Brasil apresenta nova política de drogas em evento da ONU na Áustria

Brasil está em destaque no cenário internacional ao apresentar sua nova política sobre drogas em um evento das Nações Unidas, realizado em Viena, na Áustria. O evento, que teve início na segunda-feira (10) e se estenderá até sexta-feira (14), reúne representantes dos Ministérios da Segurança, Justiça e Relações Exteriores. A comitiva brasileira está engajada em uma série de apresentações e discussões na sede do Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC), com o objetivo de traçar diretrizes estratégicas para os próximos anos.

Na abertura do evento, a comitiva brasileira irá apresentar resoluções que ressaltam uma articulação inovadora entre Brasil, França e Marrocos. Esta colaboração internacional tem como meta reforçar a responsabilidade compartilhada entre as nações no combate ao narcotráfico, com um foco especial na região da Amazônia. A iniciativa busca consolidar políticas e ações internacionais que enfrentem a expansão do crime organizado, especialmente na maior fronteira seca do mundo, que facilita a entrada de entorpecentes.

A participação do Brasil, liderada pelo Ministério da Justiça, sublinha a importância de buscar soluções conjuntas para o combate ao narcotráfico. O evento em Viena é uma plataforma crucial para o Brasil demonstrar seu compromisso com a segurança pública e a saúde pública, ao mesmo tempo em que promove a cooperação internacional. A expectativa é que as discussões resultem em avanços significativos na luta contra o crime organizado, enviando uma mensagem clara de colaboração global. O evento culminará com a divulgação de novos acordos e assinaturas que visam fortalecer a segurança e a saúde pública.

*Com informações de Bruno Pinheiro Jovem Pan

Postado em 12 de março de 2025