A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta terça-feira (23), a Operação Miragem para investigar um suposto esquema de fraudes contra o Sistema Financeiro Nacional envolvendo a gestão do Banco Digimais. A ação ocorre em São Paulo e cumpre nove mandados de busca e apreensão autorizados pela Justiça Federal. Entre os investigados está o bispo Edir Macedo, controlador da instituição financeira.
Mais de 50 policiais federais participam da operação. Além das buscas, a Justiça determinou o afastamento dos sigilos bancário e fiscal dos investigados e autorizou o sequestro e bloqueio de bens e valores de até R$ 670,3 milhões.
De acordo com a Polícia Federal, as investigações tiveram como base relatórios do Banco Central que apontaram irregularidades na administração do banco. As apurações indicam que os responsáveis pela instituição teriam manipulado balanços e resultados contábeis para ocultar a real situação financeira da empresa e demonstrar uma solvência incompatível com sua condição econômica.
Segundo os investigadores, o esquema também teria permitido a supervalorização de ativos e a geração artificial de receitas que somam centenas de milhões de reais. A PF apura ainda operações financeiras supostamente ilegais realizadas em benefício da empresa controladora do banco.
Outra linha de investigação envolve a possível falsificação e manipulação de informações inseridas em sistemas oficiais de registro do órgão regulador. A suspeita é de que os dados tenham sido alterados para mascarar a situação financeira da instituição perante os órgãos de fiscalização.
Os investigados poderão responder, conforme o grau de participação de cada um, por crimes como gestão fraudulenta, inserção de informações falsas em demonstrativos contábeis e realização de operações de crédito vedadas pela legislação que regula o Sistema Financeiro Nacional.
Pesquisa Real Time Big Data divulgada nesta terça-feira (23) aponta que a maioria dos eleitores do Rio Grande do Sul desaprova o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
Segundo o levantamento, Lula tem 57% de desaprovação no estado, contra 42% de aprovação. Aqueles que não souberam responder somaram 1%.
Na avaliação da gestão, 46% dos entrevistados consideraram o governo ruim ou péssimo, enquanto 31% classificaram como ótimo ou bom. Para 22%, a administração é regular, e 1% não soube ou não respondeu.
Metodologia
Foram ouvidas 1.600 pessoas no Rio Grande do Sul entre os dias 20 e 22 de junho. A margem de erro é de 2 pontos percentuais, para mais ou para menos, com índice de confiança de 95%.
A pesquisa foi realizada com recursos próprios do instituto e registrada no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) sob o protocolo BR-09044/2026.
Uma ação integrada envolvendo a Secretaria de Trânsito e Transportes de Currais Novos (STTM), a Polícia Rodoviária Estadual (PRE) e o 13º Batalhão de Polícia Militar foi realizada na tarde desta segunda-feira (22) em diversos pontos estratégicos do município.
Durante a operação, equipes realizaram abordagens e fiscalizações com o objetivo de aumentar a sensação de segurança da população, além de coibir infrações de trânsito e possíveis ações criminosas.
De acordo com o comando da operação, as barreiras fazem parte de uma estratégia permanente de segurança pública e continuarão sendo realizadas sem data e horário previamente divulgados. A medida busca surpreender infratores e fortalecer o combate à criminalidade na cidade e região.
As forças de segurança destacaram que a integração entre os órgãos tem apresentado resultados positivos, ampliando o monitoramento de veículos e pessoas que circulam pelo município, contribuindo para a prevenção de crimes e a manutenção da ordem pública.
No Rio Grande do Norte, o inverno, que teve início neste domingo (21) no Hemisfério Sul, será marcado por calor acima da média histórica e ventos reduzidos. A previsão é da Empresa de Pesquisa Agropecuária do RN (Emparn), que aponta o fenômeno El Niño como o principal influenciador do clima neste ano. Conforme explica o meteorologista Gilmar Bristot, a expectativa é de temperaturas elevadas e alterações sensíveis no comportamento dos ventos em todo o território potiguar.
O especialista detalha que os meses historicamente mais chuvosos no litoral são abril e junho, com um período que pode se estender, em alguns casos, até agosto, reiterando, ainda, a ocorrência de um período atípico de precipitações entre fevereiro e maio. “Já na segunda quinzena de julho teremos a diminuição das chuvas. A partir de agosto, consolida-se a diminuição do vento e o aumento da temperatura. Essas serão as características principais atuantes do inverno aqui no Estado neste ano”, afirma Bristot.
Segundo o meteorologista, o balanço que a Emparn faz para os próximos meses indica chuvas dentro da normalidade, principalmente no final de junho e início de julho. Esse cenário, contudo, deve sofrer uma transição abrupta logo em seguida.
