Francisco do PT destaca pagamento de emendas e obras em andamento no RN

Postado em 24 de junho de 2026

O líder do governo na Assembleia Legislativa, deputado Francisco do PT, utilizou o horário destinado aos oradores na sessão plenária desta quarta-feira (24) para comentar o pagamento de emendas parlamentares e rebater críticas sobre obras estaduais apontadas como paralisadas. Durante o pronunciamento, o parlamentar afirmou que os repasses das emendas estão sendo realizados e ressaltou que não há distinção entre os deputados.

“As emendas estão sendo pagas. Não há discriminação entre deputados”, declarou, ao citar que acompanha o andamento dos pagamentos junto aos órgãos responsáveis. 

Francisco do PT também fez referência a um levantamento apresentado anteriormente pelo deputado Gustavo Carvalho (PL) sobre obras classificadas como paralisadas. Segundo ele, os dados precisam ser analisados em conjunto com as justificativas registradas nos processos. “Vou entregar o relatório das 30 obras com as respectivas justificativas. Em muitos casos houve necessidade de nova licitação e a empresa já está executando os serviços”, afirmou.

O deputado ainda destacou agendas recentes ao lado da governadora Fátima Bezerra em municípios do estado, com entregas e acompanhamento de investimentos em infraestrutura e educação. Para o parlamentar, as ações demonstram a continuidade de obras e projetos em diferentes regiões do Rio Grande do Norte.

Luiz Eduardo critica situação da Saúde e aponta falta de medicamentos no RN

Postado em 24 de junho de 2026

Depois de se pronunciar no Grande Expediente e no horário de líderes, fazendo críticas ao governo do Estado do Rio Grande do Norte, e ser rebatido pelo líder do Executivo na Assembleia, Francisco do PT, o deputado José Dias (PL) voltou ao tema no horário dos deputados, que encerra a sessão ordinária. José Dias afirmou que mantinha suas críticas, principalmente sobre o que chamou de “obras mixurucas”.

O deputado Luiz Eduardo (PL) também se pronunciou no horário, ressaltando as críticas de José Dias, contra  o comparativo feito por Francisco do PT, entre o governo de Fátima Bezerra e o do seu antecessor Robinson Faria. E seguiu o discurso relatando as dificuldades no setor de Saúde do Estado.

“Cerca de 50% dos remédios estão faltando na Unicat”, alertou Luiz Eduardo, que também citou problemas nas áreas de segurança, estradas e educação.

APAE Currais Novos realiza Arraiá dos “APAEXONADOS” nesta quinta-feira

Postado em 24 de junho de 2026

A APAE de Currais Novos promove nesta quinta-feira (25), a partir das 18h, uma grande celebração junina marcada por alegria, inclusão e muita tradição. O evento contará com forró, música animada, brincadeiras, quadrilha improvisada e diversas atrações para toda a família.

A entrada custa apenas R$ 5,00 por pessoa. Além da programação festiva, os participantes poderão aproveitar uma cantina especial com uma deliciosa variedade de comidas típicas juninas, preparadas com muito carinho.

A expectativa é reunir alunos, familiares, colaboradores e a comunidade em uma noite de confraternização, valorizando a cultura nordestina e fortalecendo os laços de inclusão e solidariedade.

Deputado Francisco acompanha governadora Fátima em agenda de inaugurações e visitas a obras no Seridó

Postado em 24 de junho de 2026

O deputado estadual Francisco acompanhou, nesta terça-feira (23), a governadora Fátima Bezerra em uma série de agendas administrativas na região do Seridó, que contemplaram investimentos em saúde, educação, habitação e infraestrutura.

A primeira atividade ocorreu em Currais Novos, com a inauguração da reforma do centro cirúrgico do Hospital Regional Mariano Coelho, importante equipamento de referência para toda a região. Em seguida, a comitiva visitou o residencial em construção que contará com 100 novas unidades habitacionais, ampliando o acesso à moradia digna no município.

Já em Caicó, as autoridades visitaram a quadra poliesportiva da Escola Estadual Antônio Aladim, cuja obra de reforma já foi concluída, passando a atender plenamente a comunidade escolar. Também visitaram a Escola Estadual Professora Calpúrnia Caldas de Amorim (EECCAM), que teve sua reforma concluída, com investimento de aproximadamente R$ 4 milhões, representando um importante avanço na melhoria da infraestrutura educacional da unidade.

