Brasil x Escócia pela Copa do Mundo: veja horário, onde assistir e prováveis escalações

Postado em 24 de junho de 2026

A Seleção Brasileira encerra a fase de grupos da Copa do Mundo de 2026 nesta quarta-feira (24), quando enfrenta a Escócia pela 3ª rodada do Grupo C. A bola rola às 19h (de Brasília), no estádio Hard Rock, em Miami, nos Estados Unidos, e define o futuro da equipe nacional dentro do torneio.

Isso porque o time comandado por Carlo Ancelotti chega no embate como líder da chave, com quatro pontos, após empatar com Marrocos (1×1) e vencer o Haiti (3×0). No entanto, a vantagem diante da equipe africana é apenas no saldo de gols: 3×1. Por conta disso, não tem a liderança assegurada.

No mesmo dia e horário da partida brasileira, Marrocos e Haiti se enfrentam em Miami, nos EUA. A classificação de momento do chaveamento tem: Brasil (4), Marrocos (4), Escócia (3) e o Haiti (0).

Onde assistir
A partida tem transmissão ao vivo da TV Globo e SBT (TV Aberta), SporTV (TV Fechada), CazéTV (YouTube), além de NSports e GETV (Streaming).

Cenário de classificação
Pelo regulamento da Copa do Mundo, os dois melhores colocados de cada grupo avançam ao mata-mata, enquanto o 3º, caso fique entre os oito melhores dessa posição no geral, também passam para a fase eliminatória. Por isso, o caminho da Seleção Brasileira ainda está indefinido.

No momento, a chance de terminar em 3º é remota. Caso fique em 1º ou 2º, o cruzamento do Brasil na etapa 16 avos será com o Grupo F, que tem Holanda, Japão e Suécia lutando por classificação.

Neymar relacionado
A grande novidade do Brasil é o atacante Neymar. O camisa 10 treinou com o grupo de jogadores ao longo da semana e deve ser relacionado pela primeira vez por Carlo Ancelotti, uma vez que ainda estava tratando uma lesão muscular na panturrilha direita quando foi convocado, sendo baixa nas duas últimas partidas. Com 34 anos, caso entre em campo, vai jogar pelo 4º Mundial da carreira.

Em contrapartida, a comissão técnica não tem o atacante Raphinha. O atleta sofreu um desconforto muscular contra o Haiti e será preservado, com a expectativa de retornar aos jogos no mata-mata.

Para a vaga, Ancelotti testou formações com Rayan, Luiz Henrique e Endrick. Martinelli também é uma opção, mas é melhor utilizado pelo lado esquerdo, como ocorreu na temporada pelo Arsenal.

Prováveis escalações
Brasil | Alisson; Danilo, Marquinhos, Gabriel Magalhães e Douglas Santos; Casemiro, Bruno Guimarães e Lucas Paquetá; Rayan, Vini Júnior e Matheus Cunha. Técnico: Carlo Ancelotti.
Escócia | Angus Gunn; Aaron Hickey, Grant Hanley, Jack Hendry e Andy Robertson; Ben Gannon-Doak, Scott McTominay, Lewis Fergunson e John McGinn; Che Adams e Lawrence Shankland. Técnico: Steve Clarke.
Brasil x Escócia | Ficha técnica
Competição: Copa do Mundo – 3ª rodada, Grupo C
Local: Estádio Hard Rock, em Miami, nos EUA
Data: 24 de junho de 2026, quarta-feira
Horário: 19h (de Brasília)
Árbitro: Cesar Ramos (MEX)

Diario do Nordeste

Advogado de Bolsonaro pede arquivamento de caso sobre arma apreendida

Postado em 24 de junho de 2026

O advogado Paulo Cunha Bueno afirmou nesta terça-feira, 23, que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) prestou esclarecimentos à Polícia Civil do Distrito Federal (PC-DF) sobre o caso da arma de fogo registrada em seu nome e encontrada com um de seus seguranças durante uma blitz em Taguatinga.

Em publicação nas redes sociais, o defensor disse ter acompanhado o depoimento de Bolsonaro e sustentou que o ex-presidente apenas reiterou as explicações já apresentadas por escrito ao ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF).

Segundo Paulo Cunha Bueno, a pistola estava devidamente registrada e não havia qualquer determinação judicial para o cancelamento do registro ou para a entrega da arma às autoridades. A defesa argumenta que o armamento deveria permanecer na residência de Bolsonaro, onde atualmente está custodiado.

O advogado também repetiu a versão apresentada anteriormente ao Supremo. De acordo com ele, Bolsonaro teria identificado um defeito na arma e solicitado a um de seus seguranças, sargento do Exército com experiência na manutenção daquele modelo, que verificasse o problema.

“Em momento algum houve intuito de descumprir qualquer determinação legal”, escreveu o defensor, classificando o episódio como “criminalmente acromático”. Na publicação, ele também afirmou que a defesa espera que o inquérito em tramitação na Polícia Civil do Distrito Federal seja arquivado em breve.

