O Carnaxelita 2026 já tem data marcada: a festa acontecerá de 18 a 20 de setembro, celebrando 32 anos de história e reafirmando sua posição como a maior micareta do interior do Rio Grande do Norte.
Ao longo das décadas, o Carnaxelita se consolidou como um dos eventos mais tradicionais do estado, reunindo milhares de foliões e se tornando referência entre os carnavais fora de época do Nordeste.
A expectativa para a edição de 2026 já movimenta as redes sociais do evento, enquanto o público aguarda novidades sobre atrações, blocos e toda a programação que promete animar Currais Novos durante três dias de muita música e diversão.
O evento é realizado pela Prime Eventos, com apoio da Prefeitura de Currais Novos e do Governo do Estado do Rio Grande do Norte, reforçando sua importância para o turismo, a cultura e a economia da região.
Com tradição, história e uma legião de foliões apaixonados, o Carnaxelita segue fortalecendo sua marca e se preparando para mais uma edição que promete reunir grandes momentos.
Carnaxelita 2026: de 18 a 20 de setembro, Currais Novos recebe novamente a maior micareta do interior do estado.
O Rio Grande do Norte passou a contar com uma Política Estadual de Combate à Intolerância Religiosa. Sancionada, a Lei nº 12.789 proíbe qualquer forma de discriminação motivada por religião, fé ou crença e assegura o direito à liberdade religiosa a todos os cidadãos.
A legislação estabelece que as ações de prevenção e combate à intolerância religiosa devem ser promovidas em diferentes espaços da sociedade, como o ambiente familiar, as escolas, os locais de trabalho e as unidades de saúde da rede estadual.
O texto também determina que o poder público estadual não poderá interferir na realização de cultos nem criar obstáculos ao livre exercício da religião, desde que respeitados os limites previstos na Constituição.
Outra medida prevista é a proibição de exigências, restrições ou preferências de natureza religiosa em concursos públicos e processos seletivos promovidos pelo Estado, independentemente da modalidade de contratação.
A lei considera infrações atos como impedir o acesso a cargos públicos, recusar matrícula em instituições de ensino, dificultar o uso de transportes ou negar atendimento em estabelecimentos comerciais por motivos religiosos.
As infrações estarão sujeitas à aplicação de multa administrativa, com valores entre 200 e 3 mil Unidades Fiscais do Rio Grande do Norte (UFIRN), de acordo com a gravidade da conduta.
A norma entrou em vigor na data de sua publicação. Caberá ao Poder Executivo regulamentar sua aplicação, sem prazo definido. A legislação também prevê a realização de campanhas anuais de conscientização, com apoio das emissoras de rádio e televisão.
A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) informou nesta sexta-feira (26) que a bandeira tarifária continuará amarela no mês de julho. Com isso, os consumidores seguirão pagando um acréscimo de R$ 1,885 a cada 100 kWh consumidos na conta de energia.
Segundo a Aneel, a manutenção da bandeira amarela ocorre por causa das condições menos favoráveis para a geração de energia durante o período seco. Com a redução do nível dos reservatórios das hidrelétricas, aumenta a necessidade de acionar usinas termelétricas, que têm custo de geração mais elevado.
O sistema de bandeiras tarifárias indica o custo da produção de energia no país. Quando a geração fica mais cara, a cobrança adicional é aplicada automaticamente na conta de luz dos consumidores.
A taxa de abandono escolar no primeiro ano do ensino médio caiu de 9,3%, em 2024, para 4,8%, em 2025, no Rio Grande do Norte, representando uma redução de 48,4% de um ano para o outro. Os dados constam na 2ª etapa do Censo Escolar, divulgados nesta sexta-feira (26) pelo Inep. Apesar da melhora no índice, o resultado ficou acima da média nacional (2,6%), que também apresentou redução.
Na rede estadual de ensino, 6% dos alunos do 1º ano não voltaram às salas de aula em 2025. Já no ano anterior esse percentual era de 11,3%. Os dados gerais, considerando todas as séries, também apresentaram melhora, com a taxa saindo de 8,6% em 2024 para 3,6% no ano seguinte.
