TSE vira palco da guerra de ações judiciais entre PT e PL nas redes

Postado em 26 de junho de 2026

A corrida presidencial de 2026, antes mesmo do início oficial da campanha, já acumula dezenas de disputas no TSE (Tribunal Superior Eleitoral). Levantamentos realizados por PT (Partido dos Trabalhadores) e PL (Partido Liberal) apontam que as campanhas somam quase 120 ações e representações envolvendo publicações nas redes sociais.

Levantamento obtido pela CNN mostra que o PT contabiliza cerca de 60 medidas adotadas entre fevereiro e 18 de junho deste ano. O balanço reúne representações, pedidos de direito de resposta, notícias-crime e ofícios encaminhados às plataformas digitais.

A maior parte das ações mira Flávio Bolsonaro, o PL, parlamentares aliados e perfis nas redes sociais. Os principais alvos são publicações produzidas com inteligência artificial, impulsionamento irregular e propaganda eleitoral antecipada. Também há representações contra conteúdos que relacionam o presidente Lula ao PCC, ao Comando Vermelho, ao Banco Master e à fraude no INSS.

Já o PL apresentou cerca de 58 representações contra Lula, o PT e aliados do começo do ano até aqui . As ações também têm como foco conteúdos publicados nas redes sociais e pedidos de remoção de publicações consideradas irregulares. Em comum, as representações buscam retirar conteúdos do ar e responsabilizar autores e plataformas.

O movimento ganhou novo impulso nesta semana com decisões da ministra Estela Aranha, integrante do colegiado do TSE responsável por analisar as ações de propaganda eleitoral da disputa presidencial. Em liminares recentes, a ministra determinou aos dois partidos a retirada de conteúdos que associavam Flávio e Lula ao crime organizado.

As decisões reforçam o entendimento da Corte de que acusações sem respaldo em fatos concretos podem configurar propaganda eleitoral antecipada negativa.

Nos núcleos jurídicos das campanhas a avaliação é que essa judicialização tende a crescer até o início da campanha oficial, em meados de agosto. Nas duas siglas a atuação passou a ser praticamente em tempo real. O objetivo é retirar publicações do ar e estabelecer limites para a estratégia digital dos adversários.

 CNN

Deputado Francisco recebe título de cidadão de Fernando Pedroza por relevantes serviços prestados ao município

Postado em 26 de junho de 2026

O deputado estadual Francisco do PT recebeu, nesta quinta-feira, o título de cidadão fernando-pedrozense, concedido pela Câmara Municipal em reconhecimento aos relevantes serviços prestados ao município. A honraria foi proposta pelo vereador Magnos Paulo.

A solenidade reuniu autoridades, lideranças políticas e moradores da cidade para celebrar a homenagem ao parlamentar, que ao longo do mandato tem atuado em defesa de pautas importantes para Fernando Pedroza, destinando emendas parlamentares, acompanhando demandas da população e buscando investimentos para o desenvolvimento do município.

Ao agradecer a homenagem, Francisco destacou a emoção de passar a integrar oficialmente a história da cidade.

“Recebo este título com muita gratidão e responsabilidade. É uma honra me tornar cidadão fernando-pedrozense. Esse reconhecimento fortalece ainda mais o meu compromisso de continuar trabalhando para garantir mais investimentos e melhorias para o município”, afirmou o deputado.

Autor da propositura, o vereador Magnos Paulo ressaltou que a homenagem é um reconhecimento ao compromisso de Francisco com a população de Fernando Pedroza.

“Francisco tem sido um parceiro do nosso município, sempre atento às nossas demandas e contribuindo para importantes conquistas. Este título é um reconhecimento justo pelos relevantes serviços prestados à nossa cidade”, destacou o vereador.

TRE confirma mandato de Luiz Eduardo e valida desfiliação

Postado em 26 de junho de 2026

O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) decidi pela improcedência do pedido e reconhecendo justa causa, afastando configuração de infidelidade partidária do deputado estadual Luiz Eduardo (PL), pleiteada em ação do primeiro suplente de deputado do partido Solidariedadde, o ex-vereador mossoroense Clayton Jadson Silva Rolim, o “Soldado Jadson”.

