Ex-governador Fernando Freire será submetido a cirurgia após fratura no fêmur

O ex-governador do Rio Grande do Norte, Fernando Freire, 71 anos, será submetido a uma cirurgia no final da tarde desta terça-feira (7) após sofrer uma fratura no colo do fêmur. Ele está internado no Hospital Memorial, em Natal, após receber os primeiros atendimentos no Hospital Walfredo Gurgel.
De acordo com o ex-deputado estadual Nelson Freire, que é primo de Fernando, o ex-governador passou mal na segunda-feira (6), enquanto almoçava em um restaurante no bairro do Tirol, na zona Leste da capital. “Ele foi vítima de uma queda ocasionada por uma repentina diminuição da pressão num restaurante em Natal e, em decorrência, fraturou o colo do fêmur”, informou.
O ex-governador foi inicialmente socorrido pelo Samu e levado ao Hospital Walfredo Gurgel, onde recebeu os primeiros atendimentos de urgência. À noite, foi transferido para o Hospital Memorial, onde está sendo acompanhado pela equipe médica.
Nelson Freire afirmou que o quadro de saúde do ex-governador é estável e que a expectativa é positiva para o procedimento. “A cirurgia a que será submetido ocorrerá hoje no final da tarde e os médicos e todos nós esperamos que seja muito bem-sucedida”, declarou.
Fernando Freire foi governador do Rio Grande do Norte em 2002, após a renúncia de Garibaldi Filho, e teve trajetória marcada por passagem pela Câmara dos Deputados e pela vice-governadoria. Nos últimos anos, mantinha-se afastado da vida pública e vivia em Natal.
O Hospital Memorial São Francisco emitiu um Boletim médico confirmando o estado de saúde do ex-governador. Leia na íntegra:
“O paciente Fernando Antônio da Câmara Freire foi admitido no Hospital Memorial São Francisco ontem (06), em decorrência de uma queda da própria altura. Após avaliação clínica e exames de imagem, foi diagnosticado com fratura de fêmur.
Seu estado de saúde atual é estável. O paciente encontra-se consciente e responsivo, e está recebendo os cuidados necessários para sua condição.
No momento, o paciente está em fase de preparo pré-operatório para a realização de uma intervenção cirúrgica. O procedimento está agendado para hoje, às 18h30, e será conduzido pelo especialista em quadril, Dr. Hermann Costa Gomes.
A equipe médica do Hospital Memorial São Francisco segue acompanhando o quadro do paciente e fornecerá novas informações conforme a evolução do seu estado de saúde.
Dr. Ricardo Jorge de Queiroz e Silva – Diretor Técnico do Hospital Memorial São Francisco
Natal, 07 de outubro de 2025.”
Tribuna do Norte
