Lula escolhe Teresa Leitão para liderança do governo no Senado após saída de Jaques Wagner

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva anunciou nesta quinta-feira 25 a escolha da senadora Teresa Leitão como nova líder do governo no Senado. A petista substituirá Jaques Wagner, que deixou o cargo após ser alvo de uma operação da Polícia Federal.
Em publicação nas redes sociais, Lula afirmou que Teresa terá a missão de conduzir a articulação política de pautas consideradas prioritárias pelo governo, entre elas a proposta de fim da escala 6×1 e a PEC da Segurança Pública.
A mudança ocorre após Jaques Wagner conversar com o presidente e concordar em deixar a função. Um dos principais aliados de Lula no Congresso, o senador baiano vinha resistindo à possibilidade de afastamento, mas acabou deixando o posto diante do avanço das investigações.

Wagner foi alvo da nona fase da Operação Compliance Zero, que apura suspeitas de corrupção passiva, corrupção ativa e lavagem de dinheiro. Além dele, também foram alvos da investigação o empresário Augusto Lima e Eduardo Sodré Martins, enteado do senador e integrante do governo da Bahia.
Segundo a investigação, empresas ligadas a Augusto Lima teriam realizado pagamentos de R$ 3,5 milhões ao chamado “núcleo familiar” de Wagner. A Polícia Federal também apura supostos benefícios recebidos pelo senador, como viagens em jatinhos privados, ingressos para eventos e um apartamento em Salvador.
Durante o cumprimento dos mandados de busca e apreensão, agentes encontraram US$ 55 mil e 33 mil euros em endereços ligados ao parlamentar.
A defesa de Jaques Wagner nega irregularidades e apresentou recurso ao Supremo Tribunal Federal contra a decisão que autorizou as buscas. Os advogados sustentam que o senador não atuou para favorecer interesses do Banco Master no Congresso e afirmam que a investigação contém “erros graves”.