“A partir da segunda quinzena de julho, as chuvas deverão começar a apresentar uma diminuição por influência do El Niño, que se caracteriza pelas águas mais aquecidas do Oceano Pacífico e causa um bloqueio atmosférico aqui no Nordeste, diminuindo a condição de chuvas”, destaca o especialista.
De acordo com Gilmar Bristot, o mês de junho seguirá dentro da normalidade da tendência de chuvas. Já em julho, o volume total ficará um pouco abaixo do esperado, encerrando-se o período com as condições de chuva enfraquecidas até agosto.
“No início do inverno, em junho e julho, não vamos sentir muito o efeito por influência do El Niño. Teremos chuvas no final de junho até meados de julho e, depois, vamos notar a diminuição das precipitações.
Geralmente, as chuvas no litoral vão até o final de julho. Este ano, com essa influência do fenômeno, teremos uma diminuição do vento e os sistemas meteorológicos não conseguirão trazer chuvas para agosto”, pontua.
O inverno no Hemisfério Sul, que se estende até 22 de setembro, terá um padrão climático atípico em todo o Brasil devido à atuação do El Niño. Segundo os meteorologistas, o El Niño deve enfraquecer as frentes frias nas regiões Sudeste e Centro-Oeste, prolongando os períodos de calor. Em contrapartida, o fenômeno pode intensificar as chuvas na Região Sul, elevando significativamente o risco de eventos climáticos extremos em curtos intervalos, como tempestades e volumes severos de precipitação. Especialistas apontam que as mudanças climáticas globais têm tornado essas previsões de longo prazo mais complexas.
O Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte (TRE-RN) determinou que a Meta preserve e forneça dados de cinco perfis do Instagram que promovem conteúdos relacionados ao ex-prefeito de Mossoró, Allyson Bezerra, pré-candidato do partido União Brasil a governador do Rio Grande do Norte nas eleições deste ano.
A decisão atende a pedido do Partido Novo, que sustenta a existência de uma atuação coordenada, profissionalizada e possivelmente anônima em favor de uma pré-candidatura, com indícios de propaganda eleitoral antecipada referentes aos meses de abril abril a junho de 2026.
Na decisão, a relatora, juíza Sulamita Pacheco, entendeu que há elementos suficientes para justificar a produção antecipada de provas e autorizou o acesso a informações como administradores das contas, e-mails, telefones, registros de acesso, IPs, contas publicitárias, dados de impulsionamento, monetização e eventuais vínculos técnicos entre os perfis investigados.
A magistrada ressaltou que a medida não representa reconhecimento de irregularidade nem atribuição de responsabilidade a qualquer beneficiário dos conteúdos, mas visa esclarecer quem está por trás das contas e verificar se há coordenação, financiamento ou impulsionamento de natureza político-eleitoral.
Segundo a decisão, a identificação dos responsáveis é necessária para confirmar ou afastar a existência de eventual ilícito eleitoral.
Especialistas ouvidos por partidos envolvidos avaliam que a decisão tem elevado potencial probatório, pois poderá revelar se os perfis atuam de forma espontânea ou se integram uma estrutura organizada de comunicação política. O alcance da investigação dependerá das informações que forem fornecidas pela Meta nos próximos dias.
O Partido NOVO sustentava que que o objeto imediato da demanda “é preservar e produzir prova técnica indispensável à identificação dos responsáveis pela criação, administração, financiamento, eventual impulsionamento, monetização e coordenação dos perfis que vêm atuando, de forma aparentemente articulada, na divulgação de conteúdo político-eleitoral em benefício de pré-candidatura determinada”.
O NOVO destacou que “a controvérsia não reside no conteúdo isolado de uma ou outra publicação, mas na própria natureza da atuação digital observada”, tento argumentado, ainda, que se “busca apurar se os perfis impugnados correspondem a manifestações espontâneas. autônomas e desinteressadas de eleitores, constitucionalmente protegidas, ou se, ao contrário, integram rede coordenada de comunicação político-eleitoral, com unidade de estratégia, identidade visual semelhante, colaboração formal entre contas, possível estrutura profissional e eventual financiamento direto ou indireto por agentes vinculados à pré-campanha beneficiada”.
Determinações à Meta
Fornecer, quanto a cada um dos perfis investigados: ID interno da conta, data de criação, nome de usuário atual, histórico de alteração de username, nome cadastral informado, e-mails e telefones vinculados, contas associadas na Central de Contas da Meta, páginas, contas empresariais, ativos comerciais ou contas publicitárias eventualmente vinculadas.
Apresentar informação sobre eventual impulsionamento, anúncio pagoou promoção comercial dos perfis investigados ou das publicações indicadas, apontando, em caso positivo, a conta publicitária utilizada, ID da campanha, período de veiculação, valor gasto, forma de pagamento, responsável financeiro, critérios de segmentação, alcance, impressões, cliques e demais métricas básicas disponíveis.