De acordo com o Ministério da Educação (MEC), a evolução dos indicadores educacionais no Brasil se deve à implementação, desde 2023, de diversos programas estruturantes como o Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, o Escola em Tempo Integral, a Estratégia Nacional de Escolas Conectadas, além da a criação do programa Pé-de-Meia, em 2024, e de avanços no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
“O cenário reflete uma combinação de políticas públicas voltadas à permanência, à aprendizagem e ao aprimoramento das condições de oferta da educação básica. Observamos, ainda, melhoria simultânea nos indicadores de abandono, repetência e atraso escolar no Brasil”, disse o ministro da Educação, Leonardo Barchini.
Pior taxa do Nordeste
Considerando os índices gerais do 1º ano do ensino médio, o Rio Grande do Norte apresenta a pior taxa do Nordeste e a quarta pior posição entre os estados brasileiros.
Os três primeiros na lista de taxa de abandono escolar são estados do Norte: Acre (6%), Amapá (5,5%) e Rondônia (5,1%). Depois do Rio Grande do Norte, na quinta posição, aparece a Paraíba, com 4,7%.
Abandono escolar
Abandono escolar é quando um aluno está matriculado, mas deixa de frequentar as aulas ao longo do ano letivo. É o primeiro degrau em direção à evasão, fenômeno em que a criança ou o jovem nem chega a se matricular no ano seguinte.
O Rio Grande do Norte continua sendo o estado do País com o maior comprometimento de sua receita com despesa de pessoal do Poder Executivo, segundo o relatório RGF em Foco, divulgado nesta sexta-feira 26 pela Secretaria do Tesouro Nacional. Os dados não são inéditos isoladamente, porque já constavam no Relatório de Gestão Fiscal publicado pelo próprio Governo do Estado, mas agora ganham uma perspectiva nacional, ao serem comparados com os indicadores fiscais dos demais estados em um único documento.
Segundo o Tesouro Nacional, o Rio Grande do Norte comprometeu 56,12% da Receita Corrente Líquida Ajustada com despesa total de pessoal do Poder Executivo no primeiro quadrimestre deste ano (janeiro a abril). O índice é o maior do País e está acima do limite máximo de 49% estabelecido pela Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) para o Executivo estadual. Também supera o limite prudencial, de 46,55%, e o limite de alerta, de 44,10%.
Além do RN, apenas a Paraíba também ultrapassou o teto da LRF neste ano, mas com percentual bem menor: 49,75%.
No caso do Rio Grande do Norte, a Receita Corrente Líquida ajustada para cálculo da despesa com pessoal ficou em R$ 20,11 bilhões no acumulado de 12 meses. Já a despesa total com pessoal do Poder Executivo chegou a R$ 11,28 bilhões. Embora tenha havido leve recuo em relação ao fechamento de 2025, quando o percentual estava em 56,41%, o patamar segue elevado e mantém o Estado em situação de descumprimento da LRF. Na prática, isso significa que a folha continua consumindo uma parcela da receita superior ao limite legal, reduzindo a margem para investimentos, custeio e ampliação de políticas públicas.
O relatório do Tesouro também mostra que o Rio Grande do Norte lidera o País no peso dos precatórios. Até o primeiro quadrimestre, o estoque dessas dívidas judiciais representava 36,1% da Receita Corrente Líquida do Estado, maior proporção nacional. Em seguida, aparecem Rio Grande do Sul, com 25%, e Paraíba, com 22%. Na outra ponta, Pará e Pernambuco registraram apenas 0,4%, enquanto o Espírito Santo apresentou 0,6%. O indicador reforça uma pressão adicional sobre as contas públicas potiguares, mesmo em um estado que não está entre os mais endividados do País quando se observa a Dívida Consolidada Líquida.
A Dívida Consolidada Líquida, por sua vez, tem outro desenho no cenário nacional. O limite legal é de duas vezes a Receita Corrente Líquida, e os estados que aparecem em situação mais crítica nesse ponto são Rio de Janeiro, com 219%, Rio Grande do Sul, com 172%, e Minas Gerais, com 157%.
