Venezuela declara estado de emergência após terremotos e alerta de tsunami; 32 mortes confirmadas

A presidente da Venezuela, Delcy Rodríguez, declarou estado de emergência no país momentos após os dois terremotos, de magnitude 7.2 e 7.5, atingirem a região nesta quarta-feira (24). Na sequência, foram emitidos alertas de tsunami. A chefe do Executivo confirmou, durante coletiva em rede nacional, 32 mortes.
Muitos venezuelanos estavam em casa no momento do tremor, celebrando o feriado nacional da independência. O fenômeno é considerado o maior do país em 126 anos. Os terremotos aconteceram perto da cidade de San Felipe, que fica a 160 quilômetros de Caracas. O governo, como medida de segurança, desconectou o fornecimento de gás doméstico nas áreas afetadas.
Foram desconectados, ainda, metrôs e ferrovias. As aulas nas escolas foram suspensas pelo restante da semana. O aeroporto da cidade de Maiquetía, localizada na costa do Mar do Caribe, foi fechado devido a “graves” danos. Dezenas de prédios desabaram na região.
Efeitos no Brasil
Os terremotos foram sentidos por moradores de Belém, no Pará, e Manaus, no Amazonas, provocando a evacuação de alguns prédios nas cidades brasileiras. Ainda não há registro de vítimas no país vizinho.
Em Manaus, moradores publicaram em redes sociais luminárias balançando e prédios sendo esvaziados. “Meus Deus, o prédio está balançando muito mesmo, misericórdia. Parece labirintite”, afirmou uma moradora em vídeo postado no Facebook.
Band