Fornecer informação sobre eventual habilitação dos perfis investigados a mecanismos de monetização, bonificação, programa de criadores, parceria comercial ou recebimento de valores pela plataforma, indicando, em caso positivo e sob sigilo, o beneficiário econômico, a modalidade de monetização, o período e os valores pagos ou creditados.
Apresentar informação sobre a existência de vínculos técnicos entre os perfis investigados, especialmente quanto ao uso dos mesmos e-mails, telefones, dispositivos, IPs, contas publicitárias, métodos de pagamento, Central de Contas, Business Manager, página, empresa, agência e administrador ou responsável financeiro.
Quem prestigiou o São João do Centro de Convivência do Idoso (CCI) foi a vice-prefeita de Currais Novos, Milena Galvão. As festividades aconteceram na tarde desta segunda-feira (22) e contaram, além dos idosos de Currais Novos, com a participação de caravanas dos municípios de São Vicente e Jucurutu.
A festa foi marcada por muita animação, música e integração entre os participantes. Durante o evento, Milena recebeu o carinho dos idosos e destacou a importância desses momentos de convivência.
“É sempre uma alegria estar no CCI. A energia boa que recebemos aqui é contagiante. Cada encontro é uma oportunidade de celebrar a vida de cada um deles, além de retribuir um pouco do carinho que esses idosos têm por nossa cidade”, afirmou a vice-prefeita.
O último domingo (21) foi marcado por um grande encontro político na comunidade serra do meio (Bodó), consolidando alianças importantes para o futuro do nosso município e da região. Organizado pelo prefeito Horison, o evento reuniu lideranças locais, apoiadores e nomes de peso da política estadual para debater ações, projetos e os rumos das próximas eleições. O encontro contou com a presença da vereadora de Natal e pré-candidata a deputada federal, Nina Souza, do deputado estadual Gustavo Carvalho, e do pré-candidato a governador, Babá Pereira.
Durante o ato, o Prefeito Horison destacou a importância de manter Bodó no centro das discussões estaduais, garantindo que o município continue no caminho do desenvolvimento com o apoio de parceiros comprometidos. Receber lideranças como Nina, Gustavo e Babá Pereira mostra a força do nosso grupo e o compromisso que temos em buscar o melhor para o povo de Bodó. É com diálogo e união que vamos avançar ainda mais”, afirmou o prefeito.
As lideranças presentes reforçaram o compromisso com as demandas locais, destacando o trabalho que o Prefeito Horison vem desenvolvendo na cidade e a necessidade de fortalecer essa parceria nas esferas estadual e federal.
O evento reafirma a sintonia do grupo político e dá o tom da caminhada que se desenha para o segundo semestre, com foco no diálogo pé no chão e no trabalho por Bodó.
A governadora Fátima Bezerra estará no Seridó nos dias 23 e 24 de junho, cumprindo uma extensa agenda administrativa em Currais Novos, Caicó, Lagoa Nova, Jucurutu e São Rafael. Entre os compromissos estão a inauguração do novo Centro Cirúrgico do Hospital Regional Mariano Coelho, em Currais Novos, visitas a obras habitacionais do programa Minha Casa, Minha Vida e a entrega de importantes trechos rodoviários recuperados pelo Governo do Estado.
Em Caicó, a governadora visitará reformas em escolas estaduais, acompanhará as obras da Ilha de Sant’Ana, entregará os serviços de recuperação do acesso rodoviário ao Distrito de Palma e inspecionará um empreendimento habitacional. No dia 24, a agenda inclui a entrega da recuperação da RN-041, entre Currais Novos e Lagoa Nova, visita às obras da RN-087, inauguração da Central do Cidadão de Jucurutu e a entrega das obras de recuperação da RN-118, em São Rafael, reforçando os investimentos em infraestrutura, educação, saúde e mobilidade na região do Seridó.
O prefeito de Cerro Corá, Maciel Freire, protagonizou um dos momentos mais marcantes das festividades de São João Batista ao anunciar importantes investimentos para o município. Em meio à celebração do padroeiro, o gestor deu um verdadeiro show de liderança e compromisso com a população, garantindo a aquisição de uma nova retroescavadeira e de um ônibus escolar.
As conquistas representam avanços significativos em áreas estratégicas do município. A retroescavadeira chega para fortalecer a infraestrutura e ampliar o apoio ao homem do campo, enquanto o novo ônibus escolar vai garantir mais segurança, conforto e qualidade no transporte dos estudantes da rede municipal.
Os investimentos foram realizados com recursos próprios, reforçando a responsabilidade da gestão com o uso eficiente do dinheiro público e com o desenvolvimento de Cerro Corá.
Durante o anúncio, Maciel destacou a importância de unir tradição e trabalho.
“Estamos celebrando a nossa fé e a nossa cultura, mas também é momento de anunciar conquistas importantes. Esses investimentos chegam para melhorar a vida do nosso povo, fortalecer a nossa agricultura e cuidar da educação das nossas crianças”, afirmou o prefeito.