A Corte acompanhou, à unanimidade, o voto do relator dos autos, juiz federal Marcello Rocha Lopes, que levou em conta a carta de anuência do próprio SDD, a respeito do desligamento de Luiz Eduardo sem incorrer em perda de mandato.

O deputado Luiz Eduardo falou de sua tranquilidade em relação ao julgamento da ação na segunda instância da Justiça Eleitoral, tendo em vista decisão anterior da Corte: “É desespero para tentar atrapalhar nossa vida, não tenho dúvida que ia ser favorável a gente, até porque não tinha como sair do partido sem autorização”.

Luiz Eduardo contou com favorável do Ministério Público Eleitoral (MPE) à desfiliação partidária do Solidariedade, bem como a anuência sobre liberação do Solidariedade assinada pelo presidente do partido, o advogado Janiel Hercílio da Silva e também pelos vice-presidentes e tesoureiro da sigla.

Como medida preventiva, o deputado Luiz Eduardo já havia acionado a Corte para garantir sua filiação ao PL. Em 15 de janeiro o plenário do TRE, acompanhando voto do mesmo relador Marcello Rocha, seguiu nova jurisprudência do TSE, por entender que ““a probabilidade do direito reside na carta de anuência” e pelo fato do “prazo fatal” para filiação partidária de quem pretende concorrer ao pleito de 2026 expirar apenas em abril, “não era cronograma de eventos sociais ou políticos de nova agremiação motivo jurídico suficiente para caracterizar a urgência jurisdicional”.

O juiz Marcello Rocha considero, naquela ocasião, tese firmada em abril de 2025 pela Corte Superior, de que “a anuência da agremiação, desde que materializada em documento formal do órgão competente e observadas as normas estatutárias, a assegura por si só a saída do eleito sem perda de mandato”.

Como destacou o ministro Nunes Marques, aponto Rocha, “a desjudicialização nestas hipóteses evita custos processuais desnecessários e impede que o Judiciário seja utilizado apenas para “certificar” o que já está documentado e aceito pelas partes no plano extrajudicial”.

Luiz Eduardo comemorou a decisão da Justiça Eleitoral, pois mesmo com o arquivamentos autos, “decidiram que com a carta de anuência estou livre, posso ir pra onde eu quiser”.

Luiz Eduardo também considerou que a decisão também “foi boa para os outros colegas deputados”, que almejam trocar de partidos durante a chamada janela partidária em março.

Por ocasião daquele julgamento, o advogado Artur Lobo Carvalho, que defendeu o deputado Luiz Eduardo, explicava a nova jurisprudência do TSE apontada a desnecessidade de se chancelar a desfiliação partidária autorizada em carta de anuência concedida pelo partido de origem.

“O TSE na verdade fez isso para evitar a judicialização, já tem a carta de anuência, não existe questionamento sobre a veracidade da carta, não havendo, não há sentido de ficar se judicializando só para a justiça declarar que reconhece a carta de anuência”, afirmava Artur Lobo.

tribuna do norte

Valdemar antecipa retorno ao Brasil para reunião com Michelle e Flávio

Postado em 26 de junho de 2026

O presidente nacional do PL, Valdemar Costa Neto, antecipou seu retorno ao Brasil para tentar debelar a crise na família Bolsonaro.

O dirigente da legenda, que estava nos Estados Unidos, decidiu voltar nesta quinta-feira (25) para conversar com Flávio e Michelle Bolsonaro.

“Em primeiro lugar, vou falar com Flavio e Michelle pessoalmente”, disse à CNN.

Para Valdemar, a legenda não pode começar o pleito eleitoral deste ano com uma divisão, ainda mais familiar.

Nesta quinta-feira (25), o senador e pré-candidato defendeu uma “união de forças” e pediu desculpas para a madrasta. Michelle negou briga e disse não ter “raiva de ninguém”.

A ex-primeira-dama já dava sinais nas últimas semanas de que poderia expor a crise instalada com Flávio caso o senador não pedisse desculpa.

