TCE-RN envia contas de Fátima de 2019 para decisão final da Assembleia Legislativa

Postado em 23 de junho de 2026

A Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte recebeu oficialmente o parecer do Tribunal de Contas do Estado (TCE-RN) sobre a primeira prestação de contas da gestão da governadora Fátima Bezerra (PT), referentes ao ano de 2019. O processo foi encaminhado pelo TCE-RN ao Legislativo no último dia 18 de junho, às vésperas do início do processo eleitoral e na reta final do segundo mandato da petista.

O envio foi formalizado por meio de ofício assinado pelo presidente do TCE, Carlos Thompson Costa Fernandes, direcionado ao presidente da Assembleia, Ezequiel Ferreira (PSDB). No documento, o conselheiro informa que o TCE-RN, por intermédio do Acórdão nº 810/2025-TC, emitiu parecer prévio favorável à aprovação das contas, “com ressalvas e recomendações”, e que a decisão já transitou em julgado no âmbito da Corte de Contas.

Embora o parecer técnico do TCE seja favorável, a palavra final não pertence ao Tribunal. Pela Constituição Estadual, cabe à Assembleia Legislativa julgar as contas da chefe do Poder Executivo. Os deputados poderão seguir ou não a orientação da Corte de Contas ao apreciar o processo. Uma eventual rejeição das contas pode deixar a governadora Fátima Bezerra inelegível. Ela não será candidata no pleito de 2026.

O julgamento ganha relevância política porque ocorre em ano eleitoral e envolve justamente as primeiras contas da gestão, iniciada em janeiro de 2019. À época, Fátima assumiu um Estado mergulhado em grave crise fiscal, com atrasos salariais, dificuldades de caixa e forte comprometimento das receitas com despesas obrigatórias. Agora, quando a governadora se aproxima da conclusão de oito anos à frente do Executivo, os parlamentares terão a missão de analisar oficialmente o balanço daquele primeiro exercício.

No parecer aprovado pelo TCE, o entendimento majoritário foi de que as inconsistências identificadas não justificavam uma reprovação. A própria ementa do acórdão faz referência ao “contexto fiscal excepcional do primeiro ano de gestão”, à “adoção de medidas de ajuste fiscal” e à existência de “impropriedades de natureza formal ou administrativa”, concluindo pela emissão de “parecer prévio favorável à aprovação com ressalvas”.

O julgamento não foi unânime. O resultado foi aprovado por maioria de quatro votos a dois, prevalecendo o voto-vista do conselheiro George Montenegro Soares. O entendimento vencedor incorporou ainda fundamentos apresentados pelos conselheiros Antonio Ed Souza Santana e Paulo Roberto Chaves Alves. Ficaram vencidos o relator original do processo, Antonio Gilberto de Oliveira Jales, e o conselheiro Renato Costa Dias.

Apesar da aprovação recomendada, o acórdão traz uma extensa lista de ressalvas e recomendações. Boa parte delas está relacionada à situação previdenciária e fiscal do Estado. O Tribunal recomendou, por exemplo, a implementação de um plano de amortização do déficit atuarial do regime próprio de previdência, a regularização de pendências para obtenção do Certificado de Regularidade Previdenciária (CRP) e a adoção de medidas para fortalecer o controle das contribuições previdenciárias.

O TCE também chamou atenção para o crescimento das despesas com pessoal. Entre as recomendações expedidas ao Executivo, está a orientação para que o Estado “se abstenha de conceder quaisquer reajustes remuneratórios, aumentos, vantagens ou reestruturações salariais” enquanto permanecer acima do limite prudencial estabelecido pela Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF). Em outro trecho, o acórdão menciona expressamente reajustes concedidos a categorias específicas “a exemplo do que foi feito para Polícia Militar e para os Procuradores do Estado no exercício analisado”.

Os conselheiros ainda recomendaram que o governo intensifique medidas de contenção de gastos com pessoal, mantenha controle rigoroso sobre gratificações e vantagens e evite novas contratações não essenciais até a recondução dos índices aos limites previstos na legislação fiscal.

Entre os demais pontos abordados, estão recomendações para aprimorar a cobrança da dívida ativa, aperfeiçoar a transparência das renúncias fiscais, melhorar o controle dos restos a pagar e fortalecer a fiscalização sobre empresas estatais. O Tribunal também determinou a realização de auditoria específica na Empresa Gestora de Ativos do Rio Grande do Norte (Emgern) para avaliar a execução orçamentária da companhia e sua possível dependência econômica em relação ao Governo do Estado.

Por O Correio de Hoje

Operadoras terão que manter e custear tratamentos a crianças com TEA no RN

Postado em 23 de junho de 2026

A 2ª Câmara Cível do TJRN negou recursos de duas operadoras de Plano de Saúde e manteve decisões que garantem tratamento a crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA). No primeiro caso, foi mantida a determinação para que o plano de saúde se abstenha de cobrar coparticipação em valor superior a uma mensalidade contratada (R$ 382,24), em razão do tratamento contínuo de uma criança. Já no segundo, foi mantido o custeio provisório de tratamento multidisciplinar de outra criança com TEA, na mesma clínica onde já era atendida, mesmo após o descredenciamento.