O caso teve início após uma blitz realizada em 15 de junho, quando uma pistolaGlock 9 mm registrada em nome de Bolsonaro foi encontrada com o segurança Estácio Leite da Silva Filho. O episódio levou Alexandre de Moraes a solicitar esclarecimentos à defesa do ex-presidente. A Polícia Civil do DF investiga as circunstâncias em que a arma estava sendo transportada.

A informação é do O Antagonista.

Equipe policial fecha ponto de venda de drogas em Lagoa Nova; armas e munições apreendidas

Postado em 23 de junho de 2026

Uma ação conjunta das forças de segurança resultou na desarticulação de um ponto de venda de drogas em Lagoa Nova na tarde desta terça‑feira. A operação, coordenada pelo Comando da 1ª Companhia e pela 3ª Companhia com apoio do Grupamento de Lagoa Nova e sob o comando dos tenentes Ventura e Augusto, culminou na apreensão de grande quantidade de entorpecentes e material bélico.

No local foram encontrados e apreendidos: porções de cocaína, crack e maconha, uma pistola Glock .380 nova com carregador alongado, aproximadamente 60 munições calibre .380, uma balança de precisão e uma maquineta utilizada para transações. Também foram recolhidos diversos elementos indicativos de tráfico, que auxiliarem na identificação e investigação da organização criminosa responsável pelo ponto.

Segundo os agentes envolvidos, a ação faz parte de um esforço contínuo de saturação em áreas com maior incidência de crimes ligados ao tráfico de drogas. Ainda de acordo com a corporação, as diligências contaram com informações de inteligência e com o apoio logístico das unidades participantes.

Até o momento não há confirmação sobre o número de detidos; os suspeitos e o material apreendido foram encaminhados à delegacia regional para registro da ocorrência e continuidade das investigações. A Polícia Civil seguirá com as diligências para apurar a responsabilidade pelo tráfico e possíveis conexões com outras ações criminosas na região.

A corporação reforça o compromisso com a segurança da população e pede que moradores colaborem com informações por meio dos canais oficiais, garantindo, se desejarem, sigilo.

Reporter Serido

Portaria reconhece situação de emergência em municípios do RN

Postado em 23 de junho de 2026

O Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional, por meio da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil, reconheceu a situação de emergência em dois municípios do Rio Grande do Norte afetados pela seca. A medida foi publicada no Diário Oficial da União nesta terça (23) e inclui Campo Redondo e São Miguel.

No RN, Campo Redondo teve o reconhecimento por causa da seca, conforme decreto municipal nº 010, de 10 de junho de 2026. Já em São Miguel, a situação de emergência também foi decretada em razão da estiagem, por meio do decreto nº 364/2026, de 2 de junho de 2026.

Com o reconhecimento federal, as duas cidades passam a ter acesso a ações emergenciais e apoio institucional para enfrentamento dos efeitos da falta de chuvas, além da possibilidade de solicitação de recursos para assistência à população afetada.

A decisão foi assinada pelo secretário nacional de Proteção e Defesa Civil, com base em competência delegada por portaria ministerial, e leva em consideração os dados do Formulário de Informações do Desastre (FIDE) apresentados pelos municípios.

Reconhecimentos em outros estados

Além do Rio Grande do Norte, a portaria também reconhece situação de emergência em municípios da Bahia, Paraíba e Piauí. Na Bahia, foram incluídos Bom Jesus da Serra e Remanso, ambos por estiagem, além de Salvador, onde houve derramamento de produtos químicos em ambiente lacustre, fluvial e marinho.

Na Paraíba, o município de Assunção também teve reconhecimento por estiagem. Já no Piauí, Caracol foi incluído por causa da seca.

98FM

Mulher é presa em flagrante ao tentar entrar em Alcaçuz com drogas escondidas

Postado em 23 de junho de 2026


Uma mulher de 40 anos foi presa em flagrante ao tentar entrar com drogas na Penitenciária Estadual de Alcaçuz, em Nísia Floresta, na Grande Natal. O caso foi registrado nesta terça-feira (23), segundo a Secretaria de Administração Penitenciária do Rio Grande do Norte (Seap).

Segundo a pasta, a ação foi identificada durante procedimento de rotina realizado pela Polícia Penal, por meio do equipamento de segurança BodyScan, que apontou a presença de material suspeito durante a inspeção. A mulher foi autuada por tráfico de drogas.

Na abordagem, foram apreendidas porções de cocaína e maconha que estavam em posse da suspeita.

De acordo com as informações levantadas, a droga teria sido entregue à mulher fora da unidade prisional, e ela receberia uma quantia em dinheiro após a conclusão da ação.

A ocorrência foi imediatamente registrada pela Polícia Penal, que adotou todas as providências legais cabíveis, reforçando a atuação preventiva e o rigor dos protocolos de segurança no sistema prisional.

