Presidente do STF, Barroso elogia indicação de Dino: “Pessoa preparada”

O Presidente do Supremo Tribunal Federal, ministro Luís Roberto Barroso, se manifestou após a indicação de Flávio Dino, pelo presidente Lula. Barroso afirmou que Dino é uma escolha feliz e que o ex-governador do Maranhão é uma pessoa preparada para o STF.

“Eu acho que é uma escolha feliz, de uma pessoa preparada. Eu, pessoalmente, quero muito bem a ele. Portanto, que vejo todas as qualificações do ministro Flavio Dino e que será recebido pelo Supremo com muita alegria, muita cordialidade, como alguém que vai agregar valor.”, declarou Barroso.
Sobre Gonet na PGR, Barroso também teceu elogios ao nome. “Paulo Gonet Branco também é um professor de qualidade, autor de um livro clássico, junto com o ministro Gilmar Mendes, ele foi procurador-geral eleitoral, vice-procurador-geral eleitoral, e eu tenho uma grande condição como presidente do TCE. Somos amigos, quero muito bem a ele. Acho que o presidente também aqui escolheu uma pessoa de alta qualidade, de modo que o país estará bem servido nesses dois postos importantes da República”, disse.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva confirmou as indicações do ministro da Justiça, Flávio Dino ao cargo de ministro do Supremo Tribunal Federal e do jurista Paulo Gonet ao cargo de procurador-geral da República.

O senador Davi Alcolumbre afirmou a Lula que irá pautar na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), do Senado, as duas indicações ainda neste ano. E garantiu que consegue aprovar os dois nomes. Mas alertou que no plenário a história é outra.

Em caso de aprovação na CCJ, tanto Flávio Dino quanto Paulo Gonet precisarão ser aprovados pela maioria absoluta dos parlamentares no Senado, ou seja, 41 votos favoráveis de 81 senadores.

BAND

Postado em 28 de novembro de 2023