O RN não figura entre os maiores endividados nessa métrica, mas isso não significa conforto fiscal. O problema potiguar está concentrado sobretudo na baixa liquidez, no alto comprometimento das receitas correntes com despesas correntes, no peso da folha e no volume proporcional de precatórios. O próprio Governo do Estado já reconheceu, em nota recente, que enfrenta “dois grandes desafios”: baixa liquidez e poupança corrente acima de 95%, ou seja, elevado comprometimento das receitas correntes com despesas também correntes.
Arrecadação cresceu, mas Estado congelou despesas Nos quatro primeiros meses de 2026, o Rio Grande do Norte registrou crescimento nominal de 21,11% na receita consolidada. A arrecadação realizada chegou a R$ 9,24 bilhões no primeiro quadrimestre, segundo dados do Relatório Resumido da Execução Orçamentária publicado no Diário Oficial do Estado. Descontada a inflação, o crescimento real da receita foi estimado em 16,02%. O avanço foi puxado principalmente pela arrecadação própria, com destaque para o ICMS, que passou de R$ 1,78 bilhão nos quatro primeiros meses de 2025 para R$ 2,03 bilhões no mesmo período deste ano, alta de 13,85%.
Apesar da melhora nominal da arrecadação, o Estado precisou contingenciar R$ 497,4 milhões em despesas por causa da frustração de receitas em relação ao que havia sido previsto no orçamento. O contingenciamento representa uma espécie de congelamento nos gastos e pode ser revisto se a arrecadação voltar a subir nos meses seguintes.
O principal ponto de pressão, segundo os dados estaduais, está na diferença entre a receita realizada e a receita prevista. Embora tenha arrecadado mais do que no ano passado, o Estado arrecadou menos do que esperava em fontes relevantes. O caso mais sensível é o Fundo de Participação dos Estados (FPE), que somou R$ 2,38 bilhões até abril, mas cresceu apenas 3,18% no período. A insuficiência do FPE em relação à previsão inicial foi estimada em aproximadamente R$ 364 milhões. O governo atribui parte desse desempenho à queda da base do Imposto de Renda, que compõe o fundo repassado aos estados, e também ao recuo de 8,33% do Imposto de Renda Retido na Fonte, reflexo das mudanças federais na faixa de isenção.
No acumulado até abril, o Estado teve receitas realizadas de R$ 9,24 bilhões, despesas liquidadas de R$ 7,99 bilhões e despesas pagas de R$ 7,68 bilhões. O resultado orçamentário do período foi superavitário em R$ 1,24 bilhão, valor superior ao registrado no mesmo intervalo de 2025. A Secretaria Estadual de Fazenda (Sefaz) tem usado esse dado para sustentar que, sob a ótica orçamentária, houve resultado positivo no primeiro quadrimestre. A pasta afirma que houve crescimento nominal da receita total de 21,11% e da despesa de 17,61%, mas distingue esse resultado do equilíbrio fiscal, que considera receitas e despesas primárias.
O pré-candidato ao governo do RN, Cadu Xavier (PT), confirmou a chegada do presidente Lula ao estado na próxima semana em entrevista concedida ao Diário do RN. A declaração foi dada durante a abertura do evento Diálogos Federativos: “Sistema Único de Segurança Pública: Caminhos para o Fortalecimento da Cooperação Federativa”, que conta com a presença da primeira-dama, Janja Lula da Silva, na manhã desta sexta-feira (26).
O encontro, realizado em parceria do Governo do RN com o Ministério da Justiça e a Associação Brasileira dos Municípios (ABM), acontece nesta sexta e teve como abertura um ato solene de Pacto do Rio Grande do Norte contra o feminicídio. O pré-candidato Cadu Xavier estava presente no início do evento, acompanhado de autoridades federais, estaduais e municipais no palco principal.
O ex-secretário da Fazenda do RN destacou a importância do envolvimento da primeira-dama em uma pauta tão desafiadora que o país enfrenta. “Talvez seja um fenômeno que tenha acontecido no mundo todo, aqui no Brasil não é diferente. E ela está trazendo essa pauta para a primeira prateleira do debate nacional”, declarou.