TRIBUNA DO NORTE

Denúncias de violência digital contra mulheres crescem 188%

Postado em 23 de junho de 2026

As denúncias de violência contra mulheres no ambiente digital cresceram 188,6% em um ano, segundo dados divulgados nesta segunda-feira 22 pelo Ministério das Mulheres. De acordo com a pasta, de janeiro a maio deste ano, a Central de Atendimento à Mulher – Ligue 180 recebeu 16.725 denúncias do tipo. No mesmo período do ano passado, foram 5.795 ocorrências do tipo.

O levantamento mostra que, cada vez mais, as redes sociais, aplicativos de mensagens, jogos online e outros ambientes virtuais estão sendo usados para controlar, ameaçar, humilhar, expor indevidamente, perseguir, intimidar, chantagear ou ferir a dignidade e o corpo de meninas e mulheres.

Em entrevista à imprensa, a ministra das Mulheres, Márcia Lopes, explicou que o aumento desse tipo de denúncia pode refletir, na verdade, a redução das subnotificações.

“Ter os dados da realidade é muito importante. A gente só vai acertar nas respostas pelos governos, políticas públicas, quando tiver mais realismo nas informações.”

Para Márcia Lopes, a possível queda das subnotificações pode ser motivada por dois fatores: o aumento da confiabilidade no serviço, porque as mulheres se sentem mais seguras para denunciar; e também o aprimoramento da qualidade e do acolhimento pelo canal, que pode incentivar as denúncias.

Para adequar o atendimento do Ligue 180 ao tipo de violência digital, o Ministério das Mulheres, em parceria com a Secretaria de Comunicação da Presidência da República (Secom/PR), realizou de 9 de junho até esta segunda 22 a qualificação de cerca de 350 atendentes da Central de Atendimento à Mulher.

A coordenadora-geral do Ligue 180, Ellen Costa, conta que a Central já atendia denúncias de violência digital, mas que a atualização do protocolo de atendimento das profissionais busca orientar melhor as vítimas sobre o que fazer nos casos de crimes em ambientes digitais.

“Nesse momento que vivemos, com a violência que acaba sendo realizada nos meios digitais, é importante a gente ter as atendentes qualificadas para saber, em um atendimento virtual, identificar esses tipos de violência e repassar essa informação para a população. É um diferencial”, disse a coordenadora sobre o treinamento realizado.

Além da capacitação das atendentes, a qualificação dos dados do Ligue 180 também passa pela atualização do formulário de atendimento, com a inclusão dos tipos de violência digital. Segundo Ellen Costa, a modernização serve para mostrar que o serviço vai além de orientações sobre a Lei Maria da Penha e se conecta com a realidade de meninas e mulheres.

Em média, todos os canais da Central de Atendimento à Mulher registram quase 3 mil ocorrências por dia. Cerca de 30% dos atendimentos prestados são registrados como denúncias. Os demais são solicitações de informação e orientação às vítimas e aos denunciantes.

Os dados divulgados hoje mostram que as denúncias de violência no espaço digital saltaram da sétima posição, em 2025, para a quinta, em 2026.

Ainda de acordo com o ministério, a violência digital não afeta todas as mulheres da mesma forma. Do total de ocorrências registradas no Ligue 180 no ano passado, quase metade (48%) das vítimas são mulheres negras (sendo 37,5% pardas e 10,5% pretas), seguidas de mulheres brancas (34,2%).

A faixa etária com maior número de denúncias foi a de 35 a 44 anos, com 21,6% dos casos. Ao ampliar a faixa etária para 25 a 49 anos, elas equivalem à metade (50,8%) do total.

As informações sobre o perfil das vítimas também indicam que 25,7% delas tinham ensino médio completo, em 2025. Existe também a barreira econômica: quase metade das vítimas (45,9%) não tem rendimentos ou ganha até um salário mínimo.

Para comunicar o poder público e a sociedade civil sobre o novo decreto, o Ministério das Mulheres lançou a campanha nacional “O Digital é Nosso Lugar”, com o tema: “Nossa Conexão é Livre. Proteja. Denuncie. Ligue 180”.

Por O Correio de Hoje

PT convida PSOL para discutir cenário eleitoral de 2026 no Rio Grande do Norte

Postado em 23 de junho de 2026

A pré-candidata ao Senado e presidente estadual do PT, Samanda Alves, afirmou à 98 FM que o partido formalizou um convite ao PSOL do Rio Grande do Norte para iniciar um diálogo sobre as eleições de 2026. Segundo ela, uma carta foi encaminhada ao presidente estadual e aos dirigentes da legenda para oficializar a disposição do PT de discutir o cenário eleitoral no estado.

Segundo Samanda, o convite foi encaminhado por meio de uma carta enviada à direção estadual do PSOL, com o objetivo de iniciar conversas sobre uma possível atuação conjunta no próximo pleito.

