Currais Novos recebe Governadora Fátima Bezerra durante agenda de obras e investimentos no Seridó

Postado em 22 de junho de 2026

A governadora Fátima Bezerra estará no Seridó nos dias 23 e 24 de junho, cumprindo uma extensa agenda administrativa em Currais Novos, Caicó, Lagoa Nova, Jucurutu e São Rafael. Entre os compromissos estão a inauguração do novo Centro Cirúrgico do Hospital Regional Mariano Coelho, em Currais Novos, visitas a obras habitacionais do programa Minha Casa, Minha Vida e a entrega de importantes trechos rodoviários recuperados pelo Governo do Estado.

Em Caicó, a governadora visitará reformas em escolas estaduais, acompanhará as obras da Ilha de Sant’Ana, entregará os serviços de recuperação do acesso rodoviário ao Distrito de Palma e inspecionará um empreendimento habitacional. No dia 24, a agenda inclui a entrega da recuperação da RN-041, entre Currais Novos e Lagoa Nova, visita às obras da RN-087, inauguração da Central do Cidadão de Jucurutu e a entrega das obras de recuperação da RN-118, em São Rafael, reforçando os investimentos em infraestrutura, educação, saúde e mobilidade na região do Seridó.

Prefeito Maciel Freire dá show de liderança e anuncia novas conquistas para Cerro Corá durante festa do padroeiro

Postado em 22 de junho de 2026

O prefeito de Cerro Corá, Maciel Freire, protagonizou um dos momentos mais marcantes das festividades de São João Batista ao anunciar importantes investimentos para o município. Em meio à celebração do padroeiro, o gestor deu um verdadeiro show de liderança e compromisso com a população, garantindo a aquisição de uma nova retroescavadeira e de um ônibus escolar.

As conquistas representam avanços significativos em áreas estratégicas do município. A retroescavadeira chega para fortalecer a infraestrutura e ampliar o apoio ao homem do campo, enquanto o novo ônibus escolar vai garantir mais segurança, conforto e qualidade no transporte dos estudantes da rede municipal.

Os investimentos foram realizados com recursos próprios, reforçando a responsabilidade da gestão com o uso eficiente do dinheiro público e com o desenvolvimento de Cerro Corá.

Durante o anúncio, Maciel destacou a importância de unir tradição e trabalho.

“Estamos celebrando a nossa fé e a nossa cultura, mas também é momento de anunciar conquistas importantes. Esses investimentos chegam para melhorar a vida do nosso povo, fortalecer a nossa agricultura e cuidar da educação das nossas crianças”, afirmou o prefeito.

O anúncio, feito durante uma das maiores edições das festividades de São João Batista, simboliza uma gestão que aproveita os grandes momentos para reafirmar seu compromisso com o progresso do município.

Com ações concretas e entregas reais, Cerro Corá segue avançando, unindo tradição, desenvolvimento e cuidado com a população.

Saiba quem são os 12 pré-candidatos à Presidência da República nas eleições 2026

Postado em 22 de junho de 2026

Com a aproximação das eleições presidenciais, partidos e lideranças políticas começam a consolidar seus projetos para a disputa pelo Palácio do Planalto. Atualmente, há 12 pré-candidatos apontados pelos partidos e outro que busca sua candidatura em uma disputa em sua legenda. Contudo, os nomes que vão de fato disputar o comando do País só serão oficializados após as convenções partidárias, que se iniciam em 20 de julho. O prazo de registro de candidaturas vai até 15 de agosto, véspera do início da campanha eleitoral.

A seguir, confira quem são os cotados pelos partidos para a disputa à Presidência da República, suas trajetórias políticas, formação e histórico na vida pública.

Luiz Inácio Lula da Silva (PT)

Atual presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, é pré-candidato à reeleição em 2026 pelo PT. Nascido em Garanhuns (PE), migrou com sua família para São Paulo ainda na infância. Na cidade, tornou-se metalúrgico e líder sindical, tendo papel central nas greves de 1978 a 1980 no ABC paulista.

Lula foi uma das principais figuras na criação do PT durante a redemocratização, mantendo-se na sigla até o momento. Após perder as eleições de 1989, 1994 e 1998, foi eleito presidente da República e governou o País de 2003 a 2010. Novamente eleito em 2022, exerce seu terceiro mandato no Executivo até o final de 2026.

Em 2018, no âmbito da operação Lava-Jato, o atual presidente foi condenado a nove anos e seis meses de prisão por corrupção passiva e lavagem de dinheiro. Chegou a ficar preso por 580 dias O Supremo Tribunal Federal (STF) anulou, em 2021, todas as condenações de Lula por considerar parcialidade no processo, permitindo que ele voltasse à vida pública, fosse eleito e, agora, concorresse a um quarto mandato.

Flávio Bolsonaro (PL)

Filho mais velho do ex-presidente Jair Bolsonaro, Flávio Nantes Bolsonaro é atualmente senador da República pelo Rio de Janeiro. O Partido Liberal (PL), sigla do político, o escolheu como pré-candidato após o pai se tornar inelegível pela condenação do golpe de 8 de janeiro e indicar o nome do filho.