O anúncio, feito durante uma das maiores edições das festividades de São João Batista, simboliza uma gestão que aproveita os grandes momentos para reafirmar seu compromisso com o progresso do município.
Com ações concretas e entregas reais, Cerro Corá segue avançando, unindo tradição, desenvolvimento e cuidado com a população.
Com a aproximação das eleições presidenciais, partidos e lideranças políticas começam a consolidar seus projetos para a disputa pelo Palácio do Planalto. Atualmente, há 12 pré-candidatos apontados pelos partidos e outro que busca sua candidatura em uma disputa em sua legenda. Contudo, os nomes que vão de fato disputar o comando do País só serão oficializados após as convenções partidárias, que se iniciam em 20 de julho. O prazo de registro de candidaturas vai até 15 de agosto, véspera do início da campanha eleitoral.
A seguir, confira quem são os cotados pelos partidos para a disputa à Presidência da República, suas trajetórias políticas, formação e histórico na vida pública.
Luiz Inácio Lula da Silva (PT)
Atual presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, é pré-candidato à reeleição em 2026 pelo PT. Nascido em Garanhuns (PE), migrou com sua família para São Paulo ainda na infância. Na cidade, tornou-se metalúrgico e líder sindical, tendo papel central nas greves de 1978 a 1980 no ABC paulista.
Lula foi uma das principais figuras na criação do PT durante a redemocratização, mantendo-se na sigla até o momento. Após perder as eleições de 1989, 1994 e 1998, foi eleito presidente da República e governou o País de 2003 a 2010. Novamente eleito em 2022, exerce seu terceiro mandato no Executivo até o final de 2026.
Em 2018, no âmbito da operação Lava-Jato, o atual presidente foi condenado a nove anos e seis meses de prisão por corrupção passiva e lavagem de dinheiro. Chegou a ficar preso por 580 dias O Supremo Tribunal Federal (STF) anulou, em 2021, todas as condenações de Lula por considerar parcialidade no processo, permitindo que ele voltasse à vida pública, fosse eleito e, agora, concorresse a um quarto mandato.
Flávio Bolsonaro (PL)
Filho mais velho do ex-presidente Jair Bolsonaro, Flávio Nantes Bolsonaro é atualmente senador da República pelo Rio de Janeiro. O Partido Liberal (PL), sigla do político, o escolheu como pré-candidato após o pai se tornar inelegível pela condenação do golpe de 8 de janeiro e indicar o nome do filho.
Flávio foi deputado estadual do Rio de 2003 a 2019, sendo eleito 4 vezes para o cargo. Em 2014, foi o terceiro deputado estadual mais votado, com 160.359 votos. Já em 2018, Flávio foi eleito para o Senado com 4.380.418 votos, o equivalente a 31,36% dos votos válidos.
Flávio perdeu alguns pontos nas últimas pesquisas após ter áudios vazados expondo sua negociação de R$ 134 milhões com Daniel Vorcaro, dono do Banco Master.
Augusto Cury (Avante)
Augusto Jorge Cury é psiquiatra, professor e escritor, conhecido principalmente por seus livros de autoajuda e o romance O Vendedor de Sonhos, best-seller que chegou a ser adaptado ao cinema.
Nascido em Colina (SP), ele lançou sua pré-candidatura pelo Avante no começo de 2026, com discurso antipolarização, embora afirmando dialogar com políticos de centro e centro-direita, como Gilberto Kassab, Michel Temer e Aécio Neves.
Cabo Daciolo (Mobiliza)
Benevenuto Daciolo Fonseca dos Santos, conhecido como Cabo Daciolo, é um bombeiro militar da reserva, pastor evangélico e ex-deputado federal pelo Rio de Janeiro.
Daciolo concorreu a deputado pela primeira vez em 2006, não tendo sido eleito. Em 2008, também perdeu a disputa para vereador da cidade do Rio. Sua única vitória eleitoral foi em 2014, para uma vaga na Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj).
Durante seu mandato, de 2015 a 2019, Daciolo foi expulso do Partido Socialismo e Liberdade (PSOL) e trocou de filiação 6 vezes.
Daciolo ficou nacionalmente conhecido em 2018 por ter sido candidato à presidência, obtendo 1.348.323 votos (1,26%). Em 2022, concorreu a senador pelo PDT no Rio de Janeiro, obtendo 3,49% dos votos.
Edmilson Costa (PCB)
O atual Secretário-Geral do Partido Comunista Brasileiro (PCB), Edmilson Silva Costa, é doutor em economia pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e professor do curso de Direito da Universidade Nove de Julho (Uninove).