Segundo relatos feitos à CNN, Michelle chegou a manifestar expectativa por uma conversa de recomposição com o pré-candidato do PL à sucessão presidencial.

Flávio, porém, não procurou Michelle. Em paralelo, a ex-primeira-dama observou um crescente movimento de críticas contra ela nas redes por parte de perfis de direita.

Ela então avisou o marido, Jair Bolsonaro, que gravaria um vídeo, mas não informou o conteúdo dele.

No PL, a intenção de gravar o vídeo não foi considerada grave, mas o conteúdo com críticas a Flávio foi visto como um erro da ex-primeira-dama.

CNN

50% dizem não votar em Lula “de jeito nenhum”

Postado em 26 de junho de 2026

Uma nova pesquisa PoderData/Aya divulgada na quinta-feira (25) aponta o cenário de rejeição e potencial de voto de dois nomes da política nacional: o presidente Lula (PT) e o senador Flávio Bolsonaro (PL).

Segundo o levantamento, 50% dos entrevistados afirmam que não votariam em Lula “de jeito nenhum”. Outros 35% dizem que votariam apenas no petista, enquanto 11% declaram que poderiam escolher seu nome em uma disputa eleitoral.

Em relação ao senador Flávio Bolsonaro, 48% dizem que não votariam nele em nenhuma hipótese. Já 32% afirmam que ele é o único em quem votariam, enquanto 15% dizem que poderiam considerar o nome do parlamentar.

Os números indicam estabilidade no cenário em comparação com o levantamento anterior, feito no fim de maio. De acordo com a pesquisa, houve apenas variações leves dentro da margem de erro, sem mudanças significativas no comportamento do eleitorado.

O estudo foi realizado entre os dias 21 e 24 de junho de 2026, com 2.400 entrevistas em 617 municípios de todas as 27 unidades da Federação. A margem de erro é de 2 pontos percentuais, com nível de confiança de 95%. A pesquisa está registrada no TSE sob o número BR-05722/2026.

Empate
A nova pesquisa eleitoral aponta um cenário de forte equilíbrio entre o presidente Lula (PT) e o senador Flávio Bolsonaro (PL) em uma simulação de 2º turno. Segundo levantamento PoderData/Aya, divulgado nesta quinta-feira (25), Lula aparece com 46% das intenções de voto, enquanto Flávio Bolsonaro registra 43%.

A diferença de três pontos percentuais coloca os dois pré-candidatos dentro da margem de erro da pesquisa, que é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos, configurando empate técnico.

O resultado indica um cenário de disputa apertada e de alta competitividade entre os dois nomes testados, sem vantagem consolidada para nenhum dos lados.

tribuna do norte

MPRN recomenda revisão de edital de concurso para policial penal do RN e pede análise de vagas por gênero

Postado em 26 de junho de 2026

O Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN) recomendou que o Governo do Estado avalie a possibilidade de dividir as vagas por gênero no concurso para policial penal.

A recomendação foi enviada à Secretaria de Estado da Administração (Sead), que terá 10 dias para informar se vai acatar a orientação e quais medidas poderão ser adotadas.

Segundo o MPRN, a questão precisa ser analisada porque os policiais penais realizam atividades que envolvem contato direto com os presos, como revistas e conduções. Pela legislação, esses procedimentos devem ser feitos, em regra, por servidores do mesmo gênero da pessoa privada de liberdade.

O órgão destacou que a definição das vagas deve levar em conta as necessidades do sistema prisional. Entre os exemplos citados estão a abertura de novas unidades femininas, espaços destinados à população transfeminina e o reforço de equipes que atuam em presídios masculinos.

O Ministério Público também apontou que o concurso anterior para o cargo, realizado em 2017, teve divisão de vagas por gênero. Na época, 79% das vagas foram destinadas a homens e 21% a mulheres. Além disso, um levantamento feito pelo órgão mostrou que 17 dos 24 concursos para policial penal analisados em outros estados também adotaram esse modelo.

Dados do sistema penitenciário estadual indicam que o Rio Grande do Norte tem 8.277 pessoas presas. Desse total, 95% são homens e 5% são mulheres. Já o quadro atual de policiais penais conta com 1.381 servidores, sendo 77% homens e 23% mulheres.