Flávio foi deputado estadual do Rio de 2003 a 2019, sendo eleito 4 vezes para o cargo. Em 2014, foi o terceiro deputado estadual mais votado, com 160.359 votos. Já em 2018, Flávio foi eleito para o Senado com 4.380.418 votos, o equivalente a 31,36% dos votos válidos.

Flávio perdeu alguns pontos nas últimas pesquisas após ter áudios vazados expondo sua negociação de R$ 134 milhões com Daniel Vorcaro, dono do Banco Master.

Augusto Cury (Avante)

Augusto Jorge Cury é psiquiatra, professor e escritor, conhecido principalmente por seus livros de autoajuda e o romance O Vendedor de Sonhos, best-seller que chegou a ser adaptado ao cinema.

Nascido em Colina (SP), ele lançou sua pré-candidatura pelo Avante no começo de 2026, com discurso antipolarização, embora afirmando dialogar com políticos de centro e centro-direita, como Gilberto Kassab, Michel Temer e Aécio Neves.

Cabo Daciolo (Mobiliza)

Benevenuto Daciolo Fonseca dos Santos, conhecido como Cabo Daciolo, é um bombeiro militar da reserva, pastor evangélico e ex-deputado federal pelo Rio de Janeiro.

Daciolo concorreu a deputado pela primeira vez em 2006, não tendo sido eleito. Em 2008, também perdeu a disputa para vereador da cidade do Rio. Sua única vitória eleitoral foi em 2014, para uma vaga na Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj).

Durante seu mandato, de 2015 a 2019, Daciolo foi expulso do Partido Socialismo e Liberdade (PSOL) e trocou de filiação 6 vezes.

Daciolo ficou nacionalmente conhecido em 2018 por ter sido candidato à presidência, obtendo 1.348.323 votos (1,26%). Em 2022, concorreu a senador pelo PDT no Rio de Janeiro, obtendo 3,49% dos votos.

Edmilson Costa (PCB)

O atual Secretário-Geral do Partido Comunista Brasileiro (PCB), Edmilson Silva Costa, é doutor em economia pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e professor do curso de Direito da Universidade Nove de Julho (Uninove).

Membro do partido desde 1970, foi candidato à prefeitura de São Paulo em 2008, obtendo 4.300 (0,07%) votos. Nas eleições de 2010, foi candidato à Vice-Presidência do Brasil na chapa de Ivan Pinheiro. Os dois conquistaram 39.136 (0,04%) votos.

Hertz Dias (PSTU)

Hertz da Conceição Dias é professor na rede pública estadual e municipal do Maranhão, também atuando na música como rapper e militante do Movimento Negro.

Em 2022, ele concorreu ao governo do Maranhão pelo Partido Socialista dos Trabalhadores Unificado (PSTU) e obteve 5.191 (0,15%) votos. Neste ano sai como pré-candidato à presidência pelo mesmo partido.

Renan Santos (Missão)

Renan Antônio Ferreira dos Santos é conhecido por ser um dos fundadores e coordenadores do Movimento Brasil Livre (MBL), sendo uma figura relevante nos protestos que derrubaram a ex-presidente Dilma Rousseff em 2014. Ele atua como guitarrista em uma banda de rock e faz lives diárias em seus canais nas redes discutindo política brasileira e internacional.

Renan é um dos seus principais articuladores, responsável pela sua criação em 2025 e primeiro presidente da Missão, partido com origem no MBL. Essa será a primeira vez que o ativista irá concorrer a um cargo eletivo. No espectro político, ele afirma se opor tanto ao bolsonarismo quanto ao petismo. Entre apoiadores, como mostrou o Estadão, ganhou o apelido de “Javier Milei brasileiro”, comparação que vai além do cabelo bagunçado e dos shows de rock, mas pelo estilo intempestivo, com ideias disruptivas.

Romeu Zema (Novo)

Romeu Zema Neto é formado em administração pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e exerceu a função de presidente do Conselho de Administração do Grupo Zema, fundado pelo seu bisavô, de 1990 a 2016.

Ele concorreu a um cargo político pela primeira vez em 2018, se candidatando ao governo de Minas Gerais, ganhando o pleito com 71,8% de votos válidos no segundo turno. Quatro anos depois, foi reeleito para o mesmo cargo, já no primeiro turno, com 56,18%. Ele deixou o cargo em abril de 2026 para disputar a presidência da República.

Em âmbito nacional, Zema se alinha ao bolsonarismo e repudia o PT. Apesar da proximidade com Jair Bolsonaro, passou a criticar Flávio Bolsonaro após a revelação de áudios do senador com Daniel Vorcaro. Apesar disso, tem enfatizado que os nomes da direita estarão juntos em um segundo turno.