“O PT enviou uma carta dirigida ao presidente estadual do PSOL e aos dirigentes do partido aqui no Estado, formalizando a nossa disposição em sentar e dialogar sobre as eleições”, declarou.

A dirigente petista destacou que PT e PSOL compartilham pautas e bandeiras históricas, o que justificaria a abertura das tratativas. De acordo com ela, a iniciativa também está alinhada às discussões em andamento no plano nacional para a formação de um arco de alianças em torno da reeleição do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

“O PSOL é um partido que comunga de muitos projetos, de muitas lutas conosco. Esse diálogo também faz parte de uma construção que está sendo avançada nacionalmente para compor formalmente o arco de alianças em torno da reeleição do presidente Lula”, afirmou.

Apesar do convite, Samanda reconheceu que o PSOL já possui uma decisão interna pela apresentação de candidaturas próprias no Rio Grande do Norte, incluindo para os cargos majoritários. Ela ressaltou, no entanto, que o PT respeita a autonomia da legenda e considera legítima essa posição.

“Sabemos que já existe uma decisão do diretório estadual por candidatura própria aqui no Rio Grande do Norte para o Governo e para o Senado. Nós respeitamos, é legítimo que o PSOL tenha suas candidaturas, mas estamos fazendo um gesto de convidar o partido para sentarmos e dialogarmos”, disse.

A petista informou ainda que uma reunião entre as direções estaduais das duas siglas deve ocorrer nos próximos dias para dar início às conversas.

O convite ao PSOL faz parte das movimentações partidárias voltadas às eleições de 2026 no Rio Grande do Norte. Neste momento, não há definição sobre uma possível aliança entre as siglas, mas a formalização do diálogo cria um ambiente de discussão política entre os dois partidos para o próximo pleito.

Samanda Alves também confirmou a vinda da primeira-dama Janja da Silva ao Rio Grande do Norte. Segundo a dirigente petista, Janja cumprirá agenda institucional junto ao Governo do Estado na manhã de sexta-feira (26) e participará, na quinta-feira à tarde, de um encontro com mulheres em uma atividade denominada “Mulheres do Time de Lula pelo Fim da Violência”.

98FM

Juíza determina remoção de post no Instagram que chama Álvaro Dias de “caloteiro”

Postado em 23 de junho de 2026

A juíza Sulamita Pacheco, do Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte (TRE-RN), determinou, nesta segunda-feira 22, que o Instagram remova, no prazo de 24 horas, uma publicação do perfil @rncomallyson que chama o ex-prefeito de Natal e pré-candidato ao Governo do Estado Álvaro Dias de “caloteiro”. A decisão atende a um pedido formulado pelo PL.

A publicação contestada usava uma fotografia de Álvaro Dias e uma arte simulando uma manchete jornalística com os dizeres “Beto Barbosa denuncia calote de Álvaro Dias por show em Natal”, além da expressão “ÁLVARO DIAS CALOTEIRO”. Para o PL, o conteúdo não se limitava a informar ou criticar um fato público, mas tinha objetivo de atingir a honra e a imagem do pré-candidato, associando-o diretamente à prática de calote em um contexto eleitoral.

Na decisão, a juíza Sulamita Pacheco afirmou que a publicação tem “claro intuito de ferir a honra e a imagem” de Álvaro Dias, especialmente por ter sido veiculada por um perfil de rede social cujo responsável ainda não foi identificado. A magistrada considerou que o conteúdo, ao chamar o pré-candidato de “caloteiro”, possui caráter “ofensivo e ultrajante” e tem grande potencial de atingir sua imagem pública. Segundo a relatora, esse tipo de manifestação pode configurar propaganda eleitoral antecipada negativa.

Além de determinar a remoção da postagem em até 24 horas, sob pena de multa diária de R$ 10 mil, a juíza mandou que o Instagram/Meta Platforms Inc. forneça, em até cinco dias, os dados cadastrais do responsável pelo perfil @rncomallyson e também as URLs dos perfis que tenham replicado o conteúdo impugnado. A decisão também proíbe a republicação da peça, sob pena de multa diária de R$ 1 mil ao representado.

Inicialmente, a representação foi protocolada pelo próprio Álvaro Dias. A juíza, porém, apontou ilegitimidade do ex-prefeito de Natal para propor a representação eleitoral, já que ele ainda aparece como mero pré-candidato. Como quem tem legitimidade para propor esse tipo de ação são candidatos, partidos, coligações e o Ministério Público Eleitoral, conforme o artigo 96 da Lei nº 9.504/97, a titularidade da ação foi transferida para o PL.

A postagem questionada tem origem em uma cobrança pública feita pelo cantor Beto Barbosa. Em vídeo divulgado nas redes sociais em maio, o artista afirmou que não recebeu o cachê referente ao show realizado no réveillon de Natal, entre 2024 e 2025, na praia de Ponta Negra, durante a gestão de Álvaro Dias na Prefeitura. “Eu fiz o Réveillon de Natal e o prefeito não me pagou. Se ele quiser me pagar, eu aceito”, declarou o cantor. Beto Barbosa disse ainda que arcou com despesas da apresentação, incluindo transporte, hospedagem, músicos, bailarinas e encargos tributários, sem receber o valor contratado.