A agenda seguiu ainda para a estrada que liga Caicó até a divisa com o estado da Paraíba, no distrito da Palma, recentemente recapeada com investimento superior a R$ 35 milhões. A via é considerada estratégica por ser importante corredor de escoamento da produção regional, além de fortalecer a integração econômica entre os dois estados.

O roteiro foi encerrado com visita a outro conjunto habitacional, onde estão sendo construídas 200 unidades residenciais, reforçando as ações de ampliação da política habitacional no estado.

O deputado Francisco destacou a importância dos investimentos realizados pelo Governo do Estado.
“São ações que mostram o compromisso da governadora Fátima Bezerra com o desenvolvimento do Seridó, com investimentos que fortalecem a saúde, a educação, a infraestrutura e garantem mais dignidade para a população. É um trabalho que tem mudado a realidade da região”, afirmou.

A agenda contou ainda com a presença de prefeitos, vereadores e outras lideranças políticas da região, que acompanharam as visitas e reforçaram a importância das obras em andamento.

Bolsonaro completa 90 dias em prisão domiciliar; Moraes reavaliará caso

Postado em 24 de junho de 2026

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) completa nesta quarta-feira (24) 90 dias em prisão domiciliar humanitária. A medida foi concedida pelo ministro Alexandre de Moraes, do STF (Supremo Tribunal Federal), após Bolsonaro receber alta hospitalar, em 27 de março, depois de tratamento contra uma broncopneumonia.

Na terça, um dia antes de o prazo chegar ao fim, a defesa de Bolsonaro pediu ao STF que prorrogue a prisão domiciliar do ex-presidente, alegando que ele “permanece demandando acompanhamento especializado e avaliação médica contínua”.

A contagem da domiciliar passou a valer a partir da data da alta. Com isso, o prazo inicial de 90 dias se encerra nesta quarta. Agora, caberá a Moraes reavaliar o caso e decidir se mantém ou revoga o regime humanitário ao ex-presidente.

Antes da prisão domiciliar, Bolsonaro estava cumprindo pena, em regime fechado, no 19º Batalhão da Polícia Militar, conhecido como “Papudinha”. Na decisão que autorizou a domiciliar, em março deste ano, Moraes citou que a recuperação completa de uma pneumonia bilateral em pacientes idosos pode levar de 45 a 90 dias, em ambiente controlado. Agora, a análise do ministro deverá considerar o quadro de saúde do ex-presidente, além de eventuais manifestações da defesa e da PGR (Procuradoria-Geral da República).

A prorrogação da domiciliar era vista como provável, diante da ausência de registros de descumprimento das condições impostas pelo STF. Nos últimos dias, porém, aliados passaram a temer a volta do ex-presidente para a Papudinha após uma arma registrada em nome de Bolsonaro ser apreendida em uma blitz da Polícia Militar do Distrito Federal.

Bolsonaro prestou depoimento à PCDF (Polícia Civil do Distrito Federal) na terça-feira (23). Como mostrou a CNN, a oitiva durou cerca de cinco minutos. O ex-presidente confirmou que a arma estava em sua residência, em Brasília, e que pediu a um militar do Exército que providenciasse o conserto do equipamento após identificar uma falha.

A defesa de Bolsonaro sustenta que não houve ilegalidade. Em manifestação enviada a Moraes, os advogados afirmaram que integrantes da equipe de segurança do ex-presidente retiraram, sem conhecimento prévio dele, o percussor da arma, peça essencial para o disparo. A medida teria sido adotada porque Bolsonaro faz uso de medicamentos psiquiátricos que afetam sua cognição, o que poderia causar um acidente.

Ainda segundo a defesa, Bolsonaro percebeu uma falha na pistola e entregou o armamento ao segundo-sargento do Exército Estácio Leite da Silva Filho para manutenção.

A arma foi apreendida em 15 de junho no carro do militar, que conduzia um veículo do GSI (Gabinete de Segurança Institucional).

A defesa afirma que a entrega do armamento teve como finalidade o reparo e argumenta que não havia decisão judicial determinando a entrega das armas ou o cancelamento dos registros em nome de Bolsonaro.

CNN

Maioria apoia classificar PCC e CV como terroristas no Brasil

Postado em 24 de junho de 2026

Pesquisa Datafolha divulgada na terça-feira mostra que 59% dos brasileiros apoiam rotular as facções Comando Vermelho (CV) e Primeiro Comando da Capital (PCC) como terroristas. No início deste mês, os Estados Unidos decidiram incorporar a definição para tais organizações criminosas. Ainda segundo o instituto, 54% acreditam que o senador Flávio Bolsonaro (PL), pré-candidato à Presidência da República, teve influência na decisão do governo americano.