Ronaldo Caiado (PSD)

Ronaldo Ramos Caiado exerceu o cargo de deputado federal por Goiás em cinco mandatos, de 1991 a 1995 e de 1999 a 2015. Tornou-se senador pelo mesmo Estado de 2015 até 2019.

Ronaldo Caiado foi eleito governador de Goiás em 2018, com 59,73% do votos válidos no primeiro turno. Em 2022, foi reeleito com 51,81% dos votos, também no primeiro turno.

Em 2026, disputará sua segunda eleição para presidente. Ele também concorreu ao Palácio do Planalto em 1989, obtendo menos de 1% dos votos e ficando fora do segundo turno, disputado entre Fernando Collor (o vencedor) e Lula.

Caiado é membro de uma das mais poderosas famílias do agronegócio no Estado, com patrimônio declarado de R$ 24.874 436,19. Durante sua vida política, ele defendeu pautas alinhadas ao setor e se manteve próximo do conservadorismo.

Rui Costa Pimenta (PCO)

Rui Costa Pimenta é jornalista e presidente nacional do Partido da Causa Operária (PCO), se identificando como comunista e trotskista. Ele é neto do também político João da Costa Pimenta

Rui foi um dos fundadores do Partido dos Trabalhadores (PT) e acabou sendo expulso da sigla em 1995 por divergências políticas, criando no mesmo ano o PCO. Já foi candidato à presidência em 2002, 2010 e 2014.

Samara Martins (UP)

Samara Martins Silva é uma dentista atuante no Sistema Único de Saúde (SUS) e ativista dos movimentos sociais Movimento de Mulheres Olga Benário e a Frente Negra Revolucionária.

Durante seu período na universidade, foi diretora de mulheres na União Nacional dos Estudantes (UNE). Samara foi candidata à vice-presidência da República em 2022 na chapa de Leonardo Péricles, pela Unidade Popular (UP).

Joaquim Barbosa (DC)

Anunciado pelo Democracia Cristã (DC) como pré-candidato à presidência da república, Joaquim Barbosa não tem feito muitas manifestações diretas sobre a candidatura, mas levantou a possibilidade pelas redes sociais. Seu nome está envolvido em um imbróglio judicial dentro do partido após a destituição de Aldo Rebelo (DC) como pré-candidato.

Barbosa é formado em Direito pela Universidade de Brasília (UnB) e construiu carreira no Ministério Público Federal, onde atuou de 1984 até 2003. Naquele ano, foi nomeado pelo então presidente Lula (PT) como ministro do Supremo Tribunal Federal (STF).

Enquanto ocupava o cargo, ganhou notoriedade ao ser relator do processo do mensalão, sendo responsável pela condenação de políticos, empresários e dirigentes partidários acusados de participação no esquema. Barbosa se aposentou em 2014, deixando o Tribunal.

Aldo Rebelo (DC*)

Além de Joaquim Barbosa, Aldo Rebelo ainda tenta se viabilizar pelo DC. Contudo, não tem apoio do comando da legenda. Ele chegou a ser expulso do partido, mas conseguiu na Justiça sua reintegração, que ainda será discutida nos tribunais. Aldo foi deputado federal por São Paulo de 1991 até 2015, exercendo cinco mandatos no cargo pelo Partido Comunista do Brasil (PCdoB). Foi presidente da Câmara entre 2005 e 2007 e, durante os governos Lula e Dilma, foi ministro da Defesa, da Ciência, Tecnologia e Inovação, do Esporte e de Coordenação Política e Assuntos Institucionais.

*Sem apoio oficial da legenda.

Estadão Conteúdo

PRF realiza o segundo leilão de veículos retidos de 2026 no RN

Postado em 22 de junho de 2026

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) realizará, nos dias 14 e 15 de julho, o segundo leilão de veículos retidos de 2026 no Rio Grande do Norte. O certame ocorrerá exclusivamente pela internet e reunirá automóveis e motocicletas recolhidos neste ano e em exercícios anteriores, incluindo veículos aptos para circulação e lotes destinados à sucata.

O leilão será realizado por meio do site oficial do leiloeiro. No dia 14 de julho serão ofertados os veículos classificados como conservados ou recuperáveis. Já em 15 de julho, serão leiloados os lotes destinados exclusivamente à sucata.

Antes da realização do certame, os interessados poderão vistoriar os veículos presencialmente. A visitação pública ocorrerá nos dias 9, 10 e 13 de julho, sempre das 13h às 17h, nos pátios da empresa Transguard, onde os bens permanecem armazenados.

No município de Natal, os veículos estão no pátio localizado na Avenida Industrial Francisco da Motta, s/n, no bairro Bom Pastor. Em Caicó, a visitação será na BR-427, km 102, ao lado do Posto do Moinho. Já em Mossoró, os lotes poderão ser conferidos na Rua Maria Alves Rodrigues, nº 201, no bairro Dix-Sept Rosado.