Segundo publicação no Diário Oficial do Município, o show de Beto Barbosa foi contratado por R$ 130 mil e integrou a programação oficial do réveillon promovido pela Prefeitura do Natal na recém-engordada faixa de areia de Ponta Negra. O evento, que reuniu milhares de pessoas, foi usado pela gestão municipal como vitrine da obra de ampliação da praia, uma das principais apostas da administração de Álvaro Dias no fim do mandato.

A cobrança feita por Beto Barbosa não é o único caso envolvendo cachês de artistas contratados no fim da gestão anterior. A Justiça já condenou o Município de Natal a pagar R$ 300 mil à empresa da cantora Taty Girl por um show realizado no Festival Vem Verão, em dezembro de 2024. Em decisão da 4ª Vara da Fazenda Pública, o juiz Airton Pinheiro concluiu que a artista cumpriu integralmente o contrato firmado com a Prefeitura, mas não recebeu o pagamento. Como a dívida nasceu em contrato celebrado durante a administração de Álvaro Dias, encerrada em 31 de dezembro de 2024, a atual gestão do prefeito Paulinho Freire herdou a cobrança judicial.

Na decisão desta segunda-feira, a relatora não julgou o mérito final da representação, mas entendeu que havia elementos suficientes para conceder a liminar. Ela citou o artigo 27 da Resolução nº 23.610 do TSE, segundo o qual a livre manifestação do pensamento na internet só pode ser limitada quando ofender a honra ou a imagem de candidatas, candidatos, partidos, federações ou coligações, ou quando divulgar fatos sabidamente inverídicos. Também citou o artigo 22 da mesma resolução, que veda propaganda capaz de caluniar, difamar ou injuriar qualquer pessoa.

Após o cumprimento das diligências pelo Instagram, o responsável pelo perfil @rncomallyson deverá ser citado para apresentar defesa no prazo de dois dias. Depois disso, o processo seguirá para parecer da Procuradoria Regional Eleitoral.

A representação pede, no mérito, o reconhecimento de propaganda eleitoral antecipada negativa e a aplicação de multa no patamar máximo.

Por O Correio de Hoje

TCE-RN envia contas de Fátima de 2019 para decisão final da Assembleia Legislativa

Postado em 23 de junho de 2026

A Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte recebeu oficialmente o parecer do Tribunal de Contas do Estado (TCE-RN) sobre a primeira prestação de contas da gestão da governadora Fátima Bezerra (PT), referentes ao ano de 2019. O processo foi encaminhado pelo TCE-RN ao Legislativo no último dia 18 de junho, às vésperas do início do processo eleitoral e na reta final do segundo mandato da petista.

O envio foi formalizado por meio de ofício assinado pelo presidente do TCE, Carlos Thompson Costa Fernandes, direcionado ao presidente da Assembleia, Ezequiel Ferreira (PSDB). No documento, o conselheiro informa que o TCE-RN, por intermédio do Acórdão nº 810/2025-TC, emitiu parecer prévio favorável à aprovação das contas, “com ressalvas e recomendações”, e que a decisão já transitou em julgado no âmbito da Corte de Contas.

Embora o parecer técnico do TCE seja favorável, a palavra final não pertence ao Tribunal. Pela Constituição Estadual, cabe à Assembleia Legislativa julgar as contas da chefe do Poder Executivo. Os deputados poderão seguir ou não a orientação da Corte de Contas ao apreciar o processo. Uma eventual rejeição das contas pode deixar a governadora Fátima Bezerra inelegível. Ela não será candidata no pleito de 2026.

O julgamento ganha relevância política porque ocorre em ano eleitoral e envolve justamente as primeiras contas da gestão, iniciada em janeiro de 2019. À época, Fátima assumiu um Estado mergulhado em grave crise fiscal, com atrasos salariais, dificuldades de caixa e forte comprometimento das receitas com despesas obrigatórias. Agora, quando a governadora se aproxima da conclusão de oito anos à frente do Executivo, os parlamentares terão a missão de analisar oficialmente o balanço daquele primeiro exercício.

No parecer aprovado pelo TCE, o entendimento majoritário foi de que as inconsistências identificadas não justificavam uma reprovação. A própria ementa do acórdão faz referência ao “contexto fiscal excepcional do primeiro ano de gestão”, à “adoção de medidas de ajuste fiscal” e à existência de “impropriedades de natureza formal ou administrativa”, concluindo pela emissão de “parecer prévio favorável à aprovação com ressalvas”.