Membro do partido desde 1970, foi candidato à prefeitura de São Paulo em 2008, obtendo 4.300 (0,07%) votos. Nas eleições de 2010, foi candidato à Vice-Presidência do Brasil na chapa de Ivan Pinheiro. Os dois conquistaram 39.136 (0,04%) votos.
Hertz Dias (PSTU)
Hertz da Conceição Dias é professor na rede pública estadual e municipal do Maranhão, também atuando na música como rapper e militante do Movimento Negro.
Em 2022, ele concorreu ao governo do Maranhão pelo Partido Socialista dos Trabalhadores Unificado (PSTU) e obteve 5.191 (0,15%) votos. Neste ano sai como pré-candidato à presidência pelo mesmo partido.
Renan Santos (Missão)
Renan Antônio Ferreira dos Santos é conhecido por ser um dos fundadores e coordenadores do Movimento Brasil Livre (MBL), sendo uma figura relevante nos protestos que derrubaram a ex-presidente Dilma Rousseff em 2014. Ele atua como guitarrista em uma banda de rock e faz lives diárias em seus canais nas redes discutindo política brasileira e internacional.
Renan é um dos seus principais articuladores, responsável pela sua criação em 2025 e primeiro presidente da Missão, partido com origem no MBL. Essa será a primeira vez que o ativista irá concorrer a um cargo eletivo. No espectro político, ele afirma se opor tanto ao bolsonarismo quanto ao petismo. Entre apoiadores, como mostrou o Estadão, ganhou o apelido de “Javier Milei brasileiro”, comparação que vai além do cabelo bagunçado e dos shows de rock, mas pelo estilo intempestivo, com ideias disruptivas.
Romeu Zema (Novo)
Romeu Zema Neto é formado em administração pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e exerceu a função de presidente do Conselho de Administração do Grupo Zema, fundado pelo seu bisavô, de 1990 a 2016.
Ele concorreu a um cargo político pela primeira vez em 2018, se candidatando ao governo de Minas Gerais, ganhando o pleito com 71,8% de votos válidos no segundo turno. Quatro anos depois, foi reeleito para o mesmo cargo, já no primeiro turno, com 56,18%. Ele deixou o cargo em abril de 2026 para disputar a presidência da República.
Em âmbito nacional, Zema se alinha ao bolsonarismo e repudia o PT. Apesar da proximidade com Jair Bolsonaro, passou a criticar Flávio Bolsonaro após a revelação de áudios do senador com Daniel Vorcaro. Apesar disso, tem enfatizado que os nomes da direita estarão juntos em um segundo turno.
Ronaldo Caiado (PSD)
Ronaldo Ramos Caiado exerceu o cargo de deputado federal por Goiás em cinco mandatos, de 1991 a 1995 e de 1999 a 2015. Tornou-se senador pelo mesmo Estado de 2015 até 2019.
Ronaldo Caiado foi eleito governador de Goiás em 2018, com 59,73% do votos válidos no primeiro turno. Em 2022, foi reeleito com 51,81% dos votos, também no primeiro turno.
Em 2026, disputará sua segunda eleição para presidente. Ele também concorreu ao Palácio do Planalto em 1989, obtendo menos de 1% dos votos e ficando fora do segundo turno, disputado entre Fernando Collor (o vencedor) e Lula.
Caiado é membro de uma das mais poderosas famílias do agronegócio no Estado, com patrimônio declarado de R$ 24.874 436,19. Durante sua vida política, ele defendeu pautas alinhadas ao setor e se manteve próximo do conservadorismo.
Rui Costa Pimenta (PCO)
Rui Costa Pimenta é jornalista e presidente nacional do Partido da Causa Operária (PCO), se identificando como comunista e trotskista. Ele é neto do também político João da Costa Pimenta
Rui foi um dos fundadores do Partido dos Trabalhadores (PT) e acabou sendo expulso da sigla em 1995 por divergências políticas, criando no mesmo ano o PCO. Já foi candidato à presidência em 2002, 2010 e 2014.
Samara Martins (UP)
Samara Martins Silva é uma dentista atuante no Sistema Único de Saúde (SUS) e ativista dos movimentos sociais Movimento de Mulheres Olga Benário e a Frente Negra Revolucionária.
Durante seu período na universidade, foi diretora de mulheres na União Nacional dos Estudantes (UNE). Samara foi candidata à vice-presidência da República em 2022 na chapa de Leonardo Péricles, pela Unidade Popular (UP).
Joaquim Barbosa (DC)
Anunciado pelo Democracia Cristã (DC) como pré-candidato à presidência da república, Joaquim Barbosa não tem feito muitas manifestações diretas sobre a candidatura, mas levantou a possibilidade pelas redes sociais. Seu nome está envolvido em um imbróglio judicial dentro do partido após a destituição de Aldo Rebelo (DC) como pré-candidato.