De acordo com a PRF, o leilão reúne veículos recolhidos em 2026 e em anos anteriores, observando as normas previstas no edital do certame. Os lances serão recebidos exclusivamente pela plataforma eletrônica do leiloeiro, disponível no endereço https://www.mnleilao.com.br/.

Mais informações podem ser obtidas junto à Comissão Regional de Gestão de Pátios e Leilão da PRF pelo telefone (84) 3215-1501 ou pelo e-mail [email protected].

Tribuna do Norte

TJRN marca julgamento sobre vaga de desembargador para 1º de julho

Postado em 22 de junho de 2026

O Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte (TJRN) marcou para o dia 1º de julho, a partir das 9h, o julgamento dos processos administrativos que tratam da definição de uma vaga de desembargador pelo critério de antiguidade. A informação consta em publicação no Diário da Justiça Eletrônico do dia 19 de junho.

Serão analisados pelo Tribunal Pleno o processo de Eleição de Acesso ao Cargo de Desembargador do TJRN pelo Critério de Antiguidade, referente ao Edital nº 2/2025-TJRN, e o Incidente de Recusa relacionado ao mesmo procedimento.

A definição ocorre após decisão do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que determinou que o TJRN marcasse, em até 24 horas, a sessão para concluir o processo de escolha do novo desembargador. A vaga está aberta desde outubro de 2025.

A determinação do CNJ atendeu parcialmente a pedido do juiz Henrique Baltazar Vilar dos Santos, que questionou a demora na conclusão do processo de promoção. Segundo o Conselho, o edital para preenchimento da vaga foi publicado em outubro do ano passado, mas o julgamento ainda não havia sido finalizado.

Na decisão, o CNJ apontou mora administrativa e determinou que a sessão fosse realizada após o encerramento do prazo de defesa no incidente em tramitação no próprio TJRN. O órgão também estabeleceu que a escolha seja concluída na mesma reunião.

O julgamento havia sido suspenso na sessão do Pleno da última quarta-feira (17), após o surgimento de fatos novos relacionados a um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) assinado pelo magistrado Henrique Baltazar. Na ocasião, o TJRN informou que a suspensão ocorreu em respeito ao devido processo legal, à ampla defesa e ao contraditório.

Tribuna do Norte

“Fátima é minha grande inspiração”, diz pré-candidato Cadu Xavier

Postado em 22 de junho de 2026

O pré-candidato ao Governo do Rio Grande do Norte Cadu Xavier (PT) afirmou que a governadora Fátima Bezerra (PT) é sua “grande inspiração” política. A declaração foi dada durante entrevista ao programa Frente a Frente, da TV Clube RN, veiculada no sábado 20, ao ser questionado sobre qual líder público mais admira. Mesmo depois de se apresentar ao longo da conversa como “Cadu de Lula” e de exaltar o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), o ex-secretário de Fazenda escolheu Fátima como principal referência.

“Não vou negar. Fátima Bezerra. Eu poderia dizer o presidente Lula ou a governadora Fátima, mas Fátima, para mim, é uma grande inspiração”, afirmou Cadu.

A resposta ocorreu no bloco final da entrevista, durante um pingue-pongue em que o pré-candidato foi provocado a responder de forma mais objetiva sobre temas pessoais, políticos e familiares. Ao citar Fátima, Cadu reforçou a vinculação direta de sua pré-candidatura ao governo estadual com a trajetória da atual governadora, de quem foi auxiliar entre 2019 e abril deste ano — primeiro como secretário de Tributação e, depois, como titular da Fazenda, no comando das finanças estaduais.

Ao longo da entrevista, Cadu fez uma defesa enfática da governadora. Disse que tem orgulho de ter participado da gestão dela e afirmou que Fátima foi responsável por lhe dar a oportunidade de ocupar funções centrais no Governo do Estado. Para ele, aceitar o convite da petista foi uma das decisões mais importantes de sua vida pública.

“A decisão de aceitar o convite para participar da reconstrução do Rio Grande do Norte talvez tenha sido uma das decisões que eu tomei na minha vida que eu tenho mais orgulho”, declarou.

Cadu também associou sua própria trajetória política à confiança recebida de Fátima. Segundo ele, “só uma política como Fátima” o colocaria no lugar em que chegou dentro do governo. O pré-candidato afirmou ainda que a governadora é uma mulher honesta e disse nunca ter visto alguém questionar a honestidade dela.

“Fátima é uma mulher honesta. Você pode discordar da trajetória dela, de decisões dela, mas eu nunca vi ninguém questionar a honestidade de Fátima”, disse.

A entrevista também teve momentos de defesa pessoal da governadora. Cadu afirmou que Fátima enfrenta preconceitos em determinados ambientes por sua origem humilde, por ser mulher, pela simplicidade e pelas escolhas pessoais. Segundo ele, esse incômodo aparece sobretudo entre setores da elite.

“Eu convivo de perto com Fátima e chego em todos os ambientes há sete anos. Você nota o preconceito quando Fátima entra num restaurante, às vezes, quando tem algum evento. Você vê o olhar das pessoas, julgando ela de cima a baixo, pela origem, pela humildade, por ela ser mulher, por ela ter as opções sexuais que ela tem, pela simplicidade (sic)”, afirmou.

