Países aprovam “Pacto do Futuro” em reunião da ONU

Países aprovaram em Nova York o chamado “Pacto do Futuro”, durante a Cúpula do Futuro. O texto tem a meta de estabelecer o caminho das negociações e objetivos da comunidade internacional pela próxima década.

O evento foi convocado pelo secretário-geral da Organização das Nações Unidas, António Guterres, depois de quatro anos de negociações. O documento de 42 páginas foi apresentado na abertura da sessão e recebeu 143 votos a favor – incluindo o do Brasil, além de 15 abstenções e 7 votos contrários.

O pacto inclui temas como: reforma do Conselho de Segurança das Nações Unidas, reforma do sistema financeiro internacional para impulsionar o desenvolvimento sustentável, fortalecimento de entidades multilaterais como a própria ONU e a Organização Mundial do Comércio, implementação de políticas de igualdade de gênero e combate às violências e discriminações baseadas em sexo, gênero e raça e o fortalecimento das ações contra a mudança climática, com a concretização dos compromissos assumidos pelos países em documentos como o Acordo de Paris.

A Cúpula do Futuro é marcada pela ausência de líderes de grandes potências, como o próprio presidente americano Joe Biden, que não está presente.

BAND

Postado em 23 de setembro de 2024