De acordo com o MPRN, o processo de abertura do novo concurso não apresentou uma justificativa detalhada para a decisão de não separar as vagas por gênero no edital. Por isso, o órgão recomenda que o tema seja discutido pela comissão organizadora antes de uma definição final.

Concurso Unificado do RN tem resultado preliminar divulgado; veja como consultar

Postado em 26 de junho de 2026

O Governo do Rio Grande do Norte publicou, nesta quarta-feira (24), o resultado preliminar da prova objetiva do Concurso Público Unificado. A lista contempla os candidatos que atingiram a pontuação mínima exigida no certame, regulamentado pelo Edital nº 001/2026.

A consulta pode ser feita no portal do Instituto Avalia, responsável pela organização do concurso. Os resultados foram disponibilizados em listas separadas para os cargos das Centrais de Abastecimento do Rio Grande do Norte (Ceasa/RN), do Departamento Estadual de Trânsito (Detran/RN) e do Instituto de Previdência dos Servidores do Estado (Ipern).

Além da classificação preliminar, os participantes podem acessar, na área do candidato, a folha de respostas e o desempenho individual obtido na prova objetiva. Segundo o Governo do Estado, essas informações permanecerão disponíveis para consulta pelo prazo de até 60 dias.

Os candidatos que desejarem contestar o resultado preliminar poderão apresentar recurso nos dias 25 e 26 de junho. O procedimento deve ser realizado exclusivamente por meio do formulário eletrônico disponível no site do Instituto Avalia.

Primeira edição do Concurso Unificado

Com mais de 49 mil inscritos, o Concurso Público Unificado marca a primeira seleção integrada promovida pelo Governo do Rio Grande do Norte, em um formato inspirado no Concurso Público Nacional Unificado (CNU). Coordenado pela Secretaria de Estado da Administração (Sead), o certame oferece 175 vagas distribuídas entre o Detran/RN, o Ipern e a Ceasa/RN.

O concurso foi organizado em blocos de cargos, conforme o nível de escolaridade. Esse modelo permitiu que os candidatos disputassem vagas em mais de um órgão dentro do mesmo bloco, ampliando as possibilidades de classificação. Também foi autorizada a inscrição em blocos distintos dos níveis médio e superior, desde que observadas as regras previstas no edital.

Tribuna do Norte

Banco Master: André Mendonça, do STF, manda Daniel Vorcaro para Papudinha

Postado em 26 de junho de 2026

O ministro André Mendonça, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou nesta quinta-feira (25) que o banqueiro Daniel Vorcaro seja transferido para o 19° Batalhão da Polícia Militar do Distrito Federal, conhecido como Papudinha.

Desde 4 de março deste ano, o banqueiro está preso nas dependências da Superintendência da Polícia Federal em Brasília.

Segundo Mendonça, a transferência do banqueiro para a Papudinha visa retirá-lo das instalações da Polícia Federal (PF) e, ao mesmo tempo, garantir sua segurança.

A Papudinha possui regime mais brando de prisão e tem instalações com quartos sem grades, cozinha e banheiros comunitários, além de área aberta para banho de sol.

O local é destinado a presos especiais, como policiais militares, advogados e juízes, e também já abrigou o ex-presidente Jair Bolsonaro e outros condenados pelos atos golpistas de 8 de janeiro de 2023.

Na mesma decisão, Mendonça negou pedido feito pela defesa de Vorcaro para substituir a prisão preventiva pela prisão domiciliar. O ministro seguiu parecer da Procuradoria-Geral da República (PGR) e da PF. Segundo as investigações, dados reunidos mostram movimentações financeiras com “estratégias de ocultação, blindagem ou deslocamento patrimonial”.

“No que concerne ao pedido para substituição de prisão preventiva do requerente pelo regime de custódia domiciliar, indefiro-o, de plano, ante a ausência de novos elementos capazes de afastar a motivação exaustivamente apresentada no bojo da decisão monocraticamente proferida”, afirmou.