As decisões são oriundas das 18ª e 19ª Varas Cíveis de Natal e foram integralmente mantidas pelo colegiado. Segundo os magistrados, as crianças apresentam TEA, situação que atrai a proteção integral e a prioridade absoluta previstas na Constituição Federal e no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), impondo tratamento diferenciado e protetivo.

Eles ressaltaram, ainda, que os documentos acostados aos autos demonstraram vínculo terapêutico consolidado com a equipe multidisciplinar da clínica utilizada, com progressos clínicos registrados e recomendação médica expressa de manutenção no mesmo ambiente terapêutico, o que evidencia a probabilidade do direito e o risco de regressão caso haja interrupção abrupta.

“Embora o descredenciamento tenha observado a Resolução Normativa nº 566/2022 da ANS, a operadora não comprova que os prestadores alternativos ofertados podem garantir continuidade terapêutica equivalente, especialmente quanto à manutenção da relação construída com o menor”, reforça a relatora, em ambos os recursos, desembargadora Lourdes de Azevedo.

A relatora ainda ressaltou que a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), por meio da RN nº 541/2022, veda a limitação de sessões terapêuticas indicadas por profissionais de saúde para pacientes com TEA, tornando obrigatória a cobertura integral.

Tribuna do Norte

Corpo de Bombeiros atende ocorrência de acidente na BR-427 entre Currais Novos e Acari

Postado em 23 de junho de 2026

O Quartel do Corpo de Bombeiros Militar de Currais Novos foi acionado, por volta das 13h40, para atender uma ocorrência de acidente veicular envolvendo uma colisão entre um carro e uma motocicleta na BR-427, rodovia que liga os municípios de Currais Novos e Acari.

O acidente ocorreu nas proximidades da Mineração Acauã. Conforme as informações levantadas no local, o veículo, do tipo Saveiro, seguia no sentido Acari com três ocupantes, os quais não apresentavam lesões aparentes.

O motociclista recebeu atendimento pré-hospitalar pelas guarnições do Corpo de Bombeiros Militar e foi transportado ao Hospital Mariano Coelho, em Currais Novos, para avaliação e realização de exames médicos.

Os bombeiros militares também atuaram na retirada dos veículos da via, a fim de liberar o fluxo de trânsito e reduzir riscos no local. Após a chegada da Polícia Rodoviária Federal, a cena ficou sob responsabilidade da PRF.

1ºTenente Tertuliano – Comandante do 2ºSGB/4ºGBM

Corpo de Bombeiros divulga detalhes de acidente que resultou na morte de criança na BR-226

Postado em 23 de junho de 2026

O Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Norte informa que, por volta das 09h40, o Quartel do Corpo de Bombeiros Militar em Currais Novos foi acionado pela Polícia Militar para atender a uma ocorrência de acidente veicular na BR-226, rodovia que liga os municípios de Currais Novos e São Vicente.

O veículo seguia no sentido do município de São Vicente. Ao chegarem ao local, as guarnições constataram que uma criança já se encontrava em óbito. Outras cinco pessoas que estavam no veículo receberam atendimento médico e foram encaminhadas ao hospital através de ambulâncias do SAMU e do município de São Vicente.

Ainda conforme as informações colhidas no local, no automóvel estavam seis pessoas, sendo três adultos e três crianças.

Durante o atendimento, os bombeiros militares realizaram a análise dos possíveis riscos da cena, adotando as medidas necessárias para garantir a segurança da ocorrência.

O Instituto Técnico-Científico de Perícia — ITEP foi acionado, e a cena ficou sob responsabilidade da Polícia Militar.

O Corpo de Bombeiros Militar lamenta profundamente o ocorrido e se solidariza com os familiares.

1ºTenente Tertuliano – Comandante do 2ºSGB/4ºGBM

NINA SOUZA REÚNE LIDERANÇAS DO MATO GRANDE E LITORAL NORTE E FORTALECE PRÉ-CANDIDATURA À CÂMARA FEDERAL

Postado em 23 de junho de 2026

A pré-candidata a deputada federal Nina Souza promoveu um encontro com importantes lideranças do Mato Grande e do Litoral Norte do Rio Grande do Norte, reforçando a articulação regional e ampliando a base de apoio ao seu projeto para a Câmara dos Deputados.

Participaram da reunião os prefeitos Pedro Henrique, de Pedra Grande, e Hudson Matias, de Galinhos; o ex-vice-prefeito de Ceará-Mirim, Marcílio Dantas; os ex-prefeitos Irmão Naldo, de Galinhos, e Adriano Diógenes, de Guamaré; o ex-candidato a prefeito de São Miguel do Gostoso, Caio Fernandes; além de Lenilson do Posto, de Caiçara do Rio dos Ventos, Zé Pedro, presidente da Câmara de Alto do Rodrigues, Jocitan e Chico do Bode.

O encontro também contou com a participação de vereadores como Presidente da Câmara de Bento Fernandes vereador Breno, e Presidente da Câmara de Galinhos André Wallace e demais lideranças políticas das cidades de Pedra Grande, Galinhos, Alto do Rodrigues, Bento Fernandes, Guamaré, Touros, João Câmara, Caiçara do Norte, Caiçara do Rio dos Ventos, Jardim de Angicos, Macau, Rio do Fogo, Jandaíra, São Miguel do Gostoso e Ceará-Mirim.