Barbosa é formado em Direito pela Universidade de Brasília (UnB) e construiu carreira no Ministério Público Federal, onde atuou de 1984 até 2003. Naquele ano, foi nomeado pelo então presidente Lula (PT) como ministro do Supremo Tribunal Federal (STF).
Enquanto ocupava o cargo, ganhou notoriedade ao ser relator do processo do mensalão, sendo responsável pela condenação de políticos, empresários e dirigentes partidários acusados de participação no esquema. Barbosa se aposentou em 2014, deixando o Tribunal.
Aldo Rebelo (DC*)
Além de Joaquim Barbosa, Aldo Rebelo ainda tenta se viabilizar pelo DC. Contudo, não tem apoio do comando da legenda. Ele chegou a ser expulso do partido, mas conseguiu na Justiça sua reintegração, que ainda será discutida nos tribunais. Aldo foi deputado federal por São Paulo de 1991 até 2015, exercendo cinco mandatos no cargo pelo Partido Comunista do Brasil (PCdoB). Foi presidente da Câmara entre 2005 e 2007 e, durante os governos Lula e Dilma, foi ministro da Defesa, da Ciência, Tecnologia e Inovação, do Esporte e de Coordenação Política e Assuntos Institucionais.
A Polícia Rodoviária Federal (PRF) realizará, nos dias 14 e 15 de julho, o segundo leilão de veículos retidos de 2026 no Rio Grande do Norte. O certame ocorrerá exclusivamente pela internet e reunirá automóveis e motocicletas recolhidos neste ano e em exercícios anteriores, incluindo veículos aptos para circulação e lotes destinados à sucata.
O leilão será realizado por meio do site oficial do leiloeiro. No dia 14 de julho serão ofertados os veículos classificados como conservados ou recuperáveis. Já em 15 de julho, serão leiloados os lotes destinados exclusivamente à sucata.
Antes da realização do certame, os interessados poderão vistoriar os veículos presencialmente. A visitação pública ocorrerá nos dias 9, 10 e 13 de julho, sempre das 13h às 17h, nos pátios da empresa Transguard, onde os bens permanecem armazenados.
No município de Natal, os veículos estão no pátio localizado na Avenida Industrial Francisco da Motta, s/n, no bairro Bom Pastor. Em Caicó, a visitação será na BR-427, km 102, ao lado do Posto do Moinho. Já em Mossoró, os lotes poderão ser conferidos na Rua Maria Alves Rodrigues, nº 201, no bairro Dix-Sept Rosado.
De acordo com a PRF, o leilão reúne veículos recolhidos em 2026 e em anos anteriores, observando as normas previstas no edital do certame. Os lances serão recebidos exclusivamente pela plataforma eletrônica do leiloeiro, disponível no endereço https://www.mnleilao.com.br/.
Mais informações podem ser obtidas junto à Comissão Regional de Gestão de Pátios e Leilão da PRF pelo telefone (84) 3215-1501 ou pelo e-mail [email protected].
O Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte (TJRN) marcou para o dia 1º de julho, a partir das 9h, o julgamento dos processos administrativos que tratam da definição de uma vaga de desembargador pelo critério de antiguidade. A informação consta em publicação no Diário da Justiça Eletrônico do dia 19 de junho.
Serão analisados pelo Tribunal Pleno o processo de Eleição de Acesso ao Cargo de Desembargador do TJRN pelo Critério de Antiguidade, referente ao Edital nº 2/2025-TJRN, e o Incidente de Recusa relacionado ao mesmo procedimento.
A definição ocorre após decisão do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que determinou que o TJRN marcasse, em até 24 horas, a sessão para concluir o processo de escolha do novo desembargador. A vaga está aberta desde outubro de 2025.
A determinação do CNJ atendeu parcialmente a pedido do juiz Henrique Baltazar Vilar dos Santos, que questionou a demora na conclusão do processo de promoção. Segundo o Conselho, o edital para preenchimento da vaga foi publicado em outubro do ano passado, mas o julgamento ainda não havia sido finalizado.
Na decisão, o CNJ apontou mora administrativa e determinou que a sessão fosse realizada após o encerramento do prazo de defesa no incidente em tramitação no próprio TJRN. O órgão também estabeleceu que a escolha seja concluída na mesma reunião.
O julgamento havia sido suspenso na sessão do Pleno da última quarta-feira (17), após o surgimento de fatos novos relacionados a um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) assinado pelo magistrado Henrique Baltazar. Na ocasião, o TJRN informou que a suspensão ocorreu em respeito ao devido processo legal, à ampla defesa e ao contraditório.
O pré-candidato ao Governo do Rio Grande do Norte Cadu Xavier (PT) afirmou que a governadora Fátima Bezerra (PT) é sua “grande inspiração” política. A declaração foi dada durante entrevista ao programa Frente a Frente, da TV Clube RN, veiculada no sábado 20, ao ser questionado sobre qual líder público mais admira. Mesmo depois de se apresentar ao longo da conversa como “Cadu de Lula” e de exaltar o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), o ex-secretário de Fazenda escolheu Fátima como principal referência.