Delação rejeitada
Vorcaro voltou a ser preso e foi alvo da terceira fase da Operação Compliance Zero, da PF, que investiga fraudes financeiras no Master e a tentativa de compra da instituição pelo Banco Regional de Brasília (BRB), banco público ligado ao Governo do Distrito Federal (GDF).

O banqueiro fez duas tentativas de fechar um acordo de delação premiada. A segunda foi rejeitada pela Procuradoria-Geral da República (PGR) no último dia 15. Na semana anterior, a Polícia Federal também recusou o acordo.

NOVO Notícias

“Não sou máfia, bandido ou desonesto”, escreve pai de Vorcaro a Mendonça

Postado em 26 de junho de 2026

Henrique Vorcaro, pai do empresário Daniel Vorcaro, enviou uma carta de oito páginas ao ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) André Mendonça na qual afirma ter sido preso “por um total e absoluto equívoco”, nega participação nas irregularidades investigadas pela Polícia Federal e relata problemas de saúde enfrentados na prisão. Preso desde 14 de maio na Penitenciária Nelson Hungria, em Contagem (MG), ele é investigado na Operação Compliance Zero, que apura um suposto esquema de intimidação, vazamento de informações sigilosas e manipulação de conteúdo envolvendo o Banco Master.

No documento, Henrique afirma que não integra organizações criminosas e contesta as acusações da investigação. “Não sou desonesto. Não faço coisas escusas. Ser honesto para mim não é só obrigação, é um prazer. Consegui com muito suor um patrimônio expressivo. Trabalho dia, tarde e noite, sempre. Não sou bandido. Não sou máfia”, escreveu. Segundo pessoas próximas à família, a carta foi elaborada porque ele afirma não ter sido ouvido no processo.

Henrique admite conhecer Luiz Phillipi Mourão, conhecido como “Sicário”, há cerca de dez anos, mas nega qualquer atividade ilícita. “Não conheço turma. Não sei o que fazem”, afirmou ao tratar das acusações de ligação com o grupo investigado pela Polícia Federal.

O empresário também relata ter passado mal na prisão no último dia 13 e afirma que teme não receber atendimento adequado em caso de emergência. “Fiquei apavorado, mas com a graça de Deus, orei e depois de um tempo, passou. Na cadeia não tenho a menor estrutura, se tiver que sair às pressas, tem só uma UPA por perto que não conseguiria me salvar se tivesse um pico de pressão para baixo ou para cima, poderia ser fatal”, escreveu.

A Polícia Federal aponta Henrique Vorcaro como um dos investigados por suposta participação em um grupo acusado de promover intimidações, coações e obtenção de informações sigilosas, além de contratar ações para remover reportagens críticas ao Banco Master. O empresário nega todas as acusações.

Comk informaçõs da Folha de S. Paulo

Empresa ligada a Vorcaro negociou cota de avião com Fábio Faria em troca de eólica

Postado em 25 de junho de 2026

Uma empresa ligada ao banqueiro Daniel Vorcaro, dono do Banco Master, negociou a transfência de um terço de um jatinho para Fabio Faria, ex-ministro das Comunicações do governo Jair Bolsonaro.

A cota no avião seria dada como parte do pagamento pela compra de 90% de um projeto de energia eólica de Faria. O empreendimento foi adquirido pela “Super Empreendimentos e Participações”, empresa vinculada a Vorcaro.

A eólica está localizada no Rio Grande do Norte, estado de origem de Faria, e foi vendida pelo ex-ministro a Super Empreendimentos e Participações por R$ 67,5 milhões, conforme revelou o portal Uol em janeiro.

Como parte do pagamento, Faria recebeu R$ 2,5 milhões à vista e um apartamento de R$ 50 milhões em São Paulo. A cota na aeronave, por sua vez, equivaleria a R$ 15 milhões do negócio.

Avião foi citado em mensagem a Vorcaro

A citação à aeronave negociada com Fabio Faria foi encontrada no levantamento do sigilo das mensagens trocadas por Vorcaro e seu cunhado Fabiano Zettel no dia 11 de novembro de 2024.