O encontro teve como foco o fortalecimento do diálogo com lideranças municipais e a construção de uma agenda voltada às demandas do interior do estado. A participação de representantes de diferentes municípios evidencia o avanço das articulações políticas em torno da pré-candidatura de Nina Souza, que segue consolidando apoios em regiões estratégicas do Rio Grande do Norte.

“Não entrei na política para fazer mais do mesmo. Quero ajudar a construir um Rio Grande do Norte onde as pessoas tenham segurança, acesso à saúde, educação de qualidade e, principalmente, oportunidades para trabalhar e viver com dignidade”, afirmou.

A pré-candidata também defendeu uma atuação próxima dos municípios e das lideranças locais, ouvindo as demandas de cada região e buscando soluções que contribuam para o desenvolvimento econômico, a geração de empregos e a melhoria da qualidade de vida da população.

Emirados: Operação combate lavagem de dinheiro e sonegação fiscal na Grande Natal

Postado em 23 de junho de 2026

O Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN) e a Polícia Civil deflagraram nesta terça-feira (23) a operação Emirados para apurar crimes de lavagem de dinheiro, sonegação fiscal, associação criminosa e falsidade ideológica.

A investigação conjunta identificou um esquema estruturado para obter vantagens financeiras ilegais em prejuízo dos cofres públicos. O empresário apontado como chefe das fraudes tem atuação e influência no ramo de postos de combustíveis na Grande Natal e foi preso.

O trabalho aponta que os envolvidos utilizavam mecanismos para esconder bens e valores obtidos por meio de ilícitos fiscais. A apuração é conduzida pela 56ª Promotoria de Justiça de Natal, pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) e pela Delegacia Especializada na Repressão à Lavagem de Dinheiro (DRLD).

Além do mandado de prisão, a operação Emirados e cumpriu 33 mandados de busca e apreensão pessoal e domiciliar contra os alvos. Também foram aplicadas 75 medidas cautelares diversas da prisão. Os mandados foram cumpridos nas cidades potiguares de Natal, Parnamirim e São Gonçalo do Amarante.

No âmbito patrimonial, a Justiça determinou o sequestro de 18 imóveis e de uma lancha, com o objetivo de assegurar eventual reparação dos danos e impedir a dissipação do patrimônio investigado. Ao todo, 4 promotores de Justiça, 9 servidores do MPRN e mais de 120 policiais civis, entre delegados e agentes. Na casa do chefe do esquema, foram apreendidos mais de R$ 90 mil, dólares e euros em espécie, joias, documentos, celulares e computadores.

O esquema
O principal investigado é um empresário que liderava um arranjo voltado à ocultação de patrimônio. Para proteger os bens e evitar cobranças judiciais, ele registrava propriedades e veículos em nome de parentes e de funcionários de confiança, que atuavam como “laranjas”. As investigações também apontam que o chefe do grupo exercia o controle real sobre várias empresas de fachada, como distribuidoras, bares e postos de combustíveis, sem constar oficialmente nos contratos sociais.

A fraude contava com empresas utilizadas para deixar de pagar tributos estaduais de forma sistemática. Entre as condutas identificadas estão a omissão de entrada de mercadorias, a falta de emissão de notas fiscais e a criação de firmas em série em nome de terceiros. O esquema usava inclusive pessoas de baixa renda e beneficiários de programas assistenciais federais como sócios de fachada para blindar os verdadeiros donos dos negócios.

Sonegação, carro de luxo e mansão
As empresas vinculadas ao grupo econômico acumulam juntas um passivo tributário global que chega ao montante de R$ 72.922.514,57 inscritos na Dívida Ativa do Estado do Rio Grande do Norte. Os débitos estão concentrados no não recolhimento do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS).

Desse total sonegado, duas distribuidoras de alimentos respondem pelas maiores fatias da dívida fiscal.
Um dos fatos que motivou a abertura de uma linha de investigação específica foi a compra de um carro importado de luxo avaliado em cerca de R$ 800 mil. O veículo foi registrado em nome de um funcionário que exercia a função de auxiliar de contabilidade e contador com uma remuneração de R$ 1.954.

A capacidade financeira declarada era incompatível com o valor do automóvel, enquanto o líder do esquema ostentava o bem como próprio. O mesmo funcionário também aparecia como o comprador formal de uma residência de alto padrão em um condomínio fechado pelo valor declarado de R$ 2.558.000,00.

As diligências policiais e os exames de documentos constataram que o imóvel servia de moradia real para o próprio coordenador da organização. O grupo utilizava contas dessas firmas satélites para pagar contas e despesas de moradias de luxo da família do investigado.

Em razão do prejuízo causado aos cofres públicos e do risco de dissipação de ativos, a Justiça determinou o sequestro, a indisponibilidade de bens e o bloqueio de valores em contas bancárias no valor total de R$ 72.922.514,57. A medida alcança contas de pessoas físicas e jurídicas, incluindo nove empresas de um ecossistema contemporâneo de fachada e contas de passagem utilizadas pelo líder do esquema de fraudes.

Blog do Gustavo Negreiros

PESQUISA SETA INDICA ODON EM 2º LUGAR NA FEDERAÇÃO PT, PCdoB E PV

Postado em 23 de junho de 2026

Mais uma pesquisa do Instituto Seta, divulgada no último dia 20 de junho, apontou o crescimento do ex-prefeito de Currais Novos, Odon Jr., na disputa para deputado federal. No levantamento, Odon aparece em 2º lugar entre os nomes da Federação PT, PCdoB e PV, além de ocupar o 8º lugar na classificação geral, em situação de empate técnico.