Cadu comparou Fátima a Lula ao dizer que ambos representam pessoas de origem humilde que chegaram ao poder e continuaram voltadas para os mais pobres. Ele disse admirar o presidente pela dedicação à militância política, pelos programas sociais e pelo olhar para o Nordeste, especialmente pela transposição do Rio São Francisco. Mesmo assim, ao ser instado a escolher um líder, preferiu a governadora.

A fala também ajuda a definir o posicionamento eleitoral de Cadu. Durante a entrevista, ele afirmou que tem orgulho de carregar o nome “Cadu de Lula”, mas deixou claro que sua construção local está ligada diretamente ao governo Fátima. Ele disse que pretende dar sua própria marca a uma eventual gestão, mas sem negar o legado da atual governadora.

“É óbvio que eu vou dar a minha marca, mas eu não posso aqui deixar de dizer para o seu telespectador do orgulho que eu tenho de ter feito parte do governo da professora Fátima”, afirmou.

Cadu disse que o Rio Grande do Norte era “terra arrasada” antes da gestão petista, com folhas salariais atrasadas, crise na segurança pública e rebeliões no sistema prisional. Registrou que o governo atual reconstruiu áreas importantes do Estado, pagou salários em dia e fez entregas em saúde, educação, segurança e infraestrutura.

Ao ser questionado sobre a alta rejeição da governadora nas pesquisas, Cadu reconheceu falhas na articulação política e na comunicação do governo, mas sustentou que as entregas existem em todas as regiões do Estado. Segundo ele, seu papel na pré-campanha será lembrar ao eleitor como o Estado estava antes de Fátima e apresentar uma perspectiva de continuidade com avanços.

A relação com Fátima apareceu ainda em um relato sobre a transição de governo, entre o fim de 2018 e o início de 2019. Cadu contou que, antes da posse, a governadora lhe perguntou se a arrecadação permitiria pagar os salários dentro do mês. Ao ouvir que sim, segundo ele, Fátima teria determinado que a folha nunca mais atrasasse.

“Ela levantou e disse, olhando no meu olho: você nunca mais vai deixar a folha do Estado atrasar”, contou.

Para Cadu, a experiência no governo Fátima foi decisiva para sua entrada na disputa eleitoral. Ele afirmou que nunca teve como projeto pessoal ser governador, mas que a atuação durante a pandemia e o trabalho na área fiscal o levaram a ser visto como nome político dentro do grupo governista.

No fim da entrevista, ao ser perguntado sobre sua essência, Cadu respondeu “fazer o bem”. Sobre o que espera que as pessoas sintam ao ouvi-lo na campanha, respondeu “verdade”. E, quando provocado a citar sua principal inspiração política, voltou a Fátima, consolidando a mensagem central da entrevista: sua candidatura busca se apresentar como continuidade do campo de Lula, mas nasce, sobretudo, da relação construída com a governadora do Rio Grande do Norte.

Agora rn

Anvisa revoga parte da suspensão e libera produtos da Ypê fabricados em 2026; veja quais

Postado em 22 de junho de 2026

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) reduziu o alcance da suspensão aplicada a produtos da marca Ypê e passou a restringir a medida apenas a determinados lotes de detergentes, desinfetantes e lava-roupas fabricados em períodos específicos. A alteração foi publicada no Diário Oficial da União desta segunda-feira (22).

De acordo com a Anvisa, a mudança foi baseada na análise de novos documentos e resultados de testes laboratoriais apresentados pela Química Amparo, fabricante da marca Ypê.

Com a nova decisão, os produtos fabricados em 2026 que apresentaram resultados considerados satisfatórios foram liberados para comercialização. Permanecem suspensos apenas os lotes identificados durante a investigação conduzida pela agência.

Segundo a Anvisa, continuam proibidos para comercialização, distribuição e uso os detergentes lava-louças Ypê e os desinfetantes Bak e Pinho Ypê com lotes terminados em “1” fabricados até 31 de dezembro de 2025. No caso dos lava-roupas líquidos Tixan Ypê, a restrição abrange os lotes terminados em “1” produzidos até 31 de março de 2026.

A suspensão original foi determinada após uma inspeção conjunta realizada pela Anvisa, pelo governo do estado de São Paulo e pela prefeitura de Amparo (SP), município onde está localizada a fábrica da Química Amparo.

Conforme as resoluções publicadas nesta segunda-feira, os testes realizados nos produtos fabricados entre janeiro e fevereiro de 2026 apresentaram resultados satisfatórios no caso dos detergentes e desinfetantes, o que levou à liberação desses itens. Já a manutenção da restrição para os lava-roupas líquidos Tixan Ypê até março de 2026 está relacionada às medidas previstas em um plano de gerenciamento e mitigação de riscos apresentado pela fabricante.