Zettel incluiu “Avião – Fabio Faria” na lista de cobranças que estava recebendo (veja a imagem do print na galeria). Diferementemente dos outros nomes, não há menção a valores no caso do ex-ministro.

Questionado pela coluna, Faria confirmou que negociou uma cota de 1/3 de um jato modelo “Phenom 300”, ano 2010, fabricado pela Embraer, como parte do pagamento pela venda do projeto eólico.

O primeiro contrato entre o ex-ministro e a empresa ligada a Vorcaro foi assinado em fevereiro de 2024. Três semanas depois, porém, foi feito um aditivo retirando a previsão de pagamento por meio da cota na aeronave.

O ex-ministro das Comunicações de Bolsonaro afirmou que decidiu renegociar a cota do avião após constatar que os custos que teria que pagar para usar a aeronave não compensariam.

De acordo com Faria, os R$ 15 milhões foram pagos pela Super, posteriormente, por meio de três transferências via Pix, feitas entre 30 de outubro de 2024 e 2 dezembro de 2024, sendo:

  • Pix de R$ 4,350 milhões em 30/10/2024;
  • Pix de R$ 3,150 milhões também em 30/10/2024;
  • Pix de R$ 7,5 milhões em 02/12/2024.

O ex-ministro sustenta que a mensagem enviada por Zettel a Vorcaro em 11 de novembro de 2024 sobre “Avião – Fabio Faria” se deu após Faria cobrar o pagamento da última parcela, feita em 2 de dezembro.

O avião de Fabio Faria

Indagado pela coluna se tem ou teve alguma outra sociedade em aviões com Vorcaro ou alguma empresa ligada ao dono do Banco Master, o ex-ministro das Comunicações de Bolsonaro afirmou que não.

Faria admitiu, contudo, ter uma cota em um jato executivo modelo “Cessna Citation Sovereign” juntamente a outros quatro sócios. Entre eles, está Bruno Bianco, ex-ministro da AGU do governo Bolsonaro.

À coluna, Faria afirmou que o avião foi comprado com pagamento de 20% à vista e o restante financiado pelo BTG Pactual, onde o ex-ministro das Comunicações trabalhou após deixar o governo.

Faria enviou à coluna documentos que mostram que todos os cinco sócios do avião pagaram a entrada em parcelas iguais de R$ 1.563.073,00 cada. Os pagamentos foram efetuados todos no mesmo dia: 24 de abril de 2024.

Por Igor Gadelha – Metrópoles

PREFEITURA DE CURRAIS NOVOS INICIA ENTREGA DE MATERIAL DIDÁTICO PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL

Postado em 25 de junho de 2026

A Prefeitura de Currais Novos, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SME), iniciou nesta quinta-feira (25) a entrega do material didático “PROSINHA”, da Editora Saraiva, destinado aos alunos dos níveis IV e V da Educação Infantil de toda a Rede Municipal de Ensino.

A primeira unidade contemplada foi o CMEI Tia Neta, que recebeu os kits pedagógicos em uma ação para o fortalecimento do processo de ensino e aprendizagem desde os primeiros anos escolares.

Participaram da entrega o prefeito Lucas Galvão, a vice-prefeita Milena Galvão e o secretário municipal de Educação, Joriam Santos, além de gestores, professores e servidores da unidade de ensino.

Durante a solenidade, o prefeito Lucas Galvão destacou a importância dos investimentos realizados na educação municipal.

“Investir na educação é investir no futuro da nossa cidade. Estamos garantindo que nossas crianças tenham acesso a ferramentas de qualidade que auxiliem no aprendizado e fortaleçam o trabalho desenvolvido pelos nossos profissionais da educação”, afirmou.

A entrega do material será realizada gradativamente em todas as unidades da Rede Municipal que atendem os níveis IV e V da Educação Infantil, beneficiando centenas de crianças e fortalecendo as ações pedagógicas desenvolvidas em sala de aula.