Odon tem levado sua pré-campanha a todas as regiões do Rio Grande do Norte, recebendo apoios espontâneos de lideranças políticas, comunitárias e sociais em diversos municípios do estado.

Em suas entrevistas e agendas pelo RN, Odon Jr. tem defendido a importância dos programas sociais do Governo Lula para a população brasileira. Entre suas propostas, destaca o aperfeiçoamento do Bolsa Família, permitindo que famílias continuem recebendo o benefício mesmo quando um de seus integrantes conquista um emprego com carteira assinada. Segundo ele, essa medida contribuiria para ampliar a renda familiar e, ao mesmo tempo, estimular a formalização do trabalho.

“Vamos seguir carregando sonhos e esperanças em cada lugar do Rio Grande do Norte. Sonhos que vão virar realidade e esperança que se transformará em trabalho”, afirmou Odon Jr.

A pesquisa SETA foi realizada entre 15 e 17 de junho, possui margem de erro de 2,5 pontos percentuais para mais ou para menos e intervalo de confiança de 95%. Os registros na Justiça Eleitoral são RN-01712/2026 e BR-00738/2026.

Zema diz que exigirá estudo só de homem no Bolsa Família porque mulher ‘tem outras atribuições em casa’

Postado em 23 de junho de 2026

O presidenciável Romeu Zema (Novo), ex-governador de Minas Gerais, afirmou nesta segunda-feira (22) a empresários que, se eleito, pretende exigir de homens beneficiários do Bolsa Família a conclusão de seus estudos e a realização de curso técnico porque o país está “criando uma geração de imprestáveis”. No caso das mulheres, segundo ele, não será feita essa exigência porque elas “têm outras atribuições em casa”.

“Viso muito os homens. As mulheres têm outras atribuições em casa, têm filhos, têm uma diferença muito grande com relação aos homens. Os homens hoje são convidados a trabalhar, e as pessoas não vão por um motivo muito simples: elas têm a segurança de receber um benefício”, disse, durante palestra em evento da CNI (Confederação Nacional da Indústria) em Brasília.

Em discurso a uma plateia de empresários, Zema defendeu uma nova reforma da Previdência, uma reforma administrativa e a revisão de programas sociais. “Muitos aqui devem estar enfrentando dificuldade para contratar mão de obra. […] Estamos criando uma geração de imprestáveis”, afirmou,
recebendo aplausos com a expressão já utilizada por ele em outros momentos da pré-campanha.

“Quero que esses jovens, aqueles que não concluíram ensino fundamental, que concluam. Hoje não tem essa exigência. […] Quero colocar essas exigências para os homens. Mulher, mais uma vez, eu falei é diferente”, completou.

Uma pesquisa da FGV (Fundação Getulio Vargas) divulgada em dezembro passado aponta que 68,8% dos beneficiários do Bolsa Família que tinham entre 11 e 14 anos em dezembro de 2014, e 71,25% dos que tinham entre 15 e 17 anos, deixaram o programa até outubro de 2025. Neste ano, o FMI (Fundo Monetário Internacional) apontou que o Bolsa Família não tem reduzido sistematicamente a participação de mulheres na força de trabalho.

Zema também defendeu o regime de trabalho pago por hora trabalhada, uma alternativa à CLT (Consolidação das Leis do Trabalho). O ex-governador repetiu as críticas sobre o fim da escala 6×1, que aguarda avanços na tramitação no Senado.

“A produtividade é a chave para elevar a renda de qualquer economia no mundo. E o pessoal vai vendendo a ideia de uma canetada que vai fazer o trabalhador ganhar mais. Infelizmente, o brasileiro às vezes ainda acredita nesse tipo de coisa, como aí a questão da escala 6×1.”

O evento ainda terá a presença dos presidenciáveis Ronaldo Caiado (PSD) e Flávio Bolsonaro (PL). Lula (PT) e Renan Santos (Missão) foram convidados, mas recusaram. Como mostrou a última pesquisa Datafolha, Lula e Flávio estão isolados na liderança do primeiro turno, com 41% e 31%, respectivamente. Caiado marca 3%, e Zema, 2%.

Outro momento em que o ex-governador foi aplaudido foi quando afirmou que vai “privatizar tudo no Brasil”, mencionando a venda da Cemig e da Copasa em Minas. “Para mim, não existe vaca sagrada no que diz respeito a estatal. […] Estatal serve para a atender politicagem e não desenvolvimento econômico.”

Em seu discurso, Zema também repetiu os três pontos principais do seu plano de governo: choque de moral, choque contra criminosos e choque contra o que chamou de “gastança do Lula e do PT”. Ele afirmou que tirou Minas Gerais da calamidade e do déficit reduzindo despesas.

“Para mim, o pior de tudo são os juros, e eles só vão cair na hora que acabar essa gastança”, disse. O presidenciável do Novo também criticou Lula ao dizer que “o governo federal criminaliza o setor produtivo”.

Zema disse ainda que “sempre considerou a política uma atividade criminosa”, mas teria mudado de ideia ao decidir concorrer ao Governo de Minas. Ainda assim, afirmou, a respeito de Brasília: “O que tem de esgoto aqui dá para inundar o restante do Brasil”.