“Não vou negar. Fátima Bezerra. Eu poderia dizer o presidente Lula ou a governadora Fátima, mas Fátima, para mim, é uma grande inspiração”, afirmou Cadu.
A resposta ocorreu no bloco final da entrevista, durante um pingue-pongue em que o pré-candidato foi provocado a responder de forma mais objetiva sobre temas pessoais, políticos e familiares. Ao citar Fátima, Cadu reforçou a vinculação direta de sua pré-candidatura ao governo estadual com a trajetória da atual governadora, de quem foi auxiliar entre 2019 e abril deste ano — primeiro como secretário de Tributação e, depois, como titular da Fazenda, no comando das finanças estaduais.
Ao longo da entrevista, Cadu fez uma defesa enfática da governadora. Disse que tem orgulho de ter participado da gestão dela e afirmou que Fátima foi responsável por lhe dar a oportunidade de ocupar funções centrais no Governo do Estado. Para ele, aceitar o convite da petista foi uma das decisões mais importantes de sua vida pública.
“A decisão de aceitar o convite para participar da reconstrução do Rio Grande do Norte talvez tenha sido uma das decisões que eu tomei na minha vida que eu tenho mais orgulho”, declarou.
Cadu também associou sua própria trajetória política à confiança recebida de Fátima. Segundo ele, “só uma política como Fátima” o colocaria no lugar em que chegou dentro do governo. O pré-candidato afirmou ainda que a governadora é uma mulher honesta e disse nunca ter visto alguém questionar a honestidade dela.
“Fátima é uma mulher honesta. Você pode discordar da trajetória dela, de decisões dela, mas eu nunca vi ninguém questionar a honestidade de Fátima”, disse.
A entrevista também teve momentos de defesa pessoal da governadora. Cadu afirmou que Fátima enfrenta preconceitos em determinados ambientes por sua origem humilde, por ser mulher, pela simplicidade e pelas escolhas pessoais. Segundo ele, esse incômodo aparece sobretudo entre setores da elite.
“Eu convivo de perto com Fátima e chego em todos os ambientes há sete anos. Você nota o preconceito quando Fátima entra num restaurante, às vezes, quando tem algum evento. Você vê o olhar das pessoas, julgando ela de cima a baixo, pela origem, pela humildade, por ela ser mulher, por ela ter as opções sexuais que ela tem, pela simplicidade (sic)”, afirmou.
Cadu comparou Fátima a Lula ao dizer que ambos representam pessoas de origem humilde que chegaram ao poder e continuaram voltadas para os mais pobres. Ele disse admirar o presidente pela dedicação à militância política, pelos programas sociais e pelo olhar para o Nordeste, especialmente pela transposição do Rio São Francisco. Mesmo assim, ao ser instado a escolher um líder, preferiu a governadora.
A fala também ajuda a definir o posicionamento eleitoral de Cadu. Durante a entrevista, ele afirmou que tem orgulho de carregar o nome “Cadu de Lula”, mas deixou claro que sua construção local está ligada diretamente ao governo Fátima. Ele disse que pretende dar sua própria marca a uma eventual gestão, mas sem negar o legado da atual governadora.
“É óbvio que eu vou dar a minha marca, mas eu não posso aqui deixar de dizer para o seu telespectador do orgulho que eu tenho de ter feito parte do governo da professora Fátima”, afirmou.
Cadu disse que o Rio Grande do Norte era “terra arrasada” antes da gestão petista, com folhas salariais atrasadas, crise na segurança pública e rebeliões no sistema prisional. Registrou que o governo atual reconstruiu áreas importantes do Estado, pagou salários em dia e fez entregas em saúde, educação, segurança e infraestrutura.
Ao ser questionado sobre a alta rejeição da governadora nas pesquisas, Cadu reconheceu falhas na articulação política e na comunicação do governo, mas sustentou que as entregas existem em todas as regiões do Estado. Segundo ele, seu papel na pré-campanha será lembrar ao eleitor como o Estado estava antes de Fátima e apresentar uma perspectiva de continuidade com avanços.
A relação com Fátima apareceu ainda em um relato sobre a transição de governo, entre o fim de 2018 e o início de 2019. Cadu contou que, antes da posse, a governadora lhe perguntou se a arrecadação permitiria pagar os salários dentro do mês. Ao ouvir que sim, segundo ele, Fátima teria determinado que a folha nunca mais atrasasse.
“Ela levantou e disse, olhando no meu olho: você nunca mais vai deixar a folha do Estado atrasar”, contou.