O julgamento não foi unânime. O resultado foi aprovado por maioria de quatro votos a dois, prevalecendo o voto-vista do conselheiro George Montenegro Soares. O entendimento vencedor incorporou ainda fundamentos apresentados pelos conselheiros Antonio Ed Souza Santana e Paulo Roberto Chaves Alves. Ficaram vencidos o relator original do processo, Antonio Gilberto de Oliveira Jales, e o conselheiro Renato Costa Dias.

Apesar da aprovação recomendada, o acórdão traz uma extensa lista de ressalvas e recomendações. Boa parte delas está relacionada à situação previdenciária e fiscal do Estado. O Tribunal recomendou, por exemplo, a implementação de um plano de amortização do déficit atuarial do regime próprio de previdência, a regularização de pendências para obtenção do Certificado de Regularidade Previdenciária (CRP) e a adoção de medidas para fortalecer o controle das contribuições previdenciárias.

O TCE também chamou atenção para o crescimento das despesas com pessoal. Entre as recomendações expedidas ao Executivo, está a orientação para que o Estado “se abstenha de conceder quaisquer reajustes remuneratórios, aumentos, vantagens ou reestruturações salariais” enquanto permanecer acima do limite prudencial estabelecido pela Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF). Em outro trecho, o acórdão menciona expressamente reajustes concedidos a categorias específicas “a exemplo do que foi feito para Polícia Militar e para os Procuradores do Estado no exercício analisado”.

Os conselheiros ainda recomendaram que o governo intensifique medidas de contenção de gastos com pessoal, mantenha controle rigoroso sobre gratificações e vantagens e evite novas contratações não essenciais até a recondução dos índices aos limites previstos na legislação fiscal.

Entre os demais pontos abordados, estão recomendações para aprimorar a cobrança da dívida ativa, aperfeiçoar a transparência das renúncias fiscais, melhorar o controle dos restos a pagar e fortalecer a fiscalização sobre empresas estatais. O Tribunal também determinou a realização de auditoria específica na Empresa Gestora de Ativos do Rio Grande do Norte (Emgern) para avaliar a execução orçamentária da companhia e sua possível dependência econômica em relação ao Governo do Estado.

Por O Correio de Hoje

Operadoras terão que manter e custear tratamentos a crianças com TEA no RN

Postado em 23 de junho de 2026

A 2ª Câmara Cível do TJRN negou recursos de duas operadoras de Plano de Saúde e manteve decisões que garantem tratamento a crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA). No primeiro caso, foi mantida a determinação para que o plano de saúde se abstenha de cobrar coparticipação em valor superior a uma mensalidade contratada (R$ 382,24), em razão do tratamento contínuo de uma criança. Já no segundo, foi mantido o custeio provisório de tratamento multidisciplinar de outra criança com TEA, na mesma clínica onde já era atendida, mesmo após o descredenciamento.

As decisões são oriundas das 18ª e 19ª Varas Cíveis de Natal e foram integralmente mantidas pelo colegiado. Segundo os magistrados, as crianças apresentam TEA, situação que atrai a proteção integral e a prioridade absoluta previstas na Constituição Federal e no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), impondo tratamento diferenciado e protetivo.

Eles ressaltaram, ainda, que os documentos acostados aos autos demonstraram vínculo terapêutico consolidado com a equipe multidisciplinar da clínica utilizada, com progressos clínicos registrados e recomendação médica expressa de manutenção no mesmo ambiente terapêutico, o que evidencia a probabilidade do direito e o risco de regressão caso haja interrupção abrupta.

“Embora o descredenciamento tenha observado a Resolução Normativa nº 566/2022 da ANS, a operadora não comprova que os prestadores alternativos ofertados podem garantir continuidade terapêutica equivalente, especialmente quanto à manutenção da relação construída com o menor”, reforça a relatora, em ambos os recursos, desembargadora Lourdes de Azevedo.

A relatora ainda ressaltou que a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), por meio da RN nº 541/2022, veda a limitação de sessões terapêuticas indicadas por profissionais de saúde para pacientes com TEA, tornando obrigatória a cobertura integral.

Tribuna do Norte

Corpo de Bombeiros atende ocorrência de acidente na BR-427 entre Currais Novos e Acari

Postado em 23 de junho de 2026

O Quartel do Corpo de Bombeiros Militar de Currais Novos foi acionado, por volta das 13h40, para atender uma ocorrência de acidente veicular envolvendo uma colisão entre um carro e uma motocicleta na BR-427, rodovia que liga os municípios de Currais Novos e Acari.

O acidente ocorreu nas proximidades da Mineração Acauã. Conforme as informações levantadas no local, o veículo, do tipo Saveiro, seguia no sentido Acari com três ocupantes, os quais não apresentavam lesões aparentes.

O motociclista recebeu atendimento pré-hospitalar pelas guarnições do Corpo de Bombeiros Militar e foi transportado ao Hospital Mariano Coelho, em Currais Novos, para avaliação e realização de exames médicos.

Os bombeiros militares também atuaram na retirada dos veículos da via, a fim de liberar o fluxo de trânsito e reduzir riscos no local. Após a chegada da Polícia Rodoviária Federal, a cena ficou sob responsabilidade da PRF.