O pré-candidato voltou a fazer críticas direcionadas ao principal concorrente pelos votos da direita, o senador Flávio Bolsonaro. No evento, afirmou que morou na mesma cidade que o “banqueiro bandido”, em referência ao dono do Banco Master, Daniel Vorcaro, mas nunca o encontrou.

“Ele nunca sequer me pediu uma audiência. Assombração sabe para quem aparecer e para mim nunca apareceu”, disse. “Nenhum pré-candidato tem criticado tanto a farra dos intocáveis quanto eu. Não tenho rabo preso.”

No evento, a CNI entregou as propostas que defende aos três pré-candidatos, entre elas que o governo eleito reajuste aposentadorias do apenas pela inflação ou altere a regra de ganho real do salário mínimo, para que seja corrigido somente pelo INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor).

O documento sugere ainda a desvinculação dos pisos constitucionais de saúde e educação. Com isso, os investimentos nessas áreas deixariam de ter um percentual mínimo incidente sobre a RCL (Receita Corrente Líquida).

A entidade propõe ainda redução do valor do BPC, hoje equivalente a um salário mínimo. Esse benefício assistencial pode ser concedido a pessoas idosas acima dos 65 anos ou a pessoas com deficiência de baixa renda, mesmo que nunca tenham contribuído com a Previdência.

Ainda no âmbito da Previdência, a CNI sugere a ampliação da cobertura do RPC (Regime de Previdência Complementar), com a criação de instrumentos de renda vitalícia para idade avançada.

Outra proposta é voltada a revisar ou extinguir o abono salarial, benefício anual assegurado a trabalhadores que contribuem para o PIS/Pasep. Para a indústria, a política tem baixo impacto redistributivo e alto custo fiscal.

Jornal de Brasilia

Walter acusa PT de trabalhar contra sua candidatura: ‘Tentaram me aniquiliar’

Postado em 23 de junho de 2026

O vice-governador do Rio Grande do Norte e presidente estadual do MDB, Walter Alves, afirmou nesta segunda-feira 22 que o PT trabalha para enfraquecer sua pré-candidatura a deputado estadual e desmontar a chapa proporcional do MDB para as eleições de 2026. Em entrevista ao programa Meio Dia RN, da rádio 96 FM, Walter disse que os ex-aliados tentam retirar apoios e votos de sua base política e declarou que houve uma tentativa de “aniquilá-lo” politicamente após sua decisão de não assumir o Governo do Estado.

Questionado pelo apresentador Bruno Giovanni sobre informações de bastidores de que o PT estaria atuando para reduzir sua força eleitoral no interior, Walter respondeu sem hesitar. “Procede. Trabalha. É o trabalho do não voto, de quebrar nominata. Mas guerra é guerra, meu amigo. Eu estou pronto para a guerra”, afirmou.

Segundo ele, a estratégia seria enfraquecer o MDB justamente no momento em que o partido tenta consolidar uma nominata competitiva para a Assembleia Legislativa. Walter argumentou que a legenda chega fortalecida à disputa e destacou a influência política construída ao longo dos últimos anos. “Não é todo mundo que tem 40 prefeitos”, declarou.

O vice-governador afirmou ainda que não pretende abandonar a vida pública após ter desistido de assumir o Governo do Estado e de disputar a sucessão estadual. “Quiseram me aniquilar da política. Eu não vou. Eu vou recomeçar”, disse.

A declaração foi feita ao explicar sua decisão de disputar uma cadeira na Assembleia Legislativa após abrir mão de assumir o Executivo estadual e de ser candidato ao Governo do Estado em caso de renúncia da governadora Fátima Bezerra (PT) para disputar o Senado. O rompimento de Walter, que migrou para a oposição, acabou forçando a petista a permanecer no cargo.

Walter afirmou que seu projeto original era governar o Estado, mas que estudos financeiros realizados por técnicos, ex-secretários, pelo MDB nacional e pelo Tesouro Nacional mostraram um cenário que considerou inviável. “Eu fui pego de supetão, porque o meu desejo era ser candidato a governador. Infelizmente, por todos os motivos que nós relatamos, não foi possível.”

Críticas à situação financeira
Ao longo da entrevista, Walter voltou a justificar a decisão de não assumir o governo em abril de 2026. Segundo ele, os levantamentos realizados antes da decisão apontavam uma situação fiscal muito mais grave do que a conhecida pela opinião pública. “Infelizmente, estão se concretizando os estudos que nós fizemos”, afirmou.

O vice-governador citou números atribuídos ao Tesouro Nacional para sustentar sua avaliação. “Em janeiro, foi publicada matéria em jornais nacionais dizendo que o Rio Grande do Norte fechou o ano de 2025 para 2026 com R$ 3 bilhões negativos.”

Walter também mencionou a dívida relacionada aos empréstimos consignados dos servidores estaduais. “O Estado tem uma dívida de R$ 362 milhões.”

Na avaliação dele, a situação se agravaria ainda mais diante da necessidade de cumprir reajustes salariais previstos em lei. Segundo Walter, se tivesse assumido o Executivo naquele contexto, enfrentaria imediatamente uma crise com o funcionalismo. “Certamente, teria uma greve.”

