Botijões de gás são arrastados por água durante forte chuva no piauí.
![](https://juninhobrito.com.br/wp-content/uploads/2023/01/b9097803cc65771baaaef14686d2ceb1-1674736168.jpg)
Um vídeo que circula nas redes sociais (assista acima) mostra vários botijões de gás de uma distribuidora sendo arrastados pela água da chuva durante um temporal registrado na tarde desta quarta-feira (25) em Piripiri, Norte do Piauí.
A proprietária da distribuidora, Graciele Bastos, relatou ao g1 que a água invadiu a empresa, arrastou cerca de 300 botijões de gás e derrubou parte do muro do local. A distribuidora está localizada na Avenida Aderson Alves Ferreira, no bairro Paciência e, segundo ela, os alagamentos são recorrentes na via.
“Desde novembro de 2021, quando a gente comprou a empresa, sempre aqui chove, a avenida sempre fica alagada. A água vem na avenida e tão tem como escoar”, contou Graciele.
Após o temporal, a vizinhança ajudou a recolher os botijões. “Hoje o prejuízo não foi tão grande porque ninguém se machucou”, comentou a empresária.
Causa das chuvas
O climatologista Werton Costa explicou que está sob atuação no Piauí um sistema atmosférico denominado Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), responsável por transportar a umidade do Altântico Tropical para a região Nordeste no período chuvoso.
“Ela é responsável pelas chuvas regulares intensas que caem no Piauí agora. Como a ZCIT está estacionada entre o Ceará e o Maranhão, ela atinge os municípios que estão no Norte do Piauí. Por este motivo, foram registrados nesta quarta volumes expressivos de precipitação sobre as cidades de Parnaíba, Buriti dos Lopes, Piripiri e Ilha Grande”, explicou o especialista.
G1