Morre a jornalista Helga Oliveira, pioneira na cobertura esportiva

Postado em 25 de junho de 2026

Morreu nesta quinta-feira (25) a jornalista Helga Oliveira, pioneira na cobertura esportiva no Rio Grande do Norte, aos 48 anos. Ela realizava um tratamento contra a leucemia, e permaneceu internada nas últimas semanas.

Helga Oliveira lutava contra a doença há pelo menos cinco anos. No início de junho, uma gripe evoluiu para uma pneumonia agressiva, o que resultou em sua internação.

Até a publicação desta matéria, não há uma definição sobre a data e horário do sepultamento da jornalista. Em sua carreira, ela se destacou como um das primeiras mulheres a atuar na cobertura esportiva na televisão, à época, na TV Cabugi.

Mãe de Caio, Helga transformou sua experiência familiar em instrumento de informação, acolhimento e inclusão. Em 2018, os dois protagonizaram uma campanha institucional da Assembleia Legislativa sobre o Transtorno do Espectro Autista, voltada à importância do diagnóstico e da intervenção precoces.

Com a iniciativa, Helga permitiu que uma experiência verdadeira e profundamente humana chegasse a milhares de pessoas.

Em nota divulgada, a ALRN lamentou a perda, destacando sua trajetória profissional e legado.

“Neste momento de dor, a Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte se solidariza com seu esposo, Luís Henrique, seus filhos Pedro e Caio, demais familiares, amigos e toda a comunidade da comunicação potiguar, desejando força, conforto e serenidade diante desta irreparável perda.

Descanse em paz, Helga”, conclui o texto.

Tribuna do norte

Lula escolhe Teresa Leitão para liderança do governo no Senado após saída de Jaques Wagner

Postado em 25 de junho de 2026

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva anunciou nesta quinta-feira 25 a escolha da senadora Teresa Leitão como nova líder do governo no Senado. A petista substituirá Jaques Wagner, que deixou o cargo após ser alvo de uma operação da Polícia Federal.

Em publicação nas redes sociais, Lula afirmou que Teresa terá a missão de conduzir a articulação política de pautas consideradas prioritárias pelo governo, entre elas a proposta de fim da escala 6×1 e a PEC da Segurança Pública.

A mudança ocorre após Jaques Wagner conversar com o presidente e concordar em deixar a função. Um dos principais aliados de Lula no Congresso, o senador baiano vinha resistindo à possibilidade de afastamento, mas acabou deixando o posto diante do avanço das investigações.

Wagner foi alvo da nona fase da Operação Compliance Zero, que apura suspeitas de corrupção passiva, corrupção ativa e lavagem de dinheiro. Além dele, também foram alvos da investigação o empresário Augusto Lima e Eduardo Sodré Martins, enteado do senador e integrante do governo da Bahia.

Segundo a investigação, empresas ligadas a Augusto Lima teriam realizado pagamentos de R$ 3,5 milhões ao chamado “núcleo familiar” de Wagner. A Polícia Federal também apura supostos benefícios recebidos pelo senador, como viagens em jatinhos privados, ingressos para eventos e um apartamento em Salvador.

Durante o cumprimento dos mandados de busca e apreensão, agentes encontraram US$ 55 mil e 33 mil euros em endereços ligados ao parlamentar.

A defesa de Jaques Wagner nega irregularidades e apresentou recurso ao Supremo Tribunal Federal contra a decisão que autorizou as buscas. Os advogados sustentam que o senador não atuou para favorecer interesses do Banco Master no Congresso e afirmam que a investigação contém “erros graves”.

UNICAT de Currais Novos anuncia mudança no atendimento a partir de julho

Postado em 25 de junho de 2026

A Unidade Central de Agentes Terapêuticos (UNICAT) de Currais Novos informou que, devido à redução do número de servidores lotados na unidade, haverá mudanças no atendimento ao público a partir de julho de 2026.

Segundo a coordenação, serão distribuídas diariamente 40 fichas até as 10h da manhã. A unidade continuará funcionando normalmente das 7h às 13h, período em que todos os pacientes que receberem ficha serão atendidos.

Em nota, a UNICAT agradeceu a compreensão da população diante da medida adotada para garantir a continuidade dos serviços prestados.