Ele afirmou que não estava disposto a assumir uma administração que, segundo sua análise, teria poucas condições de recuperação em apenas seis meses. “É uma bomba fiscal que iam jogar no meu colo. Eu teria o quê? Seis meses para desmontar essa bomba. Como? Nem um super-homem. Impossível. Eu tive que protelar esse sonho.”

Walter, que é filho do ex-governador Garibaldi Alves Filho, disse que tomou a decisão por responsabilidade política e para preservar sua trajetória pública. Em um dos momentos mais duros da entrevista, afirmou que corria o risco de ser lembrado negativamente caso aceitasse assumir o comando do Estado. “O cidadão ia dizer o seguinte: ‘Seu pai foi um grande governador e você foi um dos piores’.”

O vice-governador também rebateu a versão de que as contas estaduais estariam equilibradas. “Diziam que a folha estava em dia. Onde está tudo em dia, se não pagou nem o aumento”, afirmou Walter.

Ele citou ainda os contingenciamentos promovidos pelo governo e afirmou que as receitas estaduais crescem sem que isso se traduza em capacidade de investimento, devido às restrições orçamentárias. “A arrecadação do Estado está subindo. O ICMS está bombando. Agora, os investimentos com recursos próprios estão lá embaixo.”

Apesar das críticas, Walter evitou atribuir responsabilidades pessoais à governadora Fátima Bezerra quando questionado diretamente sobre a condução administrativa. Ao mesmo tempo, porém, insistiu que o próximo governo precisará promover uma profunda reorganização das contas públicas. “O próximo governador vai ter que fazer um choque de gestão. Não é blá-blá-blá, não. Vai ter que fazer um choque para valer.”

Outro ponto explorado durante a entrevista foi sua relação com a gestão estadual. Walter procurou se desvincular das decisões administrativas tomadas nos últimos anos e afirmou que teve pouca participação efetiva no governo. “O MDB foi muito importante para a eleição. O que coube ao MDB foi atrair recursos. Eu não participava da equipe econômica. Eu não participava de comitê gestor”, enfatizou.

Walter afirmou que tinha conhecimento das dificuldades enfrentadas pelo Estado, mas não possuía acesso detalhado aos números. “A gente sabia da dificuldade, obviamente. Mas desmiuçar, conhecer com detalhe, não.”

Eleições de 2026
Na parte final da entrevista, Walter falou longamente sobre o cenário eleitoral de 2026 e demonstrou confiança na capacidade do MDB de ampliar sua representação política.

Ele citou nomes que compõem a nominata da legenda para deputado estadual, como o ex-prefeito de Assú Ivan Júnior e o ex-deputado federal Antônio Jácome, e afirmou que a expectativa é eleger dois parlamentares diretamente e disputar uma terceira vaga pelas sobras. “É uma nominata forte.”

Apesar de ser tratado nos bastidores como favorito à eleição, Walter rejeitou qualquer clima de vitória antecipada. “Não tem ninguém eleito. A eleição é dia 4 de outubro.” Também evitou falar sobre a disputa pela presidência da Assembleia Legislativa na próxima legislatura. “Não tem ninguém eleito”, resumiu.

Sobre a disputa pelo Governo do Estado, o dirigente emedebista afirmou enxergar um cenário amplamente favorável à eleição do ex-prefeito de Mossoró Allyson Bezerra (União), pré-candidato apoiado pelo MDB. “Eu sinto uma espontaneidade do povo para a eleição do pré-candidato Allyson Bezerra. Ele caiu na graça do povo.”

Walter também elogiou a escolha do deputado Hermano Morais, indicado pelo MDB, para compor a chapa como candidato a vice-governador. “Vai juntar a jovialidade de Allyson com a experiência de Hermano”, disse o atual vice-governador. “Hoje, baseado nas pesquisas e nas pesquisas internas do MDB, é uma eleição de primeiro turno.”

Questionado sobre a disputa para o Senado, o vice-governador reafirmou o compromisso do MDB com a candidatura da senadora Zenaide Maia (PSD) à reeleição. Sobre o segundo voto para senador, porém, deixou em aberto a estratégia do grupo político. “Pode ter surpresas aí”, finalizou.

agora rn

PF faz operação contra fraudes no sistema financeiro e bloqueia até R$ 670 milhões em bens ligados ao banco de Edir Macedo

Postado em 23 de junho de 2026

A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta terça-feira (23), a Operação Miragem para investigar um suposto esquema de fraudes contra o Sistema Financeiro Nacional envolvendo a gestão do Banco Digimais. A ação ocorre em São Paulo e cumpre nove mandados de busca e apreensão autorizados pela Justiça Federal. Entre os investigados está o bispo Edir Macedo, controlador da instituição financeira.

Mais de 50 policiais federais participam da operação. Além das buscas, a Justiça determinou o afastamento dos sigilos bancário e fiscal dos investigados e autorizou o sequestro e bloqueio de bens e valores de até R$ 670,3 milhões.

De acordo com a Polícia Federal, as investigações tiveram como base relatórios do Banco Central que apontaram irregularidades na administração do banco. As apurações indicam que os responsáveis pela instituição teriam manipulado balanços e resultados contábeis para ocultar a real situação financeira da empresa e demonstrar uma solvência incompatível com sua condição econômica.