Produtos que seguem sob restrição

Continuam sujeitos à suspensão:

  • Lava-louças Ypê com lotes terminados em “1” fabricados até 31 de dezembro de 2025;
  • Desinfetantes Bak e Pinho Ypê com lotes terminados em “1” fabricados até 31 de dezembro de 2025;
  • Lava-roupas líquidos Tixan Ypê com lotes terminados em “1” produzidos até 31 de março de 2026.

No caso dos lava-roupas, a medida também prevê o recolhimento voluntário dos produtos abrangidos pela decisão.

A Anvisa orienta os consumidores a verificarem o número do lote impresso nas embalagens. Os produtos fabricados em 2026 que não se enquadram nas restrições podem continuar sendo comercializados normalmente, enquanto os lotes ainda abrangidos pela medida permanecem proibidos até nova manifestação da agência.

Com informações de Tribuna do Norte

Anvisa aprova novo medicamento oral para tratamento de câncer de mama avançado

Postado em 22 de junho de 2026

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou o registro do medicamento Inluriyo® (tosilato de inlunestranto), indicado para o tratamento de câncer de mama em pacientes adultos previamente submetidos à terapia endócrina.

A decisão foi publicada nesta segunda-feira (22/6) e autoriza o uso do medicamento desenvolvido pela Eli Lilly do Brasil Ltda. como monoterapia.

Para quais casos o medicamento é indicado
O Inluriyo® é indicado para pacientes com câncer de mama localmente avançado, quando o tumor não pode ser removido por cirurgia, ou metastático, quando a doença já se espalhou para outras partes do corpo.

O tratamento é voltado para tumores do tipo receptor de estrogênio positivo (ER+), HER2-negativo (HER2-) e com mutação no receptor de estrogênio 1 (ESR1m), características que influenciam diretamente na escolha terapêutica.

Medicamento é de uso oral e monoterapia
Segundo a Anvisa, o medicamento é administrado por via oral e utilizado como monoterapia, ou seja, sem associação obrigatória com outros fármacos no esquema inicial de tratamento.

A aprovação amplia as opções terapêuticas disponíveis para pacientes que já receberam tratamento hormonal anteriormente.

Câncer de mama é o mais incidente entre mulheres no Brasil
De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (Inca), o câncer de mama é a neoplasia maligna mais incidente entre mulheres no país.

Entre 2023 e 2025, foram estimados 73.610 novos casos, o que representa cerca de 30,1% de todos os diagnósticos de câncer em mulheres no Brasil.

A Anvisa é responsável pela regulação e registro de medicamentos no país, garantindo a segurança, eficácia e qualidade dos produtos disponibilizados à população.

Gov

Roubos a estabelecimentos comerciais têm redução de 24,5% no RN

Postado em 22 de junho de 2026

Os assaltos a estabelecimentos comerciais continuam em queda no Rio Grande do Norte. Entre janeiro e maio deste ano, em comparação com o mesmo período do ano passado, a redução foi de 24,5% em todo o estado.

Em números absolutos, foram contabilizadas 233 ocorrências nos cinco primeiros meses do ano passado, contra 176 crimes registrados de janeiro a maio deste ano, ou seja, 57 crimes a menos.

Os dados foram divulgados nesta segunda-feira (22) pela Coordenadoria de Informações Estatísticas e Análises Criminais (COINE), vinculada à Secretaria de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social (SESED).

Para o titular da SESED, coronel Francisco Araújo, o resultado é atribuído à intensificação do policiamento ostensivo, ao uso de inteligência policial, investigação compartilhada e à integração entre as forças de segurança que atuam no Estado. “A realização de operações estratégicas e o reforço em áreas com maior incidência também têm contribuído para a redução dos delitos”, destacou o secretário.

Diario do RN

Pesquisa Seta/Blog do Barreto aponta Nelter Queiroz entre os três primeiros colocados na disputa por vaga na Assembleia Legislativa

Postado em 22 de junho de 2026

O deputado estadual e pré-candidato à reeleição, Nelter Queiroz (Progressistas), apareceu novamente entre os nomes mais lembrados pelos eleitores potiguares na corrida por uma vaga na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte. De acordo com pesquisa realizada pelo Instituto Seta e divulgada pelo Blog do Barreto, no último sábado (20), Nelter Queiroz ocupa a terceira colocação na intenção de votos para deputado estadual, consolidando sua presença entre os principais nomes da disputa eleitoral de 2026.

Para Nelter Queiroz, o resultado representa o reconhecimento de uma trajetória marcada pela defesa dos municípios, do desenvolvimento regional e das pautas que impactam diretamente a vida dos potiguares, principalmente dos mais humildes. “Recebo esse resultado com muita responsabilidade e gratidão. A pesquisa mostra que o nosso trabalho continua sendo lembrado pela população. São mais de três décadas de vida pública, ouvindo as pessoas, cobrando ações e defendendo as regiões Seridó, Vale do Açu, Médio Oeste e todo o Rio Grande do Norte”, destacou.