1ºTenente Tertuliano – Comandante do 2ºSGB/4ºGBM

Corpo de Bombeiros divulga detalhes de acidente que resultou na morte de criança na BR-226

Postado em 23 de junho de 2026

O Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Norte informa que, por volta das 09h40, o Quartel do Corpo de Bombeiros Militar em Currais Novos foi acionado pela Polícia Militar para atender a uma ocorrência de acidente veicular na BR-226, rodovia que liga os municípios de Currais Novos e São Vicente.

O veículo seguia no sentido do município de São Vicente. Ao chegarem ao local, as guarnições constataram que uma criança já se encontrava em óbito. Outras cinco pessoas que estavam no veículo receberam atendimento médico e foram encaminhadas ao hospital através de ambulâncias do SAMU e do município de São Vicente.

Ainda conforme as informações colhidas no local, no automóvel estavam seis pessoas, sendo três adultos e três crianças.

Durante o atendimento, os bombeiros militares realizaram a análise dos possíveis riscos da cena, adotando as medidas necessárias para garantir a segurança da ocorrência.

O Instituto Técnico-Científico de Perícia — ITEP foi acionado, e a cena ficou sob responsabilidade da Polícia Militar.

O Corpo de Bombeiros Militar lamenta profundamente o ocorrido e se solidariza com os familiares.

1ºTenente Tertuliano – Comandante do 2ºSGB/4ºGBM

NINA SOUZA REÚNE LIDERANÇAS DO MATO GRANDE E LITORAL NORTE E FORTALECE PRÉ-CANDIDATURA À CÂMARA FEDERAL

Postado em 23 de junho de 2026

A pré-candidata a deputada federal Nina Souza promoveu um encontro com importantes lideranças do Mato Grande e do Litoral Norte do Rio Grande do Norte, reforçando a articulação regional e ampliando a base de apoio ao seu projeto para a Câmara dos Deputados.

Participaram da reunião os prefeitos Pedro Henrique, de Pedra Grande, e Hudson Matias, de Galinhos; o ex-vice-prefeito de Ceará-Mirim, Marcílio Dantas; os ex-prefeitos Irmão Naldo, de Galinhos, e Adriano Diógenes, de Guamaré; o ex-candidato a prefeito de São Miguel do Gostoso, Caio Fernandes; além de Lenilson do Posto, de Caiçara do Rio dos Ventos, Zé Pedro, presidente da Câmara de Alto do Rodrigues, Jocitan e Chico do Bode.

O encontro também contou com a participação de vereadores como Presidente da Câmara de Bento Fernandes vereador Breno, e Presidente da Câmara de Galinhos André Wallace e demais lideranças políticas das cidades de Pedra Grande, Galinhos, Alto do Rodrigues, Bento Fernandes, Guamaré, Touros, João Câmara, Caiçara do Norte, Caiçara do Rio dos Ventos, Jardim de Angicos, Macau, Rio do Fogo, Jandaíra, São Miguel do Gostoso e Ceará-Mirim.

O encontro teve como foco o fortalecimento do diálogo com lideranças municipais e a construção de uma agenda voltada às demandas do interior do estado. A participação de representantes de diferentes municípios evidencia o avanço das articulações políticas em torno da pré-candidatura de Nina Souza, que segue consolidando apoios em regiões estratégicas do Rio Grande do Norte.

“Não entrei na política para fazer mais do mesmo. Quero ajudar a construir um Rio Grande do Norte onde as pessoas tenham segurança, acesso à saúde, educação de qualidade e, principalmente, oportunidades para trabalhar e viver com dignidade”, afirmou.

A pré-candidata também defendeu uma atuação próxima dos municípios e das lideranças locais, ouvindo as demandas de cada região e buscando soluções que contribuam para o desenvolvimento econômico, a geração de empregos e a melhoria da qualidade de vida da população.

Emirados: Operação combate lavagem de dinheiro e sonegação fiscal na Grande Natal

Postado em 23 de junho de 2026

O Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN) e a Polícia Civil deflagraram nesta terça-feira (23) a operação Emirados para apurar crimes de lavagem de dinheiro, sonegação fiscal, associação criminosa e falsidade ideológica.

A investigação conjunta identificou um esquema estruturado para obter vantagens financeiras ilegais em prejuízo dos cofres públicos. O empresário apontado como chefe das fraudes tem atuação e influência no ramo de postos de combustíveis na Grande Natal e foi preso.

O trabalho aponta que os envolvidos utilizavam mecanismos para esconder bens e valores obtidos por meio de ilícitos fiscais. A apuração é conduzida pela 56ª Promotoria de Justiça de Natal, pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) e pela Delegacia Especializada na Repressão à Lavagem de Dinheiro (DRLD).