O levantamento ouviu 2.004 pessoas com 16 anos ou mais em 17 e 18 de junho, em 139 municípios. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos. A pesquisa está registrada na Justiça Federal sob o número BR-09956/2026.

Atuação dos EUA
Mesmo assim, a pesquisa também mostra que 74% da população rejeita a possibilidade de os EUA atuarem contra integrantes dessas facções em território brasileiro sem autorização do governo do Brasil.

Questionados se os Estados Unidos têm o direito de atacar membros de facções criminosas dentro do Brasil sem avisar ao governo brasileiro; o entrevistados responderam: Concorda totalmente: 17%, concorda em parte: 5%, não concorda nem discorda: 1%, discorda em parte: 13%, discorda totalmente: 61% e
Não sabe: 3%.

O panorama fica mais equilibrado quando o questionamento é se o governo de Donald Trump quer, na verdade, ajudar os brasileiros a partir da classificação das facções como terroristas. Sobre isso, 50% concordam, enquanto 46% são contra.

Na mesma linha, 74% não avaliam que os Estados Unidos estão usando as facções como “desculpa” para “mandar no Brasil”. Já outros 23% afirmam o oposto.

A questão foi: O governo dos Estados Unidos está usando as facções criminosas como desculpa para mandar no Brasil? E, concorda totalmente: 17%, concorda em parte: 5%, não concorda nem discorda: 1%, discorda em parte: 13%, Discorda totalmente: 61% e não sabe: 3%.

Atuação de Flávio
A decisão dos americanos em classificar CV e PCC como terroristas ocorreu poucos dias após Flávio Bolsonaro visitar Donald Trump na Casa Branca, em Washington.

Em março, o jornal americano The New York Times afirmou que ele e o irmão, o ex-deputado Eduardo Bolsonaro (PL), pressionavam os Estados Unidos para adotar a designação. O tema é criticado pelo governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que aponta possíveis riscos à soberania nacional.

Sobre a visita, 30% alegam que Flávio não teve influência na decisão, enquanto 16% não sabem responder.
Dentre os 54% que consideram que o filho do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) possui influência na ação americana, 57% entendem que tal articulação é negativa para o Brasil, enquanto 37% avaliam que a atuação é positiva. Outros 3% afirmam ser meio-termo, e 2% não sabem.

VOCÊ CONCORDA EM CLASSIFICAR FACÇÕES COMO ORGANIZAÇÕES TERRORISTAS?

Concorda totalmente: 45%
Concorda em parte: 14%
Não concorda nem discorda: 1%
Discorda em parte: 11%
Discorda totalmente: 22%
Não sabe: 7%

Tribuna do Norte

Janja da Silva desembarca em Natal e mobiliza o “Time de Lula” no RN

Postado em 24 de junho de 2026

A visita da primeira-dama Rosângela da Silva, a Janja, ao Rio Grande do Norte nesta semana deverá marcar um dos principais movimentos políticos do campo governista neste período de pré-campanha.

Em entrevista ao Diário do RN, a pré-candidata ao Senado pelo PT, Samanda Alves, detalhou a programação da primeira-dama em Natal, destacou a articulação do chamado “time de Lula” no Estado e falou sobre a construção da chapa governista para 2026.

Segundo Samanda, Janja cumprirá uma agenda voltada principalmente para o público feminino e para representantes de movimentos sociais. A programação começa na quinta-feira (26), no fim da tarde, em Natal.

“Ela faz uma agenda com mulheres dos movimentos sociais, com a juventude, os movimentos de mulheres e também com as mulheres dos partidos que compõem o time de Lula”, afirmou.

De acordo com a petista, o encontro servirá para apresentar ações desenvolvidas pelo Governo Federal voltadas às mulheres e discutir políticas públicas de enfrentamento à violência de gênero.

“Ela fala das ações que estão em curso no governo do presidente Lula relacionadas à violência contra as mulheres. O governo trouxe de volta o Ministério das Mulheres, que havia sido extinto, e também garantiu orçamento para políticas públicas voltadas para as mulheres”, ressaltou.

Na sexta-feira (27), Janja participará de compromissos ao lado da governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra.

Time de Lula reunido
Samanda explicou que a agenda também terá caráter político ao reunir lideranças dos partidos aliados que integram a base de sustentação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva no Estado.

“Vai envolver os partidos aliados. É uma agenda voltada para as mulheres, mas é importante que os homens que compõem o nosso time também estejam presentes. Nós temos pré-candidato ao Governo e pré-candidato ao Senado, e eles estarão lá para ouvir e aprender mais sobre essa pauta”, declarou.