O deputado também ressaltou que o momento é de continuar ampliando o diálogo com a população. “Pesquisa é um retrato do momento e serve para mostrar que estamos no caminho certo. Mas o mais importante é continuar trabalhando, visitando as comunidades e ouvindo as demandas do nosso povo”, afirmou, apontando também que seu desempenho em todas as pesquisas divulgadas até o momento reforça a sua competitividade para a eleição de 2026 e evidencia a força de uma trajetória política construída com presença constante no dia a dia da população norte-rio-grandenses.

DADOS DA PESQUISA

O levantamento ouviu 1.500 eleitores entre os dias 15 e 17 de junho de 2026, possui margem de erro de 2,5 pontos percentuais, intervalo de confiança de 95% e está registrado sob os protocolos RN-01712/2026 e BR-00738/2026.

Paróquia de Sant’Ana divulga detalhes dos eventos sociais da Festa 2026 em encontro com a imprensa

Postado em 22 de junho de 2026

Paróquia de Sant’Ana divulga detalhes dos eventos sociais da Festa 2026 em encontro com a imprensa A Paróquia de Sant’Ana de Currais Novos realizou, na manhã desta segunda-feira (22), no CIAC, um encontro com a imprensa para apresentar detalhes dos eventos sociais que integram a programação da Festa de Sant’Ana 2026.

Durante a reunião, foram divulgadas informações sobre o calendário de vendas das mesas do tradicional Pavilhão de Sant’Ana, os critérios e datas para comercialização dos espaços da Feirinha de Sant’Ana, além de detalhes sobre o Chá de Sant’Ana e outras atividades que acontecerão durante os festejos da padroeira.

Mendonça determina exclusão de vídeo de líder do PL que associava PT a PCC e Comando Vermelho

Postado em 22 de junho de 2026

O ministro André Mendonça, vice-presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), determinou a retirada de um vídeo publicado pelo deputado federal Sóstenes Cavalcante que associava o Partido dos Trabalhadores (PT) às facções criminosas PCC e Comando Vermelho. A decisão foi tomada após ação apresentada pela Federação Brasil da Esperança, composta por PT, PCdoB e PV.

Na publicação, o parlamentar afirmava haver “grandes suspeitas nos Estados Unidos” de que recursos oriundos das facções criminosas estariam financiando campanhas do PT. Ao analisar o caso, Mendonça concluiu que a acusação foi apresentada sem qualquer comprovação mínima.

Segundo o ministro, a mensagem extrapolou os limites da crítica política ao atribuir ao debate eleitoral uma acusação factual específica, grave e verificável, sem respaldo em provas. Para ele, a postagem tem potencial de promover desinformação eleitoral e influenciar a percepção dos eleitores sobre tema politicamente relevante.

Prazo de 24 horas para remoção
A decisão liminar determinou que o conteúdo fosse removido das plataformas digitais no prazo de até 24 horas. Além disso, o ministro proibiu a republicação, o impulsionamento ou qualquer nova divulgação do material questionado. As redes sociais também foram notificadas para cumprir a ordem judicial.

Mendonça ressaltou que a medida não impede críticas políticas ao governo, ao presidente da República ou ao PT, mas veda a divulgação de acusações sem comprovação que possam comprometer a integridade do debate público e eleitoral.

Caso ainda será analisado pelo plenário
A decisão foi tomada de forma individual e ainda deverá ser submetida ao plenário do TSE, que decidirá se mantém ou não o entendimento do ministro. Até lá, a determinação segue válida.

O episódio ocorre em meio ao aumento da fiscalização da Justiça Eleitoral sobre conteúdos considerados potencialmente desinformativos nas redes sociais, especialmente aqueles relacionados a partidos, candidatos e temas de relevância eleitoral.

FOLHA DE SP

Deputado autor de requerimento por CPI do Master cobra inquérito parlamentar ‘doa a quem doer’

Postado em 22 de junho de 2026

O deputado federal Rodrigo Rollemberg (PSB-DF), autor de um dos requerimentos que pedem a criação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para apurar os escândalos bilionários do Banco Master, defendeu que o colegiado funcione no Congresso após a operação de busca e apreensão contra o líder do governo do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, no Senado, Jaques Wagner (PT-BA).

“Nós estamos insistindo na instalação da CPI do Banco Master. Fomos os primeiros a apresentar um requerimento. Nós entendemos que essa investigação tem que ser feita, doa a quem doer, porque nós não podemos mais conviver com a corrupção. Infelizmente, o que a gente percebe é que muitos parlamentares não querem a CPI, a gente entende que muitos parlamentares têm o rabo preso”, declarou Rollemberg no sábado, 20, durante o evento do lançamento da candidatura do ex-presidente da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) Ricardo Cappelli ao Governo do Distrito Federal (GDF).

O pedido da CPI do Master foi protocolado por Rollemberg, que integra a base do governo Lula, no início de fevereiro, após obter mais de 200 assinaturas entre os deputados federais.