A agenda do presidente também foi um destaque do evento, sendo reforçada a vinda de Lula ao Rio Grande do Norte no próximo dia 2 de julho, Cadu afirmou que a base do PT no estado estará fortificada. “Semana que vem o Presidente da República aqui no estado mostra que o time de Lula vai estar muito forte nesse processo eleitoral”, disse o pré-candidato.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva cumprirá agenda no estado do RN na próxima semana, visitando o município de Major Sales, no Alto Oeste potiguar.
Perguntado sobre o fortalecimento da campanha eleitoral com a presença da primeira-dama, Cadu destacou o peso do encontro no cenário atual de disputa no RN. “Tanto a minha pré-candidatura como a de Samanda, a de Rafael, e a dos nossos pré-candidatos à chapa proporcional, tanto na Câmara quanto na Assembleia Legislativa”, destacou, dando ênfase no simbolismo e peso com Janja perto.
A Festa de Santa Maria Goretti, em Currais Novos, terá início no próximo dia 1º de julho. Esse ano é a celebração dos 74 anos da inauguração solene da capela. O tríduo festivo reunirá missas, novenas, procissões, apresentações culturais, quermesses, bingos e momentos de confraternização, mobilizando pastorais, movimentos, instituições de ensino, profissionais da saúde, autoridades e moradores do bairro.
A abertura solene acontece na terça-feira, 1º de julho, com procissão às 19h15, conduzida pela Banda Marcial Maria do Socorro Araújo, saindo da residência de Ezequiel e De Paula em direção à capela. Na ocasião, a nova bandeira da festa será conduzida e hasteada, marcando oficialmente o início das celebrações. Em seguida, às 19h30, será celebrada missa em ação de graças pelos 74 anos da capela, presidida pelo padre Edson Medeiros de Araújo, pároco da Paróquia de Sant’Ana. A programação da noite será encerrada com show religioso do diácono Adaildo Santos, além de bingo e quermesse.
Entre os momentos mais aguardados da programação estão o 29º Jantar de Santa Maria Goretti, marcado para a noite do dia 4 de julho, acompanhado de bingo, pavilhão cultural e apresentações musicais de Cíntia Souza e da banda The Clássicos, além do leilão de doces e salgados realizado na noite anterior. Também estão previstos cafés partilhados, batizados e a tradicional distribuição de quentinhas para a comunidade.
O encerramento da festa ocorrerá no domingo, 5 de julho, com procissão. A organização orienta que os fiéis utilizem roupas nas cores vermelha e branca durante o momento de encerramento, simbolizando o martírio e a pureza de Santa Maria Goretti.
Confira programação completa:
01 DE JULHO – ABERTURA SOLENE:
19h15: Procissão de abertura com a Banda Marcial Maria do Socorro Araújo saindo da residência de Ezequiel e De Paula conduzindo a nova bandeira da Festa até a capela, onde será hasteada marcando o início do tríduo festivo;
19h30: Missa de Abertura em ação de graças pelos 74 anos da inauguração solene da Capela de Santa Maria Goretti. (Celebrante: Pe. Edson Medeiros de Araújo – Pároco da Paróquia de Sant’Ana de Currais Novos).
20h30: Show religioso com o Diác. Adaildo Santos, bingo e quermesse.
02 DE JULHO – 1º DIA DO TRÍDUO SOLENE:
05h30: Alvorada Festiva conduzindo a imagem peregrina da Residência de Neném Ministra e Edival na Rua José Milanês até a capela;
06h: Santa Missa e Café Partilhado (Resp. da RCC);
19h: 1ª Novena com o tema “Com Santa Maria Goretti, somos chamados a renovar nossa fé em Cristo” e o lema: “Permanecei em mim, e eu permanecerei em vós” (Jo 15,4). (Celebrante: Pe. Marcos Barbosa de Medeiros – Administrador Paroquial de São Francisco de Assis de Currais Novos).
20h: Apresentação da Escola de Música Dom Bosco, bingo e quermesse.
