Maria Bethânia Deve Receber Título De Doutora Honoris Causa Concedido Pela UFC
Como parte das celebrações dos 70 Anos da Universidade Federal do Ceará (UFC), o Conselho Universitário da instituição aprovou a outorga do título de Doutora Honoris Causa para a cantora Maria Bethânia. Ainda neste ano de celebrações a intérprete Baiana será comunicada e convidada a receber o título.
O título de Doutora Honoris Causa é a distinção máxima concedida por uma Universidade e não exige formação acadêmica. O nome tem origem do latim e significa “por causa de honra”. O reitor da universidade, Custódio de Almeida, foi o relator e o texto de defesa é do professor Leandro Bulhões, do Departamento de História.
Confira abaixo trecho da defesa:
“A artista jamais se eximiu de defender e de pôr em discussão Brasis encobertos pela violência e pelos ‘podres poderes’. Em décadas de carreira, tem cantado as subjetividades de um país complexo, negro e indígena, belo e misterioso, revelando as potências do povo brasileiro em meio à diversidade de etnias, biomas, paisagens, espiritualidades, tradições, mostrando-nos que há muitas formas de lutar, amar e autoinscrever-se na história”.
Título pela UFBA
Em 2016, o reitor da Universidade Federal da Bahia (UFBA), professor João Carlos Salles, concedeu o título de Doutora Honoris causa à Bethânia, durante as celebrações de 70 anos da UFBA.
Poder 85