A petista avalia que a presença de Janja ajuda a fortalecer o campo político ligado ao presidente Lula e evidencia o protagonismo feminino dentro do grupo governista potiguar.

“A importância da visita é mostrar a organização do nosso campo político e o protagonismo das mulheres. Nós temos aqui um time feminino muito forte, muito organizado e que foi fundamental nas campanhas do presidente Lula”, afirmou.

Sobre uma possível visita do presidente ao Rio Grande do Norte ainda neste ano, Samanda disse que a expectativa permanece.

“Estamos na expectativa da vinda dele. Uma das possibilidades é que ele venha para anunciar a ordem de serviço do Hospital Universitário do Seridó”, revelou.

Apoio incondicional de Fátima
Outro ponto abordado pela pré-candidata foi o envolvimento direto da governadora Fátima Bezerra em sua campanha ao Senado. Nos últimos dias, a chefe do Executivo estadual voltou a gravar vídeos declarando apoio ao nome de Samanda.

“Sem dúvida ela está envolvida. Fátima foi retirada desse processo eleitoral e colocou o nosso nome para seguir essa construção. Ela entende a importância da disputa pelo Senado e estará do nosso lado durante esse processo”, afirmou.

Segundo Samanda, a relação política construída ao longo dos anos torna natural a participação da governadora em sua pré-campanha.

“Samanda é Fátima e Fátima é Samanda. Tenho uma trajetória ao lado dela e aprendi muito com ela na política”, acrescentou.

Vice de Cadu pode vir do PSOL
Samanda também confirmou que o PT pretende intensificar o diálogo com o PSOL nos próximos dias.

Segundo ela, as conversas não se limitam a uma eventual aliança política e incluem a possibilidade de participação do partido na composição majoritária, inclusive na vaga de vice da chapa encabeçada pelo pré-candidato ao Governo, Cadu Xavier.

“Nós formalizamos o convite para o diálogo e entendemos que há espaço para o PSOL na nossa composição. Respeitamos a autonomia do partido, mas queremos construir essa conversa”, explicou.

De acordo com a petista, uma reunião formal entre as direções das duas legendas deverá ocorrer até a próxima semana, quando os entendimentos poderão avançar em torno da formação da chapa governista para 2026.

Federação fecha definições em julho
Em relação à nominata da Federação Brasil da Esperança (PT, PCdoB e PV), Samanda afirmou que as negociações estão avançadas e que a expectativa é concluir todas as definições até a primeira quinzena de julho.

“É uma discussão muito tranquila. Temos companheiros valorosos se colocando à disposição porque entendem a importância de ampliar nossa representação. Até a primeira quinzena de julho devemos concluir toda a composição da chapa majoritária e proporcional”, afirmou.

Diario do RN

Calor acima da média pressiona agricultura do RN no segundo semestre

Postado em 24 de junho de 2026

A agricultura potiguar pode enfrentar aumento da demanda por água e maior risco de estresse hídrico no segundo semestre em razão da previsão de um inverno mais quente no Rio Grande do Norte. Conforme o setor produtivo, o cenário pode elevar a demanda por água e aponta maior vulnerabilidade das culturas de sequeiro.
Conforme a Empresa de Pesquisa Agropecuária do RN (Emparn), o inverno de 2026, influenciado pelo El Niño, pode registrar temperaturas acima da média histórica e ventos reduzidos.

Neste momento, a Federação da Agricultura e Pecuária do RN (Faern) avalia que ainda é cedo para projetar crescimento ou redução generalizada da produção agrícola no segundo semestre. “O cenário recomenda cautela, uma vez que o desempenho da safra dependerá da evolução das condições climáticas ao longo dos próximos meses”, pondera a instituição.

Nas áreas irrigadas, a tendência é de estabilidade produtiva, desde que haja disponibilidade hídrica suficiente para atender à demanda das culturas, segundo a instituição.

De acordo com a Faern, as culturas de sequeiro — plantações sem irrigação artificial — tendem a ser as mais afetadas. “As culturas de sequeiro, especialmente milho e feijão, tendem a ser as mais sensíveis às alterações climáticas previstas, pois dependem diretamente da umidade do solo e da regularidade das chuvas”, explica.

O principal desafio para a agropecuária potiguar não é um evento climático isolado, mas a crescente variabilidade climática, conforme a federação.