Além do mandado de prisão, a operação Emirados e cumpriu 33 mandados de busca e apreensão pessoal e domiciliar contra os alvos. Também foram aplicadas 75 medidas cautelares diversas da prisão. Os mandados foram cumpridos nas cidades potiguares de Natal, Parnamirim e São Gonçalo do Amarante.

No âmbito patrimonial, a Justiça determinou o sequestro de 18 imóveis e de uma lancha, com o objetivo de assegurar eventual reparação dos danos e impedir a dissipação do patrimônio investigado. Ao todo, 4 promotores de Justiça, 9 servidores do MPRN e mais de 120 policiais civis, entre delegados e agentes. Na casa do chefe do esquema, foram apreendidos mais de R$ 90 mil, dólares e euros em espécie, joias, documentos, celulares e computadores.

O esquema
O principal investigado é um empresário que liderava um arranjo voltado à ocultação de patrimônio. Para proteger os bens e evitar cobranças judiciais, ele registrava propriedades e veículos em nome de parentes e de funcionários de confiança, que atuavam como “laranjas”. As investigações também apontam que o chefe do grupo exercia o controle real sobre várias empresas de fachada, como distribuidoras, bares e postos de combustíveis, sem constar oficialmente nos contratos sociais.

A fraude contava com empresas utilizadas para deixar de pagar tributos estaduais de forma sistemática. Entre as condutas identificadas estão a omissão de entrada de mercadorias, a falta de emissão de notas fiscais e a criação de firmas em série em nome de terceiros. O esquema usava inclusive pessoas de baixa renda e beneficiários de programas assistenciais federais como sócios de fachada para blindar os verdadeiros donos dos negócios.

Sonegação, carro de luxo e mansão
As empresas vinculadas ao grupo econômico acumulam juntas um passivo tributário global que chega ao montante de R$ 72.922.514,57 inscritos na Dívida Ativa do Estado do Rio Grande do Norte. Os débitos estão concentrados no não recolhimento do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS).

Desse total sonegado, duas distribuidoras de alimentos respondem pelas maiores fatias da dívida fiscal.
Um dos fatos que motivou a abertura de uma linha de investigação específica foi a compra de um carro importado de luxo avaliado em cerca de R$ 800 mil. O veículo foi registrado em nome de um funcionário que exercia a função de auxiliar de contabilidade e contador com uma remuneração de R$ 1.954.

A capacidade financeira declarada era incompatível com o valor do automóvel, enquanto o líder do esquema ostentava o bem como próprio. O mesmo funcionário também aparecia como o comprador formal de uma residência de alto padrão em um condomínio fechado pelo valor declarado de R$ 2.558.000,00.

As diligências policiais e os exames de documentos constataram que o imóvel servia de moradia real para o próprio coordenador da organização. O grupo utilizava contas dessas firmas satélites para pagar contas e despesas de moradias de luxo da família do investigado.

Em razão do prejuízo causado aos cofres públicos e do risco de dissipação de ativos, a Justiça determinou o sequestro, a indisponibilidade de bens e o bloqueio de valores em contas bancárias no valor total de R$ 72.922.514,57. A medida alcança contas de pessoas físicas e jurídicas, incluindo nove empresas de um ecossistema contemporâneo de fachada e contas de passagem utilizadas pelo líder do esquema de fraudes.

Blog do Gustavo Negreiros

PESQUISA SETA INDICA ODON EM 2º LUGAR NA FEDERAÇÃO PT, PCdoB E PV

Postado em 23 de junho de 2026

Mais uma pesquisa do Instituto Seta, divulgada no último dia 20 de junho, apontou o crescimento do ex-prefeito de Currais Novos, Odon Jr., na disputa para deputado federal. No levantamento, Odon aparece em 2º lugar entre os nomes da Federação PT, PCdoB e PV, além de ocupar o 8º lugar na classificação geral, em situação de empate técnico.

Odon tem levado sua pré-campanha a todas as regiões do Rio Grande do Norte, recebendo apoios espontâneos de lideranças políticas, comunitárias e sociais em diversos municípios do estado.

Em suas entrevistas e agendas pelo RN, Odon Jr. tem defendido a importância dos programas sociais do Governo Lula para a população brasileira. Entre suas propostas, destaca o aperfeiçoamento do Bolsa Família, permitindo que famílias continuem recebendo o benefício mesmo quando um de seus integrantes conquista um emprego com carteira assinada. Segundo ele, essa medida contribuiria para ampliar a renda familiar e, ao mesmo tempo, estimular a formalização do trabalho.

“Vamos seguir carregando sonhos e esperanças em cada lugar do Rio Grande do Norte. Sonhos que vão virar realidade e esperança que se transformará em trabalho”, afirmou Odon Jr.

A pesquisa SETA foi realizada entre 15 e 17 de junho, possui margem de erro de 2,5 pontos percentuais para mais ou para menos e intervalo de confiança de 95%. Os registros na Justiça Eleitoral são RN-01712/2026 e BR-00738/2026.