Um dia depois, o deputado federal Carlos Jordy (PL-RJ), da oposição, protocolou um requerimento de uma Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI), que possibilita a participação dos parlamentares das duas Casas.

As comissões, porém, não foram abertas pelos presidentes da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), e do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP). Isso ocorre pelo desinteresse dos deputados em abrir uma investigação sobre o tema, que atinge o Centrão, a direita e também a base governista, nas vésperas das eleições.

Jaques Wagner foi alvo de busca e apreensão na manhã da quinta-feira, 18. A PF suspeita de que ele recebeu um imóvel de R$ 2,5 milhões e pagamentos de propina que totalizaram R$ 3,5 milhões por meio de uma empresa ligada a um de seus familiares.

Segundo os investigadores, a estrutura teria sido utilizada para ocultar vantagens indevidas supostamente pagas no contexto das fraudes investigadas na Compliance Zero.

A investigação também avalia se Jaques Wagner usou a atuação parlamentar para defender pautas de interesse do Banco Master no Congresso. Segundo os investigadores, o senador teria tratado diretamente com o ex-sócio da instituição, Augusto Ferreira Lima, de propostas que poderiam beneficiar o banco controlado por Daniel Vorcaro.

Os policiais apreenderam US$ 55 mil e 33,5 mil euros em endereços de Wagner. Somados e convertidos, os valores chegam a R$ 485 mil.

Como mostrou o Broadcast Político (sistema de notícias em tempo real do Grupo Estado), uma ala do governo defende que Wagner deixe a liderança do governo no Senado para conter eventuais desgastes ao governo no ano eleitoral.

Essa ala, que acumula desgastes com o senador baiano desde a derrota da indicação do advogado-geral da União, Jorge Messias, ao Supremo Tribunal Federal (STF), possui até um substituto ao posto: o senador e ex-ministro da Educação Camilo Santana (PT-CE).

Estadão Conteúdo

Quase 500 detentos têm diarreia, vômitos e febre em presídio de Mossoró; comida está sob investigação

Postado em 22 de junho de 2026

Cerca de 500 detentos do Complexo Penal Agrícola Mário Negócio, em Mossoró apresentaram sintomas de infecção intestinal, como diarreia, vômitos e febre, nos últimos dias. A Secretaria Municipal de Saúde e a Secretaria de Administração Penitenciária (Seap) investigam as causas do problema. Uma das principais suspeitas é que os casos estejam relacionados às refeições servidas aos presos.

Segundo relatos recebidos pelas autoridades, alguns detentos reclamaram da qualidade da comida. Há denúncias de refeições com odor desagradável e até registro da presença de larvas em quentinhas. AS informações são do perfil Mossoró Hoje.

Para atender os internos, foram mobilizados 12 profissionais de saúde, incluindo quatro médicos. Os pacientes estão recebendo medicação, antibióticos e hidratação dentro da unidade prisional.

Amostras das refeições fornecidas pela empresa Líder Refeições foram recolhidas e encaminhadas para análise laboratorial. O objetivo é identificar se há alguma bactéria, vírus ou outro agente causador dos sintomas.

A principal preocupação das autoridades é evitar que o quadro evolua e exija internações em larga escala. Segundo a avaliação dos órgãos envolvidos, a rede hospitalar teria dificuldades para absorver um grande número de presos ao mesmo tempo, além dos desafios relacionados à segurança e escolta dos detentos.

O caso segue sendo investigado pelas autoridades de saúde e pela administração penitenciária.

Boog do BG.

Com apoio da Prefeitura, Cerro Corá realiza a maior Cavalgada de São João Batista de todos os tempos

Postado em 22 de junho de 2026

Cerro Corá viveu um momento histórico neste fim de semana com a realização da Cavalgada de São João Batista, que já entrou para a história como a maior de todos os tempos no município.

O evento reuniu cavaleiros, amazonas e a população em geral, que tomaram as ruas em um grande movimento de fé, tradição e celebração, fortalecendo uma das manifestações culturais mais marcantes do calendário local.

A Prefeitura de Cerro Corá teve papel fundamental na realização da cavalgada, garantindo apoio e estrutura para que o evento acontecesse com organização, segurança e ampla participação popular.

Além de preservar a tradição, a cavalgada também movimentou a cidade, impulsionando o comércio local e gerando oportunidades para diversos setores, especialmente durante o período junino.

Para o prefeito Maciel Freire, eventos como esse vão além da celebração cultural e representam desenvolvimento para o município.

“Um evento como esse movimenta toda a cidade. Gera renda, fortalece o comércio e valoriza o trabalho de muita gente. Além de manter viva a nossa tradição, a cavalgada também contribui diretamente para o desenvolvimento econômico de Cerro Corá”, destacou.

A edição deste ano consolida a Cavalgada de São João Batista como um dos maiores eventos do município, reafirmando o compromisso da gestão em apoiar iniciativas que valorizam a cultura, fortalecem a economia e unem a população.