“O produtor rural do RN convive historicamente com condições adversas e tem demonstrado grande capacidade de adaptação. No entanto, manter a competitividade da produção exigirá cada vez mais gestão eficiente da água, assistência técnica, crédito adequado, inovação e tecnologias adaptadas ao semiárido”, avalia.

A redução da circulação dos ventos também pode alterar as condições microclimáticas das lavouras, influenciando temperatura, umidade e desenvolvimento vegetal.

Em alguns casos, isso pode favorecer o surgimento de doenças ou exigir ajustes no manejo das lavouras. Na pecuária, os principais impactos ocorrem sobre a disponibilidade de pastagens e de forragem, além do aumento da necessidade de água para os animais. “Temperaturas mais elevadas também podem afetar o conforto térmico dos rebanhos e pressionar os custos de produção”, disse a federação.

Para minimizar prejuízos, a Faern reforça a importância de estratégias já consolidadas de convivência com o semiárido, como o uso de variedades adaptadas às condições locais, o escalonamento do plantio, o planejamento forrageiro, a formação de reservas alimentares, a implantação de bancos de proteína e a adoção de sistemas de irrigação mais eficientes.

A instituição também reforça a importância de armazenar água. “O armazenamento de água em pequenas estruturas e o acesso contínuo à assistência técnica também são fundamentais para reduzir riscos e aumentar a capacidade de adaptação das propriedades”, explica.

Segundo a Faern, investimentos em segurança hídrica, assistência técnica, pesquisa e tecnologias voltadas à realidade do semiárido podem contribuir para reduzir os impactos das variações climáticas sobre a produção agropecuária.

O presidente da Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares do RN (Fetarn), Erivam do Carmo, avalia que o aumento das temperaturas pode trazer impactos para a agricultura familiar. “O aumento da temperatura, principalmente a água, ela evapora mais rápido, principalmente na questão hídrica, fica prejudicado porque parte da água se evapora”, disse.

O dirigente afirma que, caso as previsões se confirmem, a tendência é de redução da produção agrícola. “O aumento da temperatura traz diversas situações adversas no sentido da agricultura familiar”, disse.

A Fetarn avalia que os possíveis impactos de um inverno mais quente tendem a ser mais sentidos pelos pequenos produtores rurais, que possuem menor capacidade de investimento em sistemas de irrigação e outras medidas de adaptação.

O secretário de Agricultura, Pecuária e Pesca do RN, Guilherme Saldanha, avalia que o El Niño não deve causar prejuízos à agropecuária potiguar em 2026. Segundo ele, a quadra chuvosa registrada no primeiro semestre ficou dentro da normalidade e garantiu condições adequadas para o desenvolvimento de culturas como milho e feijão, além da formação de pastagens.

Saldanha afirma que o Governo do Estado trabalha para garantir a segurança hídrica nos próximos meses, por meio de negociações com a Agência Nacional de Águas (ANA) e da continuidade de ações de abastecimento.

Tribuna do Norte

Homem acusado de espancar namorada com 61 socos em Natal vai a júri popular

Postado em 24 de junho de 2026

Igor Eduardo Pereira Cabral, acusado de agredir a então namorada dentro de um elevador com 61 socos, em julho de 2025, na zona Sul da capital potiguar, vai a júri popular após decisão da 1ª Vara Criminal de Natal.

Na decisão, o juiz manteve a prisão preventiva e entendeu que o réu deve responder por tentativa de feminicídio com duas qualificadoras. O magistrado destacou a gravidade das agressões e as consequências para a vítima.

De acordo com o processo, a vítima, Juliana Soares, sofreu fraturas graves no rosto, precisou passar por cirurgia reconstrutiva e teve placas de titânio e parafusos implantados. Ela também ficou com sequelas neurológicas, incluindo paralisia facial.

As imagens do circuito interno do elevador foram consideradas fundamentais no caso. Segundo a decisão, elas mostram o acusado desferindo uma sequência de socos contra a vítima dentro do espaço fechado.

A defesa alegou que não houve risco imediato de morte, mas o juiz entendeu que isso não afasta a acusação de tentativa de homicídio, destacando o potencial letal da conduta. Com a decisão, o processo agora aguarda a definição da data para o julgamento pelo júri popular em Natal.

98FM

Brasil x Escócia pela Copa do Mundo: veja horário, onde assistir e prováveis escalações

Postado em 24 de junho de 2026

A Seleção Brasileira encerra a fase de grupos da Copa do Mundo de 2026 nesta quarta-feira (24), quando enfrenta a Escócia pela 3ª rodada do Grupo C. A bola rola às 19h (de Brasília), no estádio Hard Rock, em Miami, nos Estados Unidos, e define o futuro da equipe nacional dentro do torneio.

