Fundador do SDC/RN foi transferido para o Presídio Federal de Brasília.
O preso que foi transferido do Rio Grande do Norte para o Sistema Penitenciário Federal, nesta terça-feira (14), foi José Kemps Pereira de Araújo, também conhecido como “Ablon”, “Alicate” ou “Véio do Rio”. Ele foi levado para a Penitenciária Federal de Brasília.
O preso é apontado como o líder da facção criminosa, Sindicato do Crime.
Segundo as investigações, o acusado continuava como mandante de crimes como homicídios e tráfico de drogas. Há suspeita de envolvimento de planos de fugas e ataques a patrimônios públicos e privados nas cidades de Natal e Mossoró.
Ele foi preso em janeiro deste ano, em ação conjunta da Força-Tarefa de Segurança Pública do Rio Grande do Norte, com apoio do Serviço de Inteligência do NIAZM-2/3ªCIPM, policiais militares da Operação Malhas da Lei/3ªCIPM, Força-Tarefa/Susp/Mossoró e da Polícia Federal, que deram cumprimento a um mandado judicial de prisão expedido pela 1ª Vara Regional de Execução Penal do Tribunal de Justiça/RN.
Após detido, o acusado foi conduzido inicialmente para a Delegacia de Polícia de Goiana/PE e, após cumprida as devidas formalidades, seguiu transferido para a sede da PF em Natal/RN, onde se encontra custodiado, à disposição da Justiça.
Sidney Silva