03 DE JULHO – 2º DIA DO TRÍDUO SOLENE:
06h: Santa Missa da Primeira Sexta-Feira do Mês e Café Partilhado (Terço das Mulheres e AO);
19h: 2ª Novena com o tema “Com Santa Maria Goretti, testemunhemos o Evangelho com santidade e amor.” e o lema: “Vós sois a luz do mundo” (Mt 5,14). (Celebrante: Pe. Amaurilo José da Silva – Administrador Paroquial do Divino Espírito Santo – Ouro Branco)
20h: Quermesse e Leilão de doces e salgados – Resp.: Ezequiel e de Paula.
04 DE JULHO – 3º DIA DO TRÍDUO SOLENE:
06h: Santa Missa e Café Partilhado (Resp. Conselho da Capela);
10h: Batizados;
18h20: Início da distribuição de quentinhas no salão da capela;
19h: 3ª Novena com o tema “Com Santa Maria Goretti, sejamos enviados em missão para anunciar Cristo.” e o lema: “Ide, portanto, e fazei discípulos entre todas as nações” (Mt 28,19). (Celebrante: Diác. José Ari de Oliveira – Paróquia de Sant’Ana de Currais Novos).
20h30: 29º Jantar de Santa Maria Goretti, bingo e pavilhão cultural. Atrações músicais: Cintia Souza e a Banda The Clássicos
05 DE JULHO – ENCERRAMENTO SOLENE:
15h45: Santo Terço;
16h30: Procissão, Missa Solene Campal de Encerramento da Festa 2026 presidida pelo Pe. Edson Medeiros de Araújo – Pároco da Paróquia de Sant’Ana de Currais Novos, arreamento da bandeira e bolo comemorativo pelos 74 anos da Capela de Santa Maria Goretti;
O deputado estadual Francisco do PT esteve, nesta sexta-feira (26), na comunidade Juazeiro do Padre, no município de Florânia, para acompanhar de perto o funcionamento do sistema de abastecimento de água revitalizado graças a uma emenda parlamentar de R$ 100 mil destinada por seu mandato.
O sistema, que estava sem funcionar, foi recuperado pela Prefeitura de Florânia com os recursos da emenda de R$ 100 mil destinada pelo deputado. A obra garantiu a retomada do abastecimento de água para cerca de 20 famílias da comunidade, proporcionando mais qualidade de vida e segurança hídrica aos moradores.
A visita contou com a presença do prefeito Galo, da vice-prefeita Loba, do vereador Ivan Fioravante e de lideranças locais, que acompanharam a entrega da obra e celebraram o benefício para a população.
A vice-prefeita Loba destacou a importância da parceria para atender a demanda da comunidade. “Quero agradecer ao deputado Francisco por destinar essa emenda de R$ 100 mil, que tornou possível a recuperação desse sistema tão importante. Hoje essas famílias voltam a ter água em suas casas, e isso representa dignidade e mais qualidade de vida para todos”, afirmou.
Francisco ressaltou a satisfação de ver o resultado do mandato chegando à vida das pessoas. “É muito gratificante ver o resultado do nosso trabalho acontecendo na vida das pessoas. Nosso mandato trabalha exatamente para isso: garantir investimentos que resolvam problemas reais e melhorem a vida da população”, disse o deputado.
O vereador G Charles anunciou, por meio de suas redes sociais, a realização do Arraiá Cultural do São Sebastião, evento que acontecerá no próximo dia 04 de julho de 2026, no Povoado São Sebastião, em Currais Novos. A iniciativa promete reunir cultura, música e tradição em uma grande celebração voltada para toda a comunidade.
A programação terá início no período da tarde com uma atração especial para as crianças. A artista Mara Dias comandará um momento de muita diversão, música e entretenimento infantil, proporcionando lazer para as famílias que prestigiarem o evento.
À noite, o público poderá participar do tradicional arraiá ao som de grandes atrações regionais. Estão confirmados os shows de Rela Bucho, Deixe de Brincadeira e Nelinho Forrozeiro, que prometem animar os forrozeiros com muito forró, xote e músicas típicas das festas juninas.
Segundo o vereador G Charles, o evento busca fortalecer as tradições culturais da comunidade, valorizar os artistas da região e proporcionar um momento de integração entre moradores e visitantes.
