renovação da frota, implantação de câmeras corporais e reforço das ações de assistência nas unidades prisionais.
96fm