Para Cadu, a experiência no governo Fátima foi decisiva para sua entrada na disputa eleitoral. Ele afirmou que nunca teve como projeto pessoal ser governador, mas que a atuação durante a pandemia e o trabalho na área fiscal o levaram a ser visto como nome político dentro do grupo governista.
No fim da entrevista, ao ser perguntado sobre sua essência, Cadu respondeu “fazer o bem”. Sobre o que espera que as pessoas sintam ao ouvi-lo na campanha, respondeu “verdade”. E, quando provocado a citar sua principal inspiração política, voltou a Fátima, consolidando a mensagem central da entrevista: sua candidatura busca se apresentar como continuidade do campo de Lula, mas nasce, sobretudo, da relação construída com a governadora do Rio Grande do Norte.
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) reduziu o alcance da suspensão aplicada a produtos da marca Ypê e passou a restringir a medida apenas a determinados lotes de detergentes, desinfetantes e lava-roupas fabricados em períodos específicos. A alteração foi publicada no Diário Oficial da União desta segunda-feira (22).
De acordo com a Anvisa, a mudança foi baseada na análise de novos documentos e resultados de testes laboratoriais apresentados pela Química Amparo, fabricante da marca Ypê.
Com a nova decisão, os produtos fabricados em 2026 que apresentaram resultados considerados satisfatórios foram liberados para comercialização. Permanecem suspensos apenas os lotes identificados durante a investigação conduzida pela agência.
Segundo a Anvisa, continuam proibidos para comercialização, distribuição e uso os detergentes lava-louças Ypê e os desinfetantes Bak e Pinho Ypê com lotes terminados em “1” fabricados até 31 de dezembro de 2025. No caso dos lava-roupas líquidos Tixan Ypê, a restrição abrange os lotes terminados em “1” produzidos até 31 de março de 2026.
A suspensão original foi determinada após uma inspeção conjunta realizada pela Anvisa, pelo governo do estado de São Paulo e pela prefeitura de Amparo (SP), município onde está localizada a fábrica da Química Amparo.
Conforme as resoluções publicadas nesta segunda-feira, os testes realizados nos produtos fabricados entre janeiro e fevereiro de 2026 apresentaram resultados satisfatórios no caso dos detergentes e desinfetantes, o que levou à liberação desses itens. Já a manutenção da restrição para os lava-roupas líquidos Tixan Ypê até março de 2026 está relacionada às medidas previstas em um plano de gerenciamento e mitigação de riscos apresentado pela fabricante.
Produtos que seguem sob restrição
Continuam sujeitos à suspensão:
Lava-louças Ypê com lotes terminados em “1” fabricados até 31 de dezembro de 2025;
Desinfetantes Bak e Pinho Ypê com lotes terminados em “1” fabricados até 31 de dezembro de 2025;
Lava-roupas líquidos Tixan Ypê com lotes terminados em “1” produzidos até 31 de março de 2026.
No caso dos lava-roupas, a medida também prevê o recolhimento voluntário dos produtos abrangidos pela decisão.
A Anvisa orienta os consumidores a verificarem o número do lote impresso nas embalagens. Os produtos fabricados em 2026 que não se enquadram nas restrições podem continuar sendo comercializados normalmente, enquanto os lotes ainda abrangidos pela medida permanecem proibidos até nova manifestação da agência.
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou o registro do medicamento Inluriyo® (tosilato de inlunestranto), indicado para o tratamento de câncer de mama em pacientes adultos previamente submetidos à terapia endócrina.
A decisão foi publicada nesta segunda-feira (22/6) e autoriza o uso do medicamento desenvolvido pela Eli Lilly do Brasil Ltda. como monoterapia.
Para quais casos o medicamento é indicado O Inluriyo® é indicado para pacientes com câncer de mama localmente avançado, quando o tumor não pode ser removido por cirurgia, ou metastático, quando a doença já se espalhou para outras partes do corpo.
O tratamento é voltado para tumores do tipo receptor de estrogênio positivo (ER+), HER2-negativo (HER2-) e com mutação no receptor de estrogênio 1 (ESR1m), características que influenciam diretamente na escolha terapêutica.
Medicamento é de uso oral e monoterapia Segundo a Anvisa, o medicamento é administrado por via oral e utilizado como monoterapia, ou seja, sem associação obrigatória com outros fármacos no esquema inicial de tratamento.
A aprovação amplia as opções terapêuticas disponíveis para pacientes que já receberam tratamento hormonal anteriormente.
Câncer de mama é o mais incidente entre mulheres no Brasil De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (Inca), o câncer de mama é a neoplasia maligna mais incidente entre mulheres no país.
Entre 2023 e 2025, foram estimados 73.610 novos casos, o que representa cerca de 30,1% de todos os diagnósticos de câncer em mulheres no Brasil.
A Anvisa é responsável pela regulação e registro de medicamentos no país, garantindo a segurança, eficácia e qualidade dos produtos disponibilizados à população.