O Arraiá Cultural do São Sebastião é uma realização da Associação dos Produtores Rurais do São Sebastião, com patrocínio do Governo do Estado do Rio Grande do Norte, por meio da Secretaria Estadual de Cultura, através da Lei Câmara Cascudo.
A expectativa é de que o evento reúna um grande público, fortalecendo a cultura popular, movimentando a economia local e consolidando o calendário de festas tradicionais da zona rural de Currais Novos.
O juiz da Comarca de Acari, Dr. Marcus Vinícius, representou o Rio Grande do Norte e o Brasil como palestrante em eventos realizados em Valência, na Espanha, e Milão, na Itália.
Durante as apresentações, com o tema “Inteligência Artificial na Gestão de Penas Pecuniárias”, o magistrado destacou o aplicativo Titina Social, tecnologia que está sendo desenvolvida a partir da experiência da Comarca de Acari e que poderá ser replicada em todo o país.
O nome do aplicativo homenageia a atriz acariense Titina Medeiros, reconhecida nacionalmente por sua trajetória artística e pelo forte compromisso com as causas sociais. Sempre preocupada com o desenvolvimento de Acari, do Nordeste e com a promoção da inclusão social, Titina inspirou o nome da plataforma por representar esses mesmos valores de transformação e cuidado com as pessoas.
Também foram apresentados os resultados da aplicação dos recursos das penas pecuniárias em iniciativas desenvolvidas na comarca, como a implantação do videomonitoramento, fortalecimento de políticas voltadas à pessoa idosa, produção de filmes e revistas com impacto social.
Além de compartilhar essa experiência inovadora, Dr. Marcus Vinícius levou o nome de Acari ao cenário internacional, destacando o município como exemplo de construção coletiva entre Judiciário, Executivo, Legislativo, Ministério Público e sociedade civil, em favor do desenvolvimento e da transformação social.
O atleta Leivson Willian Silva da Costa foi oficialmente convocado para integrar a Seleção Brasileira de Beach Tennis e representar o Brasil no Campeonato Pan-Americano IFBT 2026, na categoria Profissional (PRO).
A convocação foi confirmada por meio de documento oficial da IFBT (International Federation Beach Tennis), que reconhece o desempenho esportivo do atleta e sua dedicação à modalidade. A competição será realizada entre os dias 13 e 16 de agosto de 2026, em Porto Seguro, na Bahia, reunindo os principais nomes do beach tennis das Américas.
Em publicação nas redes sociais, Leivson comemorou mais essa conquista na carreira e destacou a importância de vestir a camisa da Seleção Brasileira.
“Vestir as cores do nosso país nunca será algo comum. Sei de tudo o que existe por trás dessa conquista: dias difíceis, treinos cansativos, dúvidas e escolhas. Por isso, essa convocação tem um significado que vai muito além. É a certeza de que estou no caminho certo.”
O atleta também agradeceu a Deus, à família, aos alunos, patrocinadores, parceiros e a todos que acompanham sua trajetória, ressaltando que a conquista é compartilhada com todos que acreditam em seu trabalho.
Agora, Leivson intensifica a preparação para defender as cores do Brasil em mais um importante desafio internacional, levando o nome de Currais Novos e do Rio Grande do Norte ao cenário do beach tennis continental.
Investir em conhecimento é preparar o comércio para crescer ainda mais. Pensando nisso, a Fecomércio RN, por meio do Senac RN e em parceria com o Sindivarejo Currais Novos, promove o programa Senac Vendas – Festa de Sant’Ana 2026, uma iniciativa voltada para fortalecer o comércio, os serviços e os profissionais que atuam em um dos períodos mais importantes para a economia local.
Serão oferecidas capacitações práticas e gratuitas para preparar empresários, colaboradores e empreendedores para atender melhor, vender mais e oferecer serviços com ainda mais qualidade durante os festejos.
Programação:
🔹 30/06 – Atendimento Rápido em Alta Demanda 🔹 01/07 – Venda Inteligente: Estratégias Práticas para Vender Mais e Melhor 🔹 02/07 – Boas Práticas na Manipulação de Alimentos 🔹 03/07 – Primeiros Socorros e Combate a Incêndio
Horário: 10h às 12h
Uma ação que reforça o compromisso da Fecomércio RN, do Senac RN e do Sindivarejo Currais Novos com a qualificação profissional, o fortalecimento do comércio local e o desenvolvimento econômico da região.
A Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Currais Novos e a Fecomércio RN, por meio do Sindivarejo Currais Novos, informaram que o funcionamento do comércio na próxima segunda-feira (29), dia do jogo da Seleção Brasileira pela Copa do Mundo, às 14h, ficará a critério de cada empresa.
Segundo o comunicado, cada estabelecimento poderá definir a melhor forma de expediente, conforme sua necessidade. Os bancos funcionarão das 9h às 12h, enquanto os órgãos da Administração Pública Estadual terão expediente das 7h às 11h, conforme decreto do Governo do Estado.
A Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE) localizou nessa quinta-feira (25), uma plantação de maconha com cerca de 290 mil pés da planta, escondida em uma área isolada no município de Acopiara, no interior do Ceará.
A plantação se estendia por uma área de aproximadamente três hectares, o que seria equivalente a “quatro campos do Estádio Castelão”.
Durante a investigação, aeronaves e drones da PCCE tiveram que sobrevoar o local para medir a área total da plantação. Ao todo, foram encontrados no local cerca de 160 mil pés de maconha em fase de cultivo e outros 130 mil pés já colhidos, totalizando uma estimativa de 290 mil pés da planta.
Nessa sexta-feira (26), uma equipe de policiais deve se deslocar até o local para realizar fotos e fazer o transporte dos materiais encontrados.
Durante a operação, nenhum suspeito foi encontrado e a investigação continua para definir se a droga pertencia a alguma organização criminosa. Junto a plantação, os policiais também encontraram um acampamento clandestino, com alimentos e alguns utensílios de cozinha.
A ofensiva foi coordenada pelo Departamento de Polícia Civil do Interior Sul (DPJI Sul), pela 4ª Seccional do Interior Sul (Iguatu) e pela Delegacia de Polícia Civil de Acopiara.
*Estagiária sob supervisão do jornalista Emerson Rodrigues. Diario do Nordeste
O senador Rogério Marinho (PL-RN) foi direto ao revelar, em entrevista ao Jornal das 6, da 96 FM, o argumento mais sensível que o PL usa nos bastidores para tentar pacificar o conflito público entre Michele Bolsonaro e seu enteado Flávio Bolsonaro: a liberdade do ex-presidente Jair Bolsonaro depende diretamente do resultado das eleições de 2026.
A análise foi feita em resposta a polêmica a respeito do vídeo da ex-primeira-dama, que pode causar danos na pré-campanha de Flávio Bolsonaro, nome do partido na disputa pela presidência da República.
“Quem está preso é o pai de Flávio Bolsonaro e é o esposo de Michele. Ele só será liberado caso nós tenhamos êxito nas eleições”, afirmou Marinho, secretário-geral do PL. “Isso por si só já é um elemento suficiente para que esses problemas pessoais sejam ultrapassados.”
A declaração expõe a fragilidade do momento: o principal candidato da direita à presidência da República vive um racha familiar televisionado — e o próprio pai, que seria o maior cabo eleitoral da campanha, assiste a tudo de dentro de casa, sem poder falar publicamente, receber visitas políticas ou dar declarações.
Família reconstituída, tensão antiga
Para além do cálculo eleitoral, Marinho tentou contextualizar o conflito pelo ângulo humano. Segundo o senador, a tensão entre Michele e Flávio não é nova — e tem raízes em uma dinâmica familiar delicada, comum em famílias reconstituídas.
“Michele tem praticamente a mesma idade que Flávio Bolsonaro. A diferença é de um ano. Você está falando de quase duas dezenas de anos de convivência”, disse Marinho. “A dificuldade de relacionamento entre enteados e madrasta, principalmente quando ela é muito mais nova, é uma característica comum a muitas famílias brasileiras.”
O senador reconheceu não ter detalhes sobre como se deu essa relação ao longo dos anos, mas foi enfático ao defender que o conflito precisa ser superado. “A família pode brigar entre si, mas ela necessariamente precisa ter uma convergência no que é importante para todos.”