Isso porque o time comandado por Carlo Ancelotti chega no embate como líder da chave, com quatro pontos, após empatar com Marrocos (1×1) e vencer o Haiti (3×0). No entanto, a vantagem diante da equipe africana é apenas no saldo de gols: 3×1. Por conta disso, não tem a liderança assegurada.

No mesmo dia e horário da partida brasileira, Marrocos e Haiti se enfrentam em Miami, nos EUA. A classificação de momento do chaveamento tem: Brasil (4), Marrocos (4), Escócia (3) e o Haiti (0).

Onde assistir
A partida tem transmissão ao vivo da TV Globo e SBT (TV Aberta), SporTV (TV Fechada), CazéTV (YouTube), além de NSports e GETV (Streaming).

Cenário de classificação
Pelo regulamento da Copa do Mundo, os dois melhores colocados de cada grupo avançam ao mata-mata, enquanto o 3º, caso fique entre os oito melhores dessa posição no geral, também passam para a fase eliminatória. Por isso, o caminho da Seleção Brasileira ainda está indefinido.

No momento, a chance de terminar em 3º é remota. Caso fique em 1º ou 2º, o cruzamento do Brasil na etapa 16 avos será com o Grupo F, que tem Holanda, Japão e Suécia lutando por classificação.

Neymar relacionado
A grande novidade do Brasil é o atacante Neymar. O camisa 10 treinou com o grupo de jogadores ao longo da semana e deve ser relacionado pela primeira vez por Carlo Ancelotti, uma vez que ainda estava tratando uma lesão muscular na panturrilha direita quando foi convocado, sendo baixa nas duas últimas partidas. Com 34 anos, caso entre em campo, vai jogar pelo 4º Mundial da carreira.

Em contrapartida, a comissão técnica não tem o atacante Raphinha. O atleta sofreu um desconforto muscular contra o Haiti e será preservado, com a expectativa de retornar aos jogos no mata-mata.

Para a vaga, Ancelotti testou formações com Rayan, Luiz Henrique e Endrick. Martinelli também é uma opção, mas é melhor utilizado pelo lado esquerdo, como ocorreu na temporada pelo Arsenal.

Prováveis escalações
Brasil | Alisson; Danilo, Marquinhos, Gabriel Magalhães e Douglas Santos; Casemiro, Bruno Guimarães e Lucas Paquetá; Rayan, Vini Júnior e Matheus Cunha. Técnico: Carlo Ancelotti.
Escócia | Angus Gunn; Aaron Hickey, Grant Hanley, Jack Hendry e Andy Robertson; Ben Gannon-Doak, Scott McTominay, Lewis Fergunson e John McGinn; Che Adams e Lawrence Shankland. Técnico: Steve Clarke.
Brasil x Escócia | Ficha técnica
Competição: Copa do Mundo – 3ª rodada, Grupo C
Local: Estádio Hard Rock, em Miami, nos EUA
Data: 24 de junho de 2026, quarta-feira
Horário: 19h (de Brasília)
Árbitro: Cesar Ramos (MEX)

Diario do Nordeste

Advogado de Bolsonaro pede arquivamento de caso sobre arma apreendida

Postado em 24 de junho de 2026

O advogado Paulo Cunha Bueno afirmou nesta terça-feira, 23, que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) prestou esclarecimentos à Polícia Civil do Distrito Federal (PC-DF) sobre o caso da arma de fogo registrada em seu nome e encontrada com um de seus seguranças durante uma blitz em Taguatinga.

Em publicação nas redes sociais, o defensor disse ter acompanhado o depoimento de Bolsonaro e sustentou que o ex-presidente apenas reiterou as explicações já apresentadas por escrito ao ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF).

Segundo Paulo Cunha Bueno, a pistola estava devidamente registrada e não havia qualquer determinação judicial para o cancelamento do registro ou para a entrega da arma às autoridades. A defesa argumenta que o armamento deveria permanecer na residência de Bolsonaro, onde atualmente está custodiado.

O advogado também repetiu a versão apresentada anteriormente ao Supremo. De acordo com ele, Bolsonaro teria identificado um defeito na arma e solicitado a um de seus seguranças, sargento do Exército com experiência na manutenção daquele modelo, que verificasse o problema.

“Em momento algum houve intuito de descumprir qualquer determinação legal”, escreveu o defensor, classificando o episódio como “criminalmente acromático”. Na publicação, ele também afirmou que a defesa espera que o inquérito em tramitação na Polícia Civil do Distrito Federal seja arquivado em breve.

