PL de Bolsonaro sofre derrota em 7 de 9 capitais; PT de Lula só vence em Fortaleza
Em segundo turno disputado e com derrotas, o Partido Liberal (PL), sigla do ex-presidente Jair Bolsonaro, vai comandar prefeituras de quatro capitais entre 2025 e 2028, enquanto o Partido dos Trabalhadores (PT), do atual presidente Luiz Inácio Lula da Silva, fica à frente de apenas uma: Fortaleza (CE).
A disputa pelos próximos quatro anos terminou neste domingo (27) após a apuração dos resultados do segundo turno. O PL sofreu derrota na maior parte das capitais a que concorria – perdeu em sete, de um total de nove.
No primeiro turno, o PL venceu em duas capitais: Maceió (AL), com JHC, e Rio Branco (AC), com Tião Bocalom.
O saldo no segundo turno foi o mesmo: em Aracaju, com Emília Corrêa, e em Cuiabá, em confronto direto com o PT, entre Abilio Brunini (PL) (PL) e Lúdio Cabral (PT).
Já o Partido dos Trabalhadores, que disputou em quatro capitais no segundo turno, termina essas eleições com apenas um prefeito eleito em uma capital – Fortaleza (CE). A disputa foi entre o petista Evandro Leitão e o bolsonarista André Fernandes.
Desempenho do PL no 2º turno
Aracaju (SE) – Emília Corrêa (PL) venceu Luiz Roberto (PDT);
Cuiabá (MT) – Abílio Brunini (PL) venceu o candidato Lúdio Cabral (PT);
Belém – Belém (PA) – Igor Normando (MDB) venceu delegado Éder Mauro (PL);
Belo Horizonte (MG) – Fuad Noman (PSD) venceu Bruno Engler (PL);
Fortaleza (CE) – Evandro Leitão (PT) venceu André Fernandes (PL);
Goiânia (GO) – Sandro Mabel (União) venceu Fred Rodrigues (PL);
João Pessoa (PB) – Cicero Lucena (PP) vence Marcelo Queiroga (PL);
Manaus (AM) – David Almeida (Avante) venceu Capitão Alberto Neto (PL);
Palmas (TO) – Eduardo Siqueira Campos (Pode) venceu Janad Valcari (PL).
Números totais
Ao todo no país, o PL elegeu 509 prefeitos nas eleições municipais no primeiro turno. O número foi mais do que o dobro do alcançado pelo PT, que elegeu 248 candidatos.
Já no segundo, o partido de Bolsonaro elegeu seis prefeitos, alcançando 515 no total. O partido do presidente Lula conquistou quatro prefeituras, totalizando 252 para comandar no próximo mandato.
sbt