Segundo os investigadores, o esquema também teria permitido a supervalorização de ativos e a geração artificial de receitas que somam centenas de milhões de reais. A PF apura ainda operações financeiras supostamente ilegais realizadas em benefício da empresa controladora do banco.

Outra linha de investigação envolve a possível falsificação e manipulação de informações inseridas em sistemas oficiais de registro do órgão regulador. A suspeita é de que os dados tenham sido alterados para mascarar a situação financeira da instituição perante os órgãos de fiscalização.

Os investigados poderão responder, conforme o grau de participação de cada um, por crimes como gestão fraudulenta, inserção de informações falsas em demonstrativos contábeis e realização de operações de crédito vedadas pela legislação que regula o Sistema Financeiro Nacional.

Com informações do G1

Real Time Big Data: governo Lula é desaprovado por 57% no RS; 42% aprovam

Postado em 23 de junho de 2026

Pesquisa Real Time Big Data divulgada nesta terça-feira (23) aponta que a maioria dos eleitores do Rio Grande do Sul desaprova o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Segundo o levantamento, Lula tem 57% de desaprovação no estado, contra 42% de aprovação. Aqueles que não souberam responder somaram 1%.

Na avaliação da gestão, 46% dos entrevistados consideraram o governo ruim ou péssimo, enquanto 31% classificaram como ótimo ou bom. Para 22%, a administração é regular, e 1% não soube ou não respondeu.

Metodologia

Foram ouvidas 1.600 pessoas no Rio Grande do Sul entre os dias 20 e 22 de junho. A margem de erro é de 2 pontos percentuais, para mais ou para menos, com índice de confiança de 95%.

A pesquisa foi realizada com recursos próprios do instituto e registrada no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) sob o protocolo BR-09044/2026.

cnn

OPERAÇÃO INTEGRADA REFORÇA SEGURANÇA COM BARREIRAS DE FISCALIZAÇÃO EM CURRAIS NOVOS

Postado em 23 de junho de 2026

 Uma ação integrada envolvendo a Secretaria de Trânsito e Transportes de Currais Novos (STTM), a Polícia Rodoviária Estadual (PRE) e o 13º Batalhão de Polícia Militar foi realizada na tarde desta segunda-feira (22) em diversos pontos estratégicos do município.

Durante a operação, equipes realizaram abordagens e fiscalizações com o objetivo de aumentar a sensação de segurança da população, além de coibir infrações de trânsito e possíveis ações criminosas.

De acordo com o comando da operação, as barreiras fazem parte de uma estratégia permanente de segurança pública e continuarão sendo realizadas sem data e horário previamente divulgados. A medida busca surpreender infratores e fortalecer o combate à criminalidade na cidade e região.

As forças de segurança destacaram que a integração entre os órgãos tem apresentado resultados positivos, ampliando o monitoramento de veículos e pessoas que circulam pelo município, contribuindo para a prevenção de crimes e a manutenção da ordem pública.

Repórter Seridó

El Niño altera padrão do inverno no RN em 2026

Postado em 23 de junho de 2026

No Rio Grande do Norte, o inverno, que teve início neste domingo (21) no Hemisfério Sul, será marcado por calor acima da média histórica e ventos reduzidos. A previsão é da Empresa de Pesquisa Agropecuária do RN (Emparn), que aponta o fenômeno El Niño como o principal influenciador do clima neste ano. Conforme explica o meteorologista Gilmar Bristot, a expectativa é de temperaturas elevadas e alterações sensíveis no comportamento dos ventos em todo o território potiguar.


O especialista detalha que os meses historicamente mais chuvosos no litoral são abril e junho, com um período que pode se estender, em alguns casos, até agosto, reiterando, ainda, a ocorrência de um período atípico de precipitações entre fevereiro e maio. “Já na segunda quinzena de julho teremos a diminuição das chuvas. A partir de agosto, consolida-se a diminuição do vento e o aumento da temperatura. Essas serão as características principais atuantes do inverno aqui no Estado neste ano”, afirma Bristot.


Segundo o meteorologista, o balanço que a Emparn faz para os próximos meses indica chuvas dentro da normalidade, principalmente no final de junho e início de julho. Esse cenário, contudo, deve sofrer uma transição abrupta logo em seguida.


“A partir da segunda quinzena de julho, as chuvas deverão começar a apresentar uma diminuição por influência do El Niño, que se caracteriza pelas águas mais aquecidas do Oceano Pacífico e causa um bloqueio atmosférico aqui no Nordeste, diminuindo a condição de chuvas”, destaca o especialista.


De acordo com Gilmar Bristot, o mês de junho seguirá dentro da normalidade da tendência de chuvas. Já em julho, o volume total ficará um pouco abaixo do esperado, encerrando-se o período com as condições de chuva enfraquecidas até agosto.


“No início do inverno, em junho e julho, não vamos sentir muito o efeito por influência do El Niño. Teremos chuvas no final de junho até meados de julho e, depois, vamos notar a diminuição das precipitações.

Geralmente, as chuvas no litoral vão até o final de julho. Este ano, com essa influência do fenômeno, teremos uma diminuição do vento e os sistemas meteorológicos não conseguirão trazer chuvas para agosto”, pontua.