O caso teve início após uma blitz realizada em 15 de junho, quando uma pistolaGlock 9 mm registrada em nome de Bolsonaro foi encontrada com o segurança Estácio Leite da Silva Filho. O episódio levou Alexandre de Moraes a solicitar esclarecimentos à defesa do ex-presidente. A Polícia Civil do DF investiga as circunstâncias em que a arma estava sendo transportada.

A informação é do O Antagonista.

Equipe policial fecha ponto de venda de drogas em Lagoa Nova; armas e munições apreendidas

Postado em 23 de junho de 2026

Uma ação conjunta das forças de segurança resultou na desarticulação de um ponto de venda de drogas em Lagoa Nova na tarde desta terça‑feira. A operação, coordenada pelo Comando da 1ª Companhia e pela 3ª Companhia com apoio do Grupamento de Lagoa Nova e sob o comando dos tenentes Ventura e Augusto, culminou na apreensão de grande quantidade de entorpecentes e material bélico.

No local foram encontrados e apreendidos: porções de cocaína, crack e maconha, uma pistola Glock .380 nova com carregador alongado, aproximadamente 60 munições calibre .380, uma balança de precisão e uma maquineta utilizada para transações. Também foram recolhidos diversos elementos indicativos de tráfico, que auxiliarem na identificação e investigação da organização criminosa responsável pelo ponto.

Segundo os agentes envolvidos, a ação faz parte de um esforço contínuo de saturação em áreas com maior incidência de crimes ligados ao tráfico de drogas. Ainda de acordo com a corporação, as diligências contaram com informações de inteligência e com o apoio logístico das unidades participantes.

Até o momento não há confirmação sobre o número de detidos; os suspeitos e o material apreendido foram encaminhados à delegacia regional para registro da ocorrência e continuidade das investigações. A Polícia Civil seguirá com as diligências para apurar a responsabilidade pelo tráfico e possíveis conexões com outras ações criminosas na região.

A corporação reforça o compromisso com a segurança da população e pede que moradores colaborem com informações por meio dos canais oficiais, garantindo, se desejarem, sigilo.

Reporter Serido

Portaria reconhece situação de emergência em municípios do RN

Postado em 23 de junho de 2026

O Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional, por meio da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil, reconheceu a situação de emergência em dois municípios do Rio Grande do Norte afetados pela seca. A medida foi publicada no Diário Oficial da União nesta terça (23) e inclui Campo Redondo e São Miguel.

No RN, Campo Redondo teve o reconhecimento por causa da seca, conforme decreto municipal nº 010, de 10 de junho de 2026. Já em São Miguel, a situação de emergência também foi decretada em razão da estiagem, por meio do decreto nº 364/2026, de 2 de junho de 2026.

Com o reconhecimento federal, as duas cidades passam a ter acesso a ações emergenciais e apoio institucional para enfrentamento dos efeitos da falta de chuvas, além da possibilidade de solicitação de recursos para assistência à população afetada.

A decisão foi assinada pelo secretário nacional de Proteção e Defesa Civil, com base em competência delegada por portaria ministerial, e leva em consideração os dados do Formulário de Informações do Desastre (FIDE) apresentados pelos municípios.

Reconhecimentos em outros estados

Além do Rio Grande do Norte, a portaria também reconhece situação de emergência em municípios da Bahia, Paraíba e Piauí. Na Bahia, foram incluídos Bom Jesus da Serra e Remanso, ambos por estiagem, além de Salvador, onde houve derramamento de produtos químicos em ambiente lacustre, fluvial e marinho.

Na Paraíba, o município de Assunção também teve reconhecimento por estiagem. Já no Piauí, Caracol foi incluído por causa da seca.

98FM

Mulher é presa em flagrante ao tentar entrar em Alcaçuz com drogas escondidas

Postado em 23 de junho de 2026


Uma mulher de 40 anos foi presa em flagrante ao tentar entrar com drogas na Penitenciária Estadual de Alcaçuz, em Nísia Floresta, na Grande Natal. O caso foi registrado nesta terça-feira (23), segundo a Secretaria de Administração Penitenciária do Rio Grande do Norte (Seap).

Segundo a pasta, a ação foi identificada durante procedimento de rotina realizado pela Polícia Penal, por meio do equipamento de segurança BodyScan, que apontou a presença de material suspeito durante a inspeção. A mulher foi autuada por tráfico de drogas.

Na abordagem, foram apreendidas porções de cocaína e maconha que estavam em posse da suspeita.