Emprego no setor público cai no RN, enquanto empresas privadas ampliam contratações, mostra IBGE

Postado em 25 de junho de 2026

O número de trabalhadores assalariados vinculados à administração pública no Rio Grande do Norte diminuiu em 2024, enquanto as entidades empresariais ampliaram o quadro de empregados. Os dados são das Estatísticas do Cadastro Central de Empresas (Cempre), divulgadas nesta quinta-feira 25 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Segundo o levantamento, a administração pública concentrou 189.017 trabalhadores com carteira assinada no Estado, o equivalente a 28% do total de empregados formais. O contingente representa uma redução de 5,4% em comparação com 2023.

Na direção oposta, as entidades empresariais registraram crescimento de 6,2% no número de empregados, chegando a 460.096 trabalhadores. O segmento passou a concentrar 68,1% do pessoal ocupado assalariado do Rio Grande do Norte, consolidando sua liderança na geração de empregos formais.

As entidades sem fins lucrativos também ampliaram o número de trabalhadores. Em 2024, o setor empregava 26.090 pessoas, alta de 3,5% em relação ao ano anterior, respondendo por 3,9% do total de assalariados.

Ao todo, o Rio Grande do Norte contabilizou 675.203 trabalhadores assalariados e 136.308 sócios e proprietários distribuídos em 126.558 unidades locais dos setores público, privado e do terceiro setor.

Do total de estabelecimentos existentes no Estado, 109.404 eram entidades empresariais, o que corresponde a 86,4% das unidades locais. As entidades sem fins lucrativos representavam 12,1%, enquanto a administração pública respondia por apenas 1,4%.

Apesar da redução no número de servidores, a administração pública manteve a maior remuneração média entre os três segmentos. O salário mensal chegou a R$ 5.115,66, mais que o dobro da média registrada nas entidades empresariais (R$ 2.319,53) e superior à das entidades sem fins lucrativos (R$ 2.638,69). O rendimento também foi o maior entre as administrações públicas dos estados do Nordeste.

No conjunto dos setores analisados, foram pagos R$ 28,5 bilhões em salários e outras remunerações aos trabalhadores potiguares em 2024, montante 5,4% superior ao registrado no ano anterior.

Comércio segue liderando; setor de serviços cresce
Entre as atividades econômicas, o comércio e a reparação de veículos automotores e motocicletas permaneceram como o principal segmento do Estado. O setor reuniu 41.028 unidades locais, o equivalente a 32,4% do total.

O maior avanço percentual foi observado em “Outras atividades de serviços”, que cresceram 20% em relação a 2023 e alcançaram 11.757 empresas, representando 9,3% das unidades locais.

Também apresentaram crescimento expressivo as atividades de saúde humana e serviços sociais, com alta de 15,4% e total de 9.277 unidades, além do setor de informação e comunicação, que avançou 13,2%, chegando a 2.951 empresas.

A educação foi a única atividade econômica a registrar retração no período. O número de unidades locais caiu 10,4%, encerrando 2024 com 4.920 estabelecimentos.

Eletricidade e gás têm os maiores salários
Mesmo com redução de 1,3% na remuneração média, o segmento de eletricidade e gás continuou oferecendo os maiores salários do Rio Grande do Norte. Em 2024, a remuneração média chegou a R$ 7.451,88. O setor contava com 762 unidades locais e empregava 1.559 trabalhadores.

As indústrias extrativas apareceram na segunda colocação entre os maiores salários, com média de R$ 5.706,54, valor 9,4% superior ao registrado em 2023. O Estado possuía 676 empresas do segmento, responsáveis por 9.879 empregos.

A terceira maior remuneração foi observada na educação, com salário médio de R$ 5.108,92. Apesar disso, o valor ficou 2,1% abaixo do registrado no ano anterior. O setor reunia 4.920 unidades locais e empregava 36.667 pessoas.

Na outra ponta, o menor salário médio foi registrado nas atividades de artes, cultura, esporte e recreação. O segmento possuía 2.461 unidades locais, empregava 3.345 trabalhadores e pagava, em média, R$ 1.697,02 por mês.

agora rn