O inverno no Hemisfério Sul, que se estende até 22 de setembro, terá um padrão climático atípico em todo o Brasil devido à atuação do El Niño. Segundo os meteorologistas, o El Niño deve enfraquecer as frentes frias nas regiões Sudeste e Centro-Oeste, prolongando os períodos de calor. Em contrapartida, o fenômeno pode intensificar as chuvas na Região Sul, elevando significativamente o risco de eventos climáticos extremos em curtos intervalos, como tempestades e volumes severos de precipitação. Especialistas apontam que as mudanças climáticas globais têm tornado essas previsões de longo prazo mais complexas.

Tribuna do Norte

TRE investiga rede de perfis que promovem Allyson

Postado em 23 de junho de 2026

O Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte (TRE-RN) determinou que a Meta preserve e forneça dados de cinco perfis do Instagram que promovem conteúdos relacionados ao ex-prefeito de Mossoró, Allyson Bezerra, pré-candidato do partido União Brasil a governador do Rio Grande do Norte nas eleições deste ano.


A decisão atende a pedido do Partido Novo, que sustenta a existência de uma atuação coordenada, profissionalizada e possivelmente anônima em favor de uma pré-candidatura, com indícios de propaganda eleitoral antecipada referentes aos meses de abril abril a junho de 2026.


Na decisão, a relatora, juíza Sulamita Pacheco, entendeu que há elementos suficientes para justificar a produção antecipada de provas e autorizou o acesso a informações como administradores das contas, e-mails, telefones, registros de acesso, IPs, contas publicitárias, dados de impulsionamento, monetização e eventuais vínculos técnicos entre os perfis investigados.


A magistrada ressaltou que a medida não representa reconhecimento de irregularidade nem atribuição de responsabilidade a qualquer beneficiário dos conteúdos, mas visa esclarecer quem está por trás das contas e verificar se há coordenação, financiamento ou impulsionamento de natureza político-eleitoral.


Segundo a decisão, a identificação dos responsáveis é necessária para confirmar ou afastar a existência de eventual ilícito eleitoral.


Especialistas ouvidos por partidos envolvidos avaliam que a decisão tem elevado potencial probatório, pois poderá revelar se os perfis atuam de forma espontânea ou se integram uma estrutura organizada de comunicação política. O alcance da investigação dependerá das informações que forem fornecidas pela Meta nos próximos dias.


O Partido NOVO sustentava que que o objeto imediato da demanda “é preservar e produzir prova técnica indispensável à identificação dos responsáveis pela criação, administração, financiamento, eventual impulsionamento, monetização e coordenação dos perfis que vêm atuando, de forma aparentemente articulada, na divulgação de conteúdo político-eleitoral em benefício de pré-candidatura determinada”.


O NOVO destacou que “a controvérsia não reside no conteúdo isolado de uma ou outra publicação, mas na própria natureza da atuação digital observada”, tento argumentado, ainda, que se “busca apurar se os perfis impugnados correspondem a manifestações espontâneas. autônomas e desinteressadas de eleitores, constitucionalmente protegidas, ou se, ao contrário, integram rede coordenada de comunicação político-eleitoral, com unidade de estratégia, identidade visual semelhante, colaboração formal entre contas, possível estrutura profissional e eventual financiamento direto ou indireto por agentes vinculados à pré-campanha beneficiada”.

Determinações à Meta


Fornecer, quanto a cada um dos perfis investigados: ID interno da conta, data de criação, nome de usuário atual, histórico de alteração de username, nome cadastral informado, e-mails e telefones vinculados, contas associadas na Central de Contas da Meta, páginas, contas empresariais, ativos comerciais ou contas publicitárias eventualmente vinculadas.


Apresentar informação sobre eventual impulsionamento, anúncio pagoou promoção comercial dos perfis investigados ou das publicações indicadas, apontando, em caso positivo, a conta publicitária utilizada, ID da campanha, período de veiculação, valor gasto, forma de pagamento, responsável financeiro, critérios de segmentação, alcance, impressões, cliques e demais métricas básicas disponíveis.


Fornecer informação sobre eventual habilitação dos perfis investigados a mecanismos de monetização, bonificação, programa de criadores, parceria comercial ou recebimento de valores pela plataforma, indicando, em caso positivo e sob sigilo, o beneficiário econômico, a modalidade de monetização, o período e os valores pagos ou creditados.


Apresentar informação sobre a existência de vínculos técnicos entre os perfis investigados, especialmente quanto ao uso dos mesmos e-mails, telefones, dispositivos, IPs, contas publicitárias, métodos de pagamento, Central de Contas, Business Manager, página, empresa, agência e administrador ou responsável financeiro.

Tribuna do Norte

Milena Galvão prestigia São João do CCI em Currais Novos

Postado em 23 de junho de 2026

Quem prestigiou o São João do Centro de Convivência do Idoso (CCI) foi a vice-prefeita de Currais Novos, Milena Galvão. As festividades aconteceram na tarde desta segunda-feira (22) e contaram, além dos idosos de Currais Novos, com a participação de caravanas dos municípios de São Vicente e Jucurutu.

A festa foi marcada por muita animação, música e integração entre os participantes. Durante o evento, Milena recebeu o carinho dos idosos e destacou a importância desses momentos de convivência.

“É sempre uma alegria estar no CCI. A energia boa que recebemos aqui é contagiante. Cada encontro é uma oportunidade de celebrar a vida de cada um deles, além de retribuir um pouco do carinho que esses idosos têm por nossa cidade”, afirmou a vice-prefeita.