De acordo com as informações levantadas, a droga teria sido entregue à mulher fora da unidade prisional, e ela receberia uma quantia em dinheiro após a conclusão da ação.

A ocorrência foi imediatamente registrada pela Polícia Penal, que adotou todas as providências legais cabíveis, reforçando a atuação preventiva e o rigor dos protocolos de segurança no sistema prisional.

TRIBUNA DO NORTE

Denúncias de violência digital contra mulheres crescem 188%

Postado em 23 de junho de 2026

As denúncias de violência contra mulheres no ambiente digital cresceram 188,6% em um ano, segundo dados divulgados nesta segunda-feira 22 pelo Ministério das Mulheres. De acordo com a pasta, de janeiro a maio deste ano, a Central de Atendimento à Mulher – Ligue 180 recebeu 16.725 denúncias do tipo. No mesmo período do ano passado, foram 5.795 ocorrências do tipo.

O levantamento mostra que, cada vez mais, as redes sociais, aplicativos de mensagens, jogos online e outros ambientes virtuais estão sendo usados para controlar, ameaçar, humilhar, expor indevidamente, perseguir, intimidar, chantagear ou ferir a dignidade e o corpo de meninas e mulheres.

Em entrevista à imprensa, a ministra das Mulheres, Márcia Lopes, explicou que o aumento desse tipo de denúncia pode refletir, na verdade, a redução das subnotificações.

“Ter os dados da realidade é muito importante. A gente só vai acertar nas respostas pelos governos, políticas públicas, quando tiver mais realismo nas informações.”

Para Márcia Lopes, a possível queda das subnotificações pode ser motivada por dois fatores: o aumento da confiabilidade no serviço, porque as mulheres se sentem mais seguras para denunciar; e também o aprimoramento da qualidade e do acolhimento pelo canal, que pode incentivar as denúncias.

Para adequar o atendimento do Ligue 180 ao tipo de violência digital, o Ministério das Mulheres, em parceria com a Secretaria de Comunicação da Presidência da República (Secom/PR), realizou de 9 de junho até esta segunda 22 a qualificação de cerca de 350 atendentes da Central de Atendimento à Mulher.

A coordenadora-geral do Ligue 180, Ellen Costa, conta que a Central já atendia denúncias de violência digital, mas que a atualização do protocolo de atendimento das profissionais busca orientar melhor as vítimas sobre o que fazer nos casos de crimes em ambientes digitais.

“Nesse momento que vivemos, com a violência que acaba sendo realizada nos meios digitais, é importante a gente ter as atendentes qualificadas para saber, em um atendimento virtual, identificar esses tipos de violência e repassar essa informação para a população. É um diferencial”, disse a coordenadora sobre o treinamento realizado.

Além da capacitação das atendentes, a qualificação dos dados do Ligue 180 também passa pela atualização do formulário de atendimento, com a inclusão dos tipos de violência digital. Segundo Ellen Costa, a modernização serve para mostrar que o serviço vai além de orientações sobre a Lei Maria da Penha e se conecta com a realidade de meninas e mulheres.

Em média, todos os canais da Central de Atendimento à Mulher registram quase 3 mil ocorrências por dia. Cerca de 30% dos atendimentos prestados são registrados como denúncias. Os demais são solicitações de informação e orientação às vítimas e aos denunciantes.

Os dados divulgados hoje mostram que as denúncias de violência no espaço digital saltaram da sétima posição, em 2025, para a quinta, em 2026.

Ainda de acordo com o ministério, a violência digital não afeta todas as mulheres da mesma forma. Do total de ocorrências registradas no Ligue 180 no ano passado, quase metade (48%) das vítimas são mulheres negras (sendo 37,5% pardas e 10,5% pretas), seguidas de mulheres brancas (34,2%).

A faixa etária com maior número de denúncias foi a de 35 a 44 anos, com 21,6% dos casos. Ao ampliar a faixa etária para 25 a 49 anos, elas equivalem à metade (50,8%) do total.

As informações sobre o perfil das vítimas também indicam que 25,7% delas tinham ensino médio completo, em 2025. Existe também a barreira econômica: quase metade das vítimas (45,9%) não tem rendimentos ou ganha até um salário mínimo.

Para comunicar o poder público e a sociedade civil sobre o novo decreto, o Ministério das Mulheres lançou a campanha nacional “O Digital é Nosso Lugar”, com o tema: “Nossa Conexão é Livre. Proteja. Denuncie. Ligue 180”.